Francisco Costa e Seleções Nacionais ACR e sub-20 nomeados para a 26ª Gala da Confederação do Desporto

PUB

Andebol representado nas categorias “Jovem Promessa”, “Equipa” e “Desporto Adaptado” do Prémio “Desportista do Ano”; Votações abertas até às 17h00 do dia 31 de janeiro.

Depois de Rui Silva e da Seleção Nacional A Masculina terem sido finalistas na edição passada da Gala da Confederação do Desporto de Portugal, nesta 26.ª edição, o andebol está novamente representado e com figuras individuais e coletivas de luxo, que se destacaram na temporada passada. São agora seis as categorias em votação, com a inclusão de uma nova dedicada ao Desporto adaptado e são já conhecidos os cinco finalistas de cada uma delas, divulgados esta segunda-feira pela Confederação do Desporto de Portugal.

Destaque para Francisco Costa, jovem lateral português que está nomeado para o Prémio “Jovem Promessa do Ano“, depois de ter ajudado a Seleção Nacional sub-20 a conquistar a Medalha de Prata no Europeu da categoria, em julho passado, tendo sido considerado o Melhor Marcador e o Melhor Lateral Direito da competição. Um feito histórico que valeu também à Seleção Nacional (agora sub-21) orientada por Carlos Martingo, um lugar entre os cinco finalistas do Prémio “Equipa do Ano”. A nova categoria presente na 26.ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, “Desporto Adaptado” conheceu os primeiros cinco finalistas, onde se destaca a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, comandada por Danilo Ferreira, depois da brilhante e inesquecível conquista do 1.º Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, no passado mês de novembro.

Os vencedores serão anunciados durante a 26ª da Gala do Desporto da Confederação de Desporto de Portugal e a eleição irá contar com a participação do público, que pode votar AQUI, até às 17h00 do dia 31 de janeiro, e dos presentes no dia do evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respetivamente. A Gala do Desporto irá decorrer no dia 1 de fevereiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e, para além de serem revelados os vencedores do prémio “Desportistas do Ano”, haverá espaço ainda para distinguir as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais.

Nomeados

Treinador
Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Gabriel Mendes (Ciclismo), Abel Ferreira (Futebol) e Jorge Braz (Futsal).

Jovem Promessa
Francisco Costa (Andebol), Beatriz Fernandes (Canoagem), Nuno Mendes (Futebol), Fábia Conceição (Judo) e Diogo Ribeiro (Natação).

Equipa
Seleção Nacional Sub-20 Masculina (Andebol), Seleção Nacional de Futsal Feminino (Desporto Universitário), SL Benfica Youth League (Futebol), Seleção Nacional Sénior Masculina (Futsal) e Equipa Sénior de Trampolim Masculino (Ginástica).

Desporto Adaptado
Seleção Nacional em Cadeira de Rodas (Andebol), Miguel Monteiro (Atletismo), Norberto Mourão (Canoagem), Hugo Passos (Lutas Amadoras) e Camilo Abdula (Surf).

Atleta Feminino
Auriol Dongmo (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Joana Santos (Judo) e Marta Paço (Surf).

Atleta Masculino
Pedro Pichardo (Atletismo), Neemias Queta (Basquetebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Zicky Té (Futsal) e Gustavo Ribeiro (Skate).

Patrocinadores Institucionais