Campeonato 1ª Divisão Feminina: Luta pelo segundo lugar ao rubro na Madeira à 17.ª jornada

PUB

Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul estão em igualdade pontual no pódio e medem forças este sábado; Insulares e sampedrenses têm jornada dupla, bem como CS Madeira e Maiatars; Líder SL Benfica recebe ARC Alpendorada Heavy OJP.

Este fim-de-semana, os principais motivos de destaque vão estar na ilha da Madeira, com a luta pelo segundo lugar em grande plano. Nesta altura, oito pontos separam o líder, SL Benfica, dos dois principais perseguidores diretos, Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul – ambos com 40 pontos – que vão medir forças este sábado, às 15h00, em jogo de abertura da Ronda 17 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que também terá um CS Madeira x Maiastars (17h00). Caso o Jogo da Semana não termine empatado, a equipa que festejar irá isolar-se no segundo lugar, mas o cenário poderá mudar no dia seguinte, uma vez que insulares, sampedrenses e maiatas, voltarão a entrar em campo, desta vez a contar para a Ronda 18, de forma antecipada. Tendo em conta o facto de Maiastars e CS Madeira ocuparem as duas últimas posições e Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul assumirem total favoritismo para os respetivos duelos deste domingo, o jogo entre a equipa da cidade da Maia e a formação madeirense do dia anterior, tem também uma importância extrema para aquilo que são os objetivos de ambas em permanecer na I Divisão.

A única derrota a nível interno do Madeira SAD – que, recorde-se, tem menos dois jogos realizados do que a ADA São Pedro do Sul – aconteceu no passado dia 25 de fevereiro, diante do SL Benfica, fazendo da equipa insular a segunda equipa com o melhor registo na prova (13 vitórias em 14 jogos). Do outro lado, a formação de São Pedro do Sul soma quatro derrotas no Campeonato 1ª Divisão Feminina (duas com o SL Benfica, uma frente ao ABC UMinho e outra precisamente frente o Madeira SAD), e procura somar o quarto triunfo consecutivo na competição, bem como vingar o resultado sofrido na primeira volta, 28-31. Nota ainda para o facto das duas equipas se voltarem a encontrar no próximo dia 15 de abril, na Final Four da Taça FAP.

Em antevisão a este duelo que se perspetiva intenso e bem disputado, o treinador do Madeira SAD, António Florido, lamenta alguns problemas físicos que têm afetado o plantel mas diz que a equipa está motivada para continuar a caminhar na linha dos objetivos traçados: “Vão-se defrontar duas equipas empatadas na classificação, pelo que será um jogo difícil numa semana também ela muito complicada, com algumas jogadoras condicionadas da nossa parte. O Madeira Andebol SAD não pode perder mais pontos se quiser continuar a lutar pelos seus objetivos. Vamos jogar em casa, as atletas estão motivadas, querem fazer um bom jogo e vencer.”

Do lado visitante, João Florêncio, acredita num desfecho positivo e demonstra total confiança nas suas atletas: “Jogo de nível elevado contra um dos candidatos ao título. Estamos confiantes nas nossas capacidades. Sabemos que podemos discutir o resultado.”

O Jogo da Semana abre a Ronda 17 e tem início às 15h00, com transmissão em direto na andeboltv.

Nos restantes duelo, para além dos dois já referidos que vão decorrer na Madeira, há também para ver a receção do CDE GIL EANES ao Alavarium Love Tiles, a visita do SIR 1º de Maio ADA CJB ao terreno do CA Leça, o duelo entre SL Benfica e ARC Alpendorada Heavy OJP e, para encerrar a jornada, o confronto de históricos que colocará frente a frente ABC UMinho e Colégio de Gaia Toyota.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
17.ª Jornada
25.03.2023 – 15h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
25.03.2023 – 17h00 – CS Madeira x Maiastars, andeboltv
25.03.2023 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Alavarium Love Tiles
25.03.2023 – 18h15 – CA Leça x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
25.03.2023 – 20h00 – SL Benfica x ARC Alpendorada Heavy OJP, BTV / andeboltv (diferido)
25.03.2023 – 21h00 – ABC UMinho x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv

18.ª Jornada
26.03.2023 – 11h45 – CS Madeira x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
26.03.2023 – 17h00 – Madeira SAD x Maiastars, andeboltv

Patrocinadores Institucionais