Campeonato Placard Andebol 1: Funchal recebe Jogo da Semana no regresso da maior prova de clubes

PUB

Marítimo Madeira Andebol SAD joga em casa frente ao Vitória FC este sábado, às 17h00; FC Gaia Empril prepara-se para receber o líder invicto, Sporting CP; Dérbi entre Águas Santas Milaneza e ADA Maia Universidade da Maia encerra Ronda 17.

Quase um mês depois, eis que o Campeonato Placard Andebol 1 regressa em força, com todos os jogos da 17.ª jornada a acontecer este sábado. A interrupção da principal prova nacional masculina de clubes foi motivada pela realização dos Oitavos de Final da Taça de Portugal e, mais recentemente, pela continuação do EHF Euro 2024 Qualifiers, em que a Seleção Nacional garantiu mais um histórico apuramento para o Campeonato da Europa do próximo ano.

Com as atenções agora voltadas para o plano interno, a Ronda 17 tem muito para contar e um dos destaques é o dérbi da Cidade da Maia, que vai opor Águas Santas Milaneza e ADA Maia Universidade da Maia, este sábado, às 19h00. Mais cedo – e ambos às 18h00 – o Académico de Viseu FC terá uma complicada receção ao Campeão Nacional, FC Porto, enquanto que o CF Os Belenenses viaja a Norte, para defrontar a Artística de Avanca Bioria. A jornada arranca às 15h00 com três jogos em simultâneo, um deles em Santo Tirso, com o ABC Minho a visitar o último classificado e recém-promovido, GC Santo Tirso Retrotarget; outro na capital, num duelo que vai testar SL Benfica e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e ainda em Vila Nova de Gaia, com o Sporting CP a visitar o FC Gaia Empril, na tentativa de reforçar a liderança e permanecer invicto.

O Jogo da Semana vai decorrer no Funchal, entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Vitória FC (17h00), duas equipas que se encontram confortáveis e bem próximas na tabela, os insulares ocupam o 7.º lugar, com 31 pontos, ao passo que os sadinos estão no 9.º posto, com 29 pontos. A formação insular, motivada pela mais recente qualificação para os Quartos de Final da Taça de Portugal procura repetir o feito que conseguiu no mês de outubro: três triunfos consecutivos. Já o emblema de Setúbal, apesar do 9.º lugar, detém o quinto melhor ataque do Campeonato Placard Andebol 1, apenas atrás das equipas que compõe o top-4 e chega este duelo após três derrotas nos últimos quatro jogos, para todas as competições, sendo que as mesmas foram frente a FC Porto, Sporting CP e SL Benfica. No duelo da primeira volta, o Marítimo Madeira Andebol SAD venceu em Setúbal por 29-35.

Ambos os treinadores recordam o duelo da Ronda 4 e, no caso de Paulo Fidalgo, o treinador insular salienta uma ambição forte de jogadores e equipa técnica para repetir o que de melhor foi feito, e voltar a vencer: “O jogo com o Vitória FC é um jogo com características muito especiais porque na primeira volta foi um dos melhores jogos que nós fizemos e estou confiante e convicto de que podemos vencer novamente. No entanto, vamos mesmo ter de jogar muito bem, ter uma defesa muito sólida, transições e ataque organizado bem definidos e estruturados. Para além da eficácia, que é uma matéria que por vezes não nos tem corrido da melhor forma e que dá alguma intranquilidade à equipa, porque algumas vezes temos falhado situações claras de golo. O Vitória FC, é uma equipa com muita experiência mas queremos repetir o que de melhor fizemos em Setúbal na primeira volta, é com essa mentalidade e com esse espírito que vamos querer estar dentro do campo.”

Luís Monteiro, treinador do emblema do Vitória FC, demonstra total conhecimento dos pontos fortes do adversário e abre a possibilidade de somar os três pontos, caso a equipa consta ratificar aquilo que correu menos bem, em sua casa: “O Marítimo Madeira foi, na primeira volta do campeonato, uma das equipas que mais dificuldades nos criou, tendo conseguido uma vitória relativamente tranquila na nossa casa. A sua defesa 3:2:1, muito rotinada e com diversas alternâncias ao nível da profundidade, provocou-nos diversas falhas técnicas, que permitiram muitas finalizações de contra-ataque do nosso adversário. Por outro lado, no ataque organizado, a capacidade de remate do lateral Délcio Pina, bem como a excelente relação dos centrais com o pivô, nunca nos permitiram aproximar do marcador. Acredito que se conseguirmos retificar o que correu mal no jogo da primeira volta, podemos bater a equipa adversária.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
17.ª Jornada
18.03.2023 – 15h00 – SL Benfica x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, BTV / andeboltv (diferido)
18.03.2023 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x ABC UMinho, andeboltv
18.03.2023 – 15h00 – FC Gaia Empril x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
18.03.2023 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Vitória FC, andeboltv
18.03.2023 – 18h00 – Académico de Viseu FC x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)
18.03.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x CF Os Belenenses, andeboltv
18.03.2023 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv

Patrocinadores Institucionais