Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 Femininas já conhecem adversários para os respetivos Europeus

PUB

Sorteio do W19 EHF Euro 2023, que terá lugar na Roménia e do W17 EHF Euro 2023, que se irá realizar em Montenegro, decorreu esta terça-feira.

O verão de 2023 é sinónimo de Europeu para as Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 Femininas e, esta terça-feira, ficaram conhecidos os adversários que Portugal terá pela frente nas respetivas competições. O sorteio realizou-se na sede da Federação Europeia de Andebol em Viena, Áustria.

No que diz respeito ao Campeonato da Europa do escalão sub-17, que vai decorrer entre os dias 3 e 13 de agosto na capital de Montenegro, Podgorica, Portugal irá disputar o Grupo C e terá como oponentes a Dinamarca, a Noruega e os Países Baixos. Na edição de 2021 do W17 EHF Euro, Portugal terminou na 10.ª posição e vai voltar a ter a companhia da congénere norueguesa na fase de grupos, que acabaria garantir o 6.º lugar. Já a equipa dinamarquesa, alcançou o 4.º posto, enquanto que que a seleção dos Países Baixos não participou na prova.

A Hungria, vencedora dos dois últimos Europeus da categoria ficou colocada no Grupo D, enquanto que a Alemanha – medalha de prata em 2021 – é cabeça de séria do Grupo A, onde também está a seleção organizadora, Montenegro, que teve oportunidade de escolher o seu posicionamento.

W17 EHF EURO 2023
Grupo A: Alemanha, Montenegro, Chéquia e Islândia
Grupo B: Croácia, Suíça, Suécia e Sérvia
Grupo C: Dinamarca, Noruega, Portugal e Países Baixos
Grupo D: Hungria, Roménia, França e Macedónia do Norte

Quanto ao Campeonato da Europa do escalão sub-19, agendado para os dias 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia, o Grupo B será o destino de Portugal em que os adversários serão a Alemanha, a anfitriã Roménia e a Islândia. O último Europeu da categoria não é de boa memória para a seleção lusa, que ficou colocada no 16.º e último posto, ao passo que a congénere romena terminou em 5.º lugar, à frente da equipa germânica, 8.ª classificada; a Islândia não marcou presença na passada competição.

A Hungria, vencedora dos W19 EHF Euro em 2021 e 2019, está colocada no grupo C e apresenta-se com uma geração de atletas que conquistaram o Europeu sub-17 em 2021, tendo derrotado a Alemanha na final. Para além de Noruega e Sérvia, o grupo inclui também a França, que ganhou o bronze no último Campeonato da Europa sub-19.

W19 EHF EURO 2023
Grupo A: Croácia, Suíça, Suécia e Países Baixos
Grupo B: Alemanha, Roménia, Portugal e Islândia
Grupo C: Hungria, Noruega, França e Sérvia
Grupo D: Dinamarca, Montenegro, Chéquia e Macedónia do Norte

Patrocinadores Institucionais