Federação de Andebol de Portugal e Câmara Municipal de Viana do Castelo juntos na promoção do andebol

PUB

Jogos particulares da Seleção Nacional sub-19 Masculina contra a congénere de França (6 e 7 de janeiro) inseridos no programa da Cidade Europeia do Desporto 2023.

O segundo dia do novo ano marcou a chegada da Seleção Nacional sub-19 Masculina a Viana do Castelo, cidade que irá receber dois jogos de cariz particular contra a França, de preparação para o Campeonato do Mundo, que decorrerá em agosto, na Croácia. A comitiva lusa inicia esta segunda-feira um estágio de sete dias na cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, até ao próximo dia 8 de janeiro em que o ponto alto serão os dois duelos contra a congénere gaulesa, agendados para os dias 6/01 (20h00) e 07/01 (15h30), no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior. A entrada é livre e a transmissão ficará a cargo da andeboltv.

Na comitiva lusa estão presentes alguns atletas nascidos em 2004 e 2005, em estreia, e o mesmo se espera que aconteça na equipa gaulesa. A equipa lusa, orientada por Nuno Santos terá dois exigentes duelos, que servirão – como já referido anteriormente pelo técnico luso – para “observar novos atletas que possam, eventualmente, participar no Mundial, para estes ganharem já alguma experiência”. Este será o primeiro momento de trabalho do novo ano, mas o início da longa preparação para o próximo Campeonato do Mundo teve já início em outubro passado. Recorde-se, Portugal garantiu um lugar no IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023, após ter terminado na 8.ª posição do M18 EHF Euro 2022.

Este é um passo importante, institucional e desportivamente, e a autarquia de Viana do Castelo e a Federação de Andebol de Portugal uniram forças no sentido da divulgação da modalidade e da qualidade dos atletas internacionais, através de um protocolo que se prevê ser de sucesso entre ambas as entidades e que trará mais andebol à região num futuro próximo. A Supertaça Feminina e a Final 4 da Taça de Portugal Masculina são eventos que poderão fazer parte da agenda desportiva de Viana do Castelo na próxima época.

Calendário:
Jogos Amigáveis
06.01.2023 – 20h00 – Portugal x França, andeboltv
07.01.2023 – 15h30 – Portugal x França, andeboltv

A Seleção Nacional sub-19 marcará presença no Campeonato do Mundo da geração entre os dias 2 e 13 de agosto, na Croácia.

Patrocinadores Institucionais