Seleção Nacional sub-21: Portugal inserido no Grupo C do Mundial 2023

PUB

Geração vice-campeã da Europa foi a sorteio e integra o Grupo C do IHF Men’s Junior World Championship, que decorrerá na Alemanha e Grécia, tendo como adversários Brasil, Kuwait e Costa Rica.

O sorteio, que ditou a constituição dos oito grupos que preenchem o IHF Men’s Junior World Championship – que decorre de 20 de junho a 2 de julho na Alemanha e Grécia – realizou-se esta terça-feira, 17 de janeiro, em Katowice, Polónia.

Foram a sorteio 30 equipas já qualificadas, entre as quais Portugal, estando ainda por apurar duas equipas adicionais – o representante de Oceânia e o Vencedor do IHF Inter-Continental Trophy.

Portugal ficou inserido no Grupo C, onde terá como adversários Brasil, Kuwait e Costa Rica. Sobre o Grupo, Carlos Martingo confessa que Portugal acaba por ser favorito na Ronda Preliminar da competição: “Teoricamente foi um sorteio acessível para nós. O nosso primeiro objetivo é passar em primeiro grupo com pontos e, para isso, temos que ganhar os três jogos e depois iremos cruzar com o Grupo D e a partir daí logo se vê.”

A edição de 2023 tem cariz especial pois, será o primeiro Mundial de Juniores Masculinos a contar com a participação de 32 seleções, será a segunda vez na história que a competição é organizada em simultâneo por dois países e assinala também o regresso da competição, após paragem devido à pandemia Covid-19.

A competição será igualmente especial para a geração orientada por Carlos Martingo que, como afirma o técnico, será a última fase final de uma grande competição – enquanto escalão jovem – que o grupo irá disputar todo junto e isso poderá ser encarado como um fator extra de motivação: “Este grupo, como sempre encarou todas as competições, irá encarar esta competição com uma grande ambição. E temos esse fator extra de motivação que é, provavelmente, a última competição que vamos disputar todos juntos. É o terminar do processo de formação destes atletas, ou de muitos deles, e isso terá que ser encarado como um fator extra de motivação e para tentar finalizar com sucesso mais uma etapa do percurso que eles têm vindo a efetuar, que tem sido brilhante.”

O 24º IHF Men’s Junior World Championship terá lugar entre 20 de Junho e 2 de Julho, na Alemanha e Grécia. Magdeburg e Hannover acolherão a Ronda Preliminar e a Main Round na Alemanha, enquanto que na Grécia os jogos serão disputados em Atenas.

Poderá consultar a distribuição das 32 equipas em prova abaixo:

Group A
France, Poland, Croatia, USA
Group B
Algeria, Germany, Tunisia, Libya
Group C
Portugal, Brazil, Kuwait, Costa Rica
Group D
Spain, Faroe Islands, Japan, Angola
Group E
Hungary, Denmark, Argentina, OCE 1
Group F
Sweden, Slovenia, Bahrain, IHF Inter-Continental Trophy Winner 
Group G
Serbia, Iceland, Chile, Morocco
Group H
Egypt, Greece, Cuba, Saudi Arabia

Patrocinadores Institucionais