Campeonato 1ª Divisão Feminina: Colégio de Gaia Toyota sai de Aveiro com os três pontos

PUB

Gaienses quebram série de resultados positivos do rival aveirense; SL Benfica recebeu e venceu o Maiastars; ADA São Pedro do Sul sofreu mas derrotou o CDE Gil Eanes.

Este sábado foi dia de Campeonato 1ª Divisão Feminina, para três jogos referentes à 14.ª jornada, que só terminará no feriado de 25 de abril. Para além do triunfo sofrido da Academia São Pedro do Sul no Algarve e de mais uma vitória do invicto SL Benfica, a Norte do país houve jogo grande entre Alavarium Love Tiles e Colégio de Gaia Toyota.

Em Aveiro, o duelo começou com dois golos seguidos do Colégio de Gaia Toyota e uma resposta idêntica do Alavarium Love Tiles (2-2). Perto dos 10 minutos, as gaienses resistiram a uma situação de inferioridade numérica e o bom desempenho defensivo permitiu à equipa continuar a segurar durante largos minutos a vantagem mínima. Em cima dos 15 minutos, o Colégio de Gaia Toyota perdeu algum discernimento nas ações e o Alavarium Love Tiles aproveitou para chegar pela primeira vez à liderança, ao 8-7, pela mão de Diana Oliveira.

À chegada aos 20 minutos e depois de algumas oportunidades desperdiçadas de parte a parte, o emblema de Vila Nova de Gaia voltou à carga e também aos dois golos à maior (8-10), algo que já não acontecia desde o 0-2, o que motivou um pedido de time-out por parte de Eugénio Bartolomeu. No entanto, a equipa que saiu melhor da paragem foi o Colégio de Gaia Toyota que, após um parcial de 1-3, alcançou uns inéditos 4 golos de vantagem (9-13). Até ao soar da buzina para o descanso, as comandadas de Paula Marisa Castro dispararam no marcador, sem que o Alavarium Love Tiles conseguisse retaliar e a margem atingiu patamares complicados para as aspirações gaienses: 10-17 era o resultado após os primeiros 30 minutos. 

Intervalo: 10-17

A confiança das atletas do Colégio de Gaia Toyota, face ao resultado mas também àquilo que a equipa ía produzindo em campo, não se deixou abalar perante a tentativa de reação da equipa da casa e após 10 minutos desde o recomeço, Eugénio Bartolomeu solicitou o primeiro time-out da segunda parte, com o marcador em 14-23, uma margem de nove golo que o jogo até então desconhecia. Ainda que nunca tenha ‘atirado a toalha ao chão’ e apesar de ter conseguido encurtar por diversas vezes a margem, o Alavarium Love Tiles não conseguiu verdadeiramente fazer frente ao poderio do adversário e o desfecho do jogo foi feliz para as gaienses. Mariana Rocha (COL) foi a melhor marcadora do encontro, com oito golos marcados, os mesmos do que Diana Oliveira (ALA) e mais um do que Eulália Silva (ALA).

Com este resultado, chega ao fim a série de sete jogos consecutivos sem perder para o emblema de Aveiro, em todas as competições, enquanto que, para o Colégio de Gaia Toyota, este foi o segundo jogo seguido a vencer no Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Resultado final: 26-32

No jogo entre Academia São Pedro do Sul e CDE Gil Eanes, em jornada invertida que decorreu no Algarve, a equipa recém-promovida fez da sua casa fortaleza para surpreender a formação orientada por João Florêncio com uma atitude aguerrida na primeira parte. Após 30 minutos, o emblema algarvio, não só liderava por 9-13, como respirava confiança, embalado pela inevitável Carmen Figueiredo, autora de oito dos 13 golos da sua equipa nesta altura. Só que a paragem fez bem à Academia São Pedro do Sul, que apareceu determinada em reverter o cenário. A principal arma do CDE Gil Eanes foi anulada, tal como demonstram os – apenas – três golos marcados pela jovem internacional na segunda parte, e houve uma melhoria a todos os níveis da equipa visitante, que acabou por festejar uma vitória difícil por 24-21.

Na capital, as Campeãs Nacionais voltaram a realizar um jogo seguro e com muitos golos, dando continuidade à impressionante série vitoriosa a nível interno, após o triunfo sobre o Maiastars, por 41-28. A vitória começou a ser construída na primeira parte, com o marcador a registar 19-11 ao intervalo e na segunda metade, a gestão tornou-se mais fácil para o SL Benfica. Com golos distribuídos por praticamente todas as atletas das águias, Viktoriya Borshchenko foi a principal referência ofensiva, com sete golos marcados.

Este sábado decorreu ainda um jogo em atraso em Leça da Palmeira, que diz respeito à 12.ª jornada, com o ABC UMinho a regressar aos triunfos frente ao CA Leça (26-30), mesmo depois de uma primeira parte mais feliz para a equipa da casa, que vencia por 13-12 ao intervalo. A lateral Naíde Gonçalves, internacional jovem por Portugal, foi decisiva, com 10 golos marcados. Com este resultado, o emblema verde e cinza leva já cinco jogos sem vencer, em todas as competições.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
14ª Jornada
18.02.2023 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x CDE Gil Eanes, 24-21 (9-13)
18.02.2023 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x Colégio de Gaia Toyota26-32 (10-17)
18.02.2023 – 19h30 – SL Benfica x Maiastars, 41-28 (19-11)
02.04.2023 – 11h00 – Madeira SAD x CA Leça, andeboltv
02.04.2023 – 16h00 – CS Madeira x ABC UMinho, andeboltv
25.04.2023 – 16h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
12ª Jornada
18.02.2023 – 15h30 – CA Leça x ABC UMinho26-30 (13-12)

Patrocinadores Institucionais