Gjensidige Cup 2023: Portugal em viagem para Trondheim na antecâmara do Mundial

PUB

Heróis do Mar terminaram, esta terça-feira, a sua preparação em Rio Maior e seguem agora para Trondheim, na Noruega, onde disputarão um torneio preparatório com Noruega, Estados Unidos da América e Brasil, entre 5 e 8 de janeiro.

Os comandados de Paulo Pereira partiram, esta quarta-feira, para a Noruega, após dois dias intensos de trabalho no Rio Maior Sports Center, com treinos bi-diários e chega agora o momento “prático” da preparação, com a disputa do Gjensidige Cup, em Trondheim, contra a anfitriã Noruega, Estados Unidos da América e Brasil.

A formação norueguesa, primeira adversária de Portugal neste torneio, é uma crónica candidata aos lugares cimeiros seja do Campeonato do Mundo ou da Europa, tendo chegado a duas finais (em 2017 e 2019) e aos quartos de final, no Egipto, em 2021, onde Portugal alcançou o melhor lugar de sempre na maior competição de Seleções Nacionais [à parte dos Jogos Olímpicos – que se realizam de quatro em quatro anos]. Já no que diz respeito aos Campeonatos da Europa, os nórdicos disputaram o quinto lugar na última edição, de 2022, na Hungria e Eslováquia, na qual Portugal foi afastado precocemente e terminou a prova em 19º lugar. Esta seleção nacional – agora comandada por Jonas Wille, após a saída de Christian Berge – é composta, maioritariamente, por jogadores que disputam as ligas norueguesas, dinamarquesas e alemã, à exceção de Alexander Blonz, colega de equipa de Miguel Martins no Pick Szeged, da Hungria. A Noruega tem como referências Sander Sagosen – um dos atletas mais perigosos desta equipa – que com 137 internacionalizações, conta já com 702 golos e joga no THW Kiel; para além do seu colega de equipa Harald Reinkind e Magnus Rod, lateral direito do SG Flensburg-Handewitt.

Leonel Fernandes, ponta esquerda da Seleção Nacional, abordou este encontro com a Noruega: “Vamos aproveitar este jogo para consolidar todo o trabalho que temos vindo a desenvolver, nos últimos anos e em especial desde o dia 26 de dezembro. Vai ser uma aferição interessante que já nos vai dar algum feedback em relação ao nosso nível. A Noruega têm bastantes jogadores de alto nível mas penso que a nível coletivo somos capazes de fazer coisas interessantes e explorar o nosso jogo rápido [seja transições ou contra golo].”

No segundo encontro do Gjensidige Cup, os Heróis do Mar irão enfrentar os Estados Unidos da América, que já participaram em seis edições do Campeonato do Mundo, não tendo ido além das últimas posições – na Polónia e Suécia esta será a sua sétima presença, garantida através da conquista da medalha de ouro no 2022 North America and Caribbean Men’s Handball Championship, em junho de 2022. Esta Seleção é comandada por Robert Hedin, treinador sueco – medalhista olímpico, mundial e europeu – e os seus jogadores chave são Samuel Hoddersen, ponta esquerda que figura na Alemanha, Aboubakar Fofana, que disputa a Liga Nacional em França e Alexandre Chan Blanco, que joga a Liga Asobal, no Club Cisne Balonmano e é colega de equipa e Gabriel Cavalcanti [irmão de Alexandre Cavalcanti – lateral do HBC Nantes e internacional português].

Por último, os Heróis do Mar jogam com o Brasil, seleção bem conhecida do conjunto de Paulo Pereira – já que disputaram amigáveis antes dos Jogos Olímpicos, em 2021, na Nazaré – orientada por Marcus Oliveira. Para além dos diversos jogadores que já passaram por Portugal, a equipa canarinha já conta com 14 participações em Mundiais [apesar de não ter ido além do 9º lugar], tendo ficado em 18º lugar em 2021, no Egito. Nos Jogos Olímpicos, a “verde e amarela” já participou por cinco ocasiões e conquistou o sétimo lugar. Grande parte dos atletas brasileiros disputam a Liga Sacyr Asobal, em Espanha, como Thiagus Petrus, lateral esquerdo do FC Barcelona e colega de equipa de Luís Frade, pivô dos Heróis do Mar e, ainda, Rogério Moraes, colega de equipa de André Gomes, no MT Melsungen, na Alemanha.

Sobre os restantes jogos [com Estados Unidos da América e Brasil], o internacional português refere: “Contra os Estados Unidos da América será sempre um jogo diferente, porque não estamos familiarizados com a mesma, ou seja, não a conhecemos tão bem como as restantes mas não deixa de ser um jogo importante para nós. Quanto ao Brasil, jogámos recentemente com eles, já temos algumas expetativas e noções em relação a esta equipa; têm jogadores de qualidade, alguns deles que já passaram pelo Campeonato Português e que têm muita experiência na Europa, o que acrescenta sempre alguma qualidade. Esperamos um jogo interessante e intenso mas sentimos que temos a capacidade e o dever de ganhar.”

Leonel Fernandes rematou destacando a importância da participação neste Torneio: “Mais uma vez, temos a oportunidade de colocar à prova o nosso trabalho e aproveitar para fazer algumas correções ainda antes do começo do Mundial, que é o nosso grande objetivo.”

Portugal chegará hoje à Noruega e iniciará a sua participação no Gjensidige Cup, em Trondheim, esta quinta-feira – cidade amuleto do EHF Euro 2020 – e enfrentará a anfitriã Noruega, Estados Unidos da América e Brasil, entre 5 e 8 de janeiro. Posteriormente, os Heróis do Mar rumarão a Kristianstad, cidade sede de Portugal na fase de grupos do próximo Campeonato do Mundo de 2023.

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
Gjensidige Cup
05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil

Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Pode adquirir os equipamentos oficiais de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2023 na nossa Loja Online.

Patrocinadores Institucionais