Seleção Nacional A Feminina tem convocatória definida para o Torneio Internacional da Batalha

PUB

José António Silva divulgou esta sexta-feira, em conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal da Batalha, os nomes das 20 atletas convocadas para representar Portugal no torneio de preparação, a acontecer no início de março, com apoio do Município.

Entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, a Seleção Nacional A Feminina vai estar reunida na região centro do País para participar no Torneio Internacional da Batalha, que serve de preparação para o derradeiro play-off de acesso ao Campeonato do Mundo, que vai decorrer no mês de abril, frente à Roménia. Neste torneio quadrangular de três dias, antecedido por quatro dias de estágio, Portugal vai ter como adversários as congéneres de Cabo Verde, Espanha e Itália, e a convocatória foi tornada pública, esta sexta-feira.

Em conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços de Concelho da Batalha, o Selecionador Nacional, José António Silva, tornou pública a lista de convocadas composta por 20 atletas que vão começar a trabalhar no próximo dia 27 de fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha, palco do Torneio Internacional da Batalha. O regresso da capitã da Seleção Nacional, Bebiana Sabino e de Ana Carolina Silva, ambas recuperadas das respetivas lesões e ainda a estreia da lateral Carolina Loureiro, que atua na equipa francesa do HBC Celles-sur-Belle, são alguns dos nomes presentes na convocatória, bem como a inclusão de Carmen Figueiredo e Luciana Rebelo, presença assídua na Seleção Nacional sub-19.

Conheça a convocatória da Seleção Nacional A Feminina para o Torneio Internacional da Batalha (27/02 a 05/03/2023)

O líder da Seleção Nacional aborda a escolha das atletas em questão, tendo já em vista o próximo grande desafio que Portugal terá pela frente, em abril, no caminho para uma inédita qualificação para o Mundial deste ano: “O estágio e torneio que vamos ter dentro de alguns dias é muito importante para a preparação dos jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo, a disputar com a Roménia em abril. O trabalho que agora vamos desenvolver é direcionado para esses jogos e, por isso, temos uma convocatória alargada, visto que já há algum tempo não trabalhamos com as atletas, pelo que necessitamos de as avaliar para perceber quer o seu estado físico, quer a forma desportiva. Temos observado o desempenho das atletas nos seus clubes, já que mantemos contactos e observações regulares, mas existe sempre a necessidade de trabalharmos com elas num contexto mais próximo daquela que é a exigência competitiva a nível internacional. Para além disso, algumas jogadoras têm estado afastadas das últimas convocatórias por lesão, o que coloca mais ênfase no trabalho para relembrar e consolidar o nosso modelo de jogo. Nesta convocatória procuramos ainda atender às características do nosso adversário no play-off para o Mundial 2023, pelo que as jogadoras que agora vão entrar em estágio são aquelas que, na nossa opinião, reúnem melhores condições para enfrentar os problemas que a Roménia nos vai colocar. Desde sempre temos procurado encontrar um equilíbrio entra a necessidade de assegurar a evolução da equipa e a de selecionar aquelas atletas que melhor se adaptam ao adversário que vamos ter pela frente.”

José António Silva apela a uma adesão dos adeptos portugueses em mais um momento de alta exigência na prepara da equipa lusa: “No que ao torneio diz respeito, vamos ter três jogos nos quais procuraremos acrescentar novas soluções ao que temos vindo a fazer do ponto de vista táctico, para que em breve possamos fazer as escolhas mais ajustados ao próximo desafio que temos. Contamos com o apoio de todos para alcançar boas performances e esperamos confirmar a evolução que temos vindo a demonstrar.”

A conferência de imprensa foi presidida pelo anfitrião Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha e Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal. Em nome do Município, Raul Castro enalteceu a instituição máxima do andebol nacional pelas conquistas mais recentes e desenvolvimento da modalidade lembrando ainda os anos 90 em que vários torneios internacionais decorreram na Batalha e o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Batalha Andebol Clube.

Miguel Laranjeiro destacou o apoio do Município à modalidade: “É um orgulho e um prazer voltar ao Município da Batalha com um torneio de Seleções Femininas. A aposta da Federação na vertente feminina é uma realidade e este Torneio insere-se nesta dimensão e vai contribuir para a preparação do Play-Off que teremos de acesso ao Mundial. Quero agradecer ao presidente da autarquia, Dr. Raul Castro, o apoio e o entusiasmo que colocou neste Torneio, numa aposta forte no andebol. Apelo a que todos os adeptos da modalidade venham até à Batalha para apoiar a nossa Seleção!”

Portugal vai iniciar a participação no Torneio Internacional da Batalha com um embate frente à seleção de Itália no dia 3 de março, às 20h30; depois irá medir forças com a congénere de Cabo Verde, no dia seguinte, pelas 18h00 e o último dia da prova tem reservado um duelo entre Portugal e Espanha, também às 18h00. O Torneio Internacional da Batalha vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha e contará com transmissão em direto na andeboltv.

O processo de pedido de acreditação já se encontra aberto e pode ser efetuado AQUI.

Torneio Internacional da Batalha
Calendário
03.03.2023 – 18h00 – Espanha x Cabo Verde, andeboltv
03.03.2023 – 20h30 – Portugal x Itália, andeboltv
04.03.2023 – 15h30 – Itália x Espanha, andeboltv
04.03.2023 – 18h00 – Cabo Verde x Portugal, andeboltv
05.03.2023 – 15h30 – Itália x Cabo Verde, andeboltv
05.03.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais