Campeonato 1ª Divisão Feminina: CA Leça e CDE Gil Eanes lutam por três importantes pontos

PUB

Ronda 15 joga-se na íntegra este sábado e o jogo da semana acontece em Leça da Palmeira, com nortenhas e algarvias em luta acesa pela manutenção; Colégio de Gaia Toyota recebe Madeira SAD.

O regresso do Campeonato 1ª Divisão Feminina regressa após uma pausa para os compromissos da Seleção Nacional e traz um sábado recheado, com a 15ª jornada a ser disputada na íntegra. Entre os seis duelos agendados, a luta pela manutenção destaca-se, com o CA Leça a receber o CDE Gil Eanes (18h15 – andeboltv), duas equipas que estão coladas na tabela e ocupando os dois lugares imediatamente acima da zona de descida, separadas apenas por um ponto. Quer para o emblema de Leça da Palmeira (10.º), quer para o conjunto algarvio (9.º), um triunfo neste duelo poderá ser decisivo nas aspirações de ambos de garantir a manutenção direta, sem necessitar de disputar a Liguilha.

O CDE Gil Eanes chega a este jogo após duas vitórias em três jogos, a contar para todas as competições, e num momento positivo após sete derrotas consecutivas. Já o CA Leça, que tem menos três jogos disputados do que o rival do Algarve ganhou ânimo ao derrotar o JAC Alcanena – seguindo em frente na Taça de Portugal – e colocando um ponto final a uma série negativa de cinco jogos sem vencer. Este pode, no entanto, ser um fim-de-semana determinante para o emblema verde e cinza, uma vez que após defrontar o CDE Gil Eanes, tem encontro marcado com o CS Madeira (11.º) – outra das equipas na luta pela permanência – no dia seguinte, em jogo em atraso da Ronda 3.

Em antevisão ao jogo em casa frente ao CDE Gil Eanes, Pedro Borges – treinador do CA Leça – sabe da importância que uma vitória poderá ter para o concretizar dos objetivos do clube: “O Jogo contra o Gil Eanes vai ser muito disputado, ambas as equipas necessitam de pontuar para sair dos últimos lugares da classificação. Sabemos da importância deste jogo e vamos tentar usar o fator casa para vencer.”

Do outro lado, Sofia Osório admite que jogadoras e equipa técnica estão bem conscientes da dimensão destes possíveis três pontos e que a equipa está preparada para anular o adversário: “Será uma deslocação difícil ao Norte do país onde vamos defrontar um equipa que já tem alguma experiência na I Divisão e que também precisa de pontuar, tal como nós. A nossa equipa está confiante para conquistar os três pontos em Leça da Palmeira e todos temos a noção de que precisamos desta vitória para continuarmos na luta pela permanência. Temos bem claro os pontos fortes do CA Leça e vamos lutar para os contrariar.”

O jogo entre CA Leça e CDE Gil Eanes arranca às 18h15, no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Um sábado em cheio

O jogo entre Colégio de Gaia Toyota e Madeira SAD será outro dos destaques desta Ronda 15, em que as insulares viajarão até ao continente para reagir à primeira derrota no Campeonato 1ª Divisão Feminina sofrida no passado dia 25 de fevereiro, frente ao SL Benfica; enquanto que o emblema de Vila Nova de Gaia chega a esta fase motivado pelas duas vitórias consecutivas para a prova. Apesar de o Madeira SAD ter menos três jogos realizados, as duas equipas estão de forma sólida entre os quatro primeiros e detêm os mesmos 31 pontos.

Na Marinha Grande, o SIR 1º de Maio ADA CJB vai receber o CS Madeira – que no dia seguinte terá novo compromisso frente ao CA Leça; o ABC UMinho terá uma receção difícil ao Campeão Nacional e único invencível, SL Benfica; o Alavarium Love Tiles tentará voltar aos triunfos ao fim de três jogos, na casa do último classificado, Maiastars; e o ARC Alpendorada Heavy OJP tem duelo marcado com a ADA São Pedro do Sul. Tudo isto para ver em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
15ª Jornada
11.03.2023 – 15h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x CS Madeira, andeboltv
11.03.2023 – 15h00 – ABC UMinho x SL Benfica, andeboltv
11.03.2023 – 15h30 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, andeboltv
11.03.2023 – 18h15 – CA Leça x CDE Gil Eanes, andeboltv
11.03.2023 – 19h00 – Maiastars x Alavarium Love Tiles
11.03.2023 – 21h15 – ARC Alpendorada Heavy OJP x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

3ª Jornada
12.03.2023 – 18h00 – CA Leça x CS Madeira, andeboltv

Patrocinadores Institucionais