Gjensidige Cup 2023: Primeira vitória lusa em solo nórdico com carimbo de excelência

PUB

Heróis do Mar derrotaram a seleção dos Estados Unidos da América por 12 golos de diferença no segundo jogo do torneio, na Noruega; Duelo com o Brasil encerra participação, este domingo.

7 Inicial: Manuel Gaspar, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Diogo Silva, Pedro Portela e Victor Iturriza

Portugal começou cedo a demonstrar uma clara superioridade face à seleção dos Estados Unidos da América, depois um período inicial algo instável, surgiram quatro golos lusos sem resposta, com a ajuda do guarda-redes Manuel Gaspar. Depois de seis minutos em branco, a equipa norte-americana marcou o seu primeiro golo mas quando os remates não saíam desenquadrados era o guardião português a impedir as investidas contrárias e, no ataque, os Heróis do Mar correspondiam com uma eficácia relevante. Aos 15 minutos, já depois de ter acontecido o primeiro time-out do encontro, pedido pelo selecionador dos Estados Unidos, Portugal vencia de forma tranquila por 4-11, com destaque para o combinado de seis golos marcados, nesta altura, por Pedro Portela e Diogo Branquinho.

E foram apenas os dois pontas a permanecer em campo na segunda metade da primeira parte, depois de Paulo Pereira ter feito várias alterações, em toda a primeira linha e no posto específico de pivô. O jogo seguiu controlado na sua totalidade pela Seleção Nacional, que alcançou nove golos à maior aos 21 minutos (7-16). Na reta final da primeira parte, Portugal relaxou um pouco, permitindo uma curta recuperação por parte da seleção norte-americana e ao intervalo, sete golos separavam as duas equipas.

Intervalo: 12-19

Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes e António Areia estrearam-se na partida na segunda metade e o recomeço voltou a ser positivo para Portugal, que concretizou um parcial 0-3 e alcançou a marca redonda de 10 golos de vantagem (12-22) após três minutos. Quando o cronómetro ultrapassava o minuto 42′, o recém entrado guardião luso dava uma resposta à altura daquilo que Manuel Gaspar tinha feito na primeira parte e a vantagem de Portugal era já de 12 golos, com 18-30 no placar. A 10 minutos do final, Portugal liderava com toda a propriedade por 22-33 e, já com o triunfo praticamente fechado, houve tempo ainda para Miguel Espinha somar minutos entre os postes, o que fez com que todos os jogadores lusos participassem neste segundo jogo da Gjensidige Cup. O rendimento português caiu ligeiramente na reta final do jogo, e houve até um período de cerca de cinco minutos em que os Heróis do Mar ficaram sem marcar, mas o primeiro triunfo em solo norueguês nunca esteve em causa e ficou fechado com uma margem de 12 golos.

Resultado Final: 27-39
Top Scorer: Pedro Portela (7 golos)

Manuel Gaspar, guardião dos Heróis do Mar, abordou a performance deste encontro: “Entrámos com mais coesão defensiva, tivemos as nossas ideias em dia – todos ajudaram bastante – da nossa parte [guarda-redes] ajudámos muito, contra a Noruega tivemos um dia menos bom mas é isto que interessa [quando as coisas correm mal melhorarmos no dia seguinte], estarmos sempre com a cabeça em cima e focados. Os Estados Unidos da América é uma equipa que está a começar a desenvolver o andebol e acho que para nós foi difícil ter um primeiro jogo com a Noruega mas temos que ter consciência que o nível vai ser este, temos que estar focados e hoje demos a melhor resposta possível.”

Também Alexandre Cavalcanti, lateral das Quinas, partilhou das ideias do colega: “Começámos muito mal no nosso primeiro jogo [contra a Noruega], sabíamos que ia ser um jogo difícil, eles têm uma excelente equipa e isto aliado aos nossos erros na defesa e no ataque contribuíram para o resultado de ontem. Hoje sabíamos que ia ser, teoricamente, mais fácil e conseguimos comprovar isso com a nossa qualidade, foi um jogo para treinar e preparar o Mundial que aí vem.”

Os Heróis do Mar vão encerrar a participação na Gjensidige Cup 2023, com um duelo frente ao Brasil, este domingo, às 13h15 (hora portuguesa).

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
Gjensidige Cup
05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal, 38-27 (18-13)
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal, 27-39 (12-19)
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil

Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Pode adquirir os equipamentos oficiais de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2023 na nossa Loja Online.

Patrocinadores Institucionais