EHF European Cup: Madeira SAD perde jogo da primeira mão

PUB

Insulares entraram bem no encontro mas acabaram por sair derrotadas por 26-30; o jogo da 2.ª Mão dos Quartos de Final está agendado para o próximo dia 19 de fevereiro.

7 inicial: Isabel Góis, Marilene Souza, Joana Pires, Maria Duarte, Érica Tavares, Neide Duarte e Rissia Oliveira

Uma entrada muito forte das insulares ditou uma vantagem de quatro golos nos primeiros cinco minutos (5-1) com destaque para Joana Pires a marcar ou assistir Rissia Oliveira e, ainda, para Isabel Góis na baliza madeirense. O Madeira SAD ia encontrando várias soluções de finalização perante uma defesa bastante profunda por parte do CB Atlético Guardés e, à entrada do sexto minuto e com 6-1 no marcador, Ana Seabra viu-se obrigada a pedir o seu primeiro time-out.

Apenas aos 10 minutos de jogo, o CB Atlético Guardés conseguiu voltar a marcar e, novamente, pela mão de Maria Paula Fernandez (7-2) e, paulatinamente, o ataque espanhol foi sendo mais eficaz – tirando proveito da vantagem numérica – mas defensivamente as dificuldades permaneciam e, a meio do primeiro tempo a diferença era de cinco (10-5).

No entanto, algumas precipitações ofensivas por parte do Madeira SAD reduzido em duas unidades, abriu portas para a recuperação da formação espanhola. Após o 10-7, António Florido levou o cartão verde à mesa. Nem a paragem técnica quebrou o crescimento das espanholas, que deram continuidade ao parcial positivo de 0-5, concluído por Sandra Santiago – internacional portuguesa que atua na formação do país vizinho – que se traduziu em nova diferença mínima (10-9), à entrada dos últimos dez minutos da primeira parte.

O jogo acabou por mudar de figura, com o Madeira SAD a não conseguir ultrapassar a baliza defendida por Miriam Agullo – 55% de eficácia até então – desde o minuto 12′ e, com maior fluidez ofensiva o Atlético Guardés acabou mesmo por assumir a liderança (10-11) a três minutos do descanso.

Intervalo: 11-14

As comandadas de Ana Seabra deram continuidade à reta final da primeira parte e começaram a construir uma maior margem, chegando aos cinco golos à maior (12-17) ainda à passagem do minuto 33′. A vantagem ainda aumentou, com Sandra Santiago a fazer o 14-21, mas eis que surge a reação madeirenses que, com um parcial de 6-0, finalizado por Maria Duarte, recolocam tudo pela margem mínima à entrada dos 15 minutos finais.

Dado o crescimento do Madeira SAD, foi a vez das espanholas darem uso a um tempo técnico para tentar voltar a crescer no encontro e a encontrar os caminhos para a baliza, agora defendida por Suelma Soares. A paragem técnica surtiu efeito e, apesar das investidas madeirenses a vitória acabou por sorrir ao CB Atlético Guardés.

Resultado Final: 26-30
Top Player: Miriam Agullo – 11 defesas (37% de eficácia)

A segunda mão, a ser disputada em terras espanholas, está agendada para o próximo dia 19 de fevereiro, às 16h00 (hora portuguesa).

Women’s EHF European Cup
Quartos de Final
11.02.2023 – 17h00 – Madeira SAD x CB Atlético Guardés, 26-30 (11-14)
19.02.2023 – 16h00 – CB Atlético Guardés x Madeira SAD

Patrocinadores Institucionais