EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal segue como invencível no Grupo 1

PUB

Heróis do Mar derrotaram a Macedónia do Norte, esta quinta-feira, em Skopje e estão agora a um triunfo de confirmar o apuramento para o terceiro Europeu consecutivo.

7 inicial: Miguel Espinha Ferreira, Leonel Fernandes, André Gomes, Rui Silva, Diogo Silva, António Areia e Victor Iturriza.

Na Arena Boris Trajkovski, em Skopje, encontravam-se as duas seleções que ainda só sabiam vencer no Grupo 1, desde o início dos Qualifiers do EHF Euro 2024, Portugal e Macedónia do Norte e uma delas iria perder os primeiros pontos na caminhada ate à Alemanha.

Sem Manuel Gaspar entre as opções de Paulo Pereira, Portugal perdeu os dois primeiros ataques, sem rematar à baliza, frente a um 5:1 defensivo apresentado pelo conjunto balcânico, que abriu o ativo no segundo minuto do jogo (1-0). Portugal reagiu e respondeu com uma agressividade defensiva considerável, tendo chegado à liderança pela primeira vez aos sete minutos (1-2), aproveitando os cerca de cinco minutos que os macedónios estiveram sem marcar. 

Aos nove minutos, a primeira exclusão do jogo pertenceu a Portugal, concretamente ao pivô Victor iturriza, mas esse acabou por ser um período favorável aos Heróis do Mar, que chegaram a uns inéditos dois golos de vantagem (2-4). Essa margem perdurou durante largos minutos mesmo depois de diversas oportunidades de parte a parte para a alterar, que não foram aproveitadas mas à entrada dos últimos 10 minutos da primeira metade, os três golos favoráveis a Portugal apareceram mesmo (4-7), depois de um duelo ganho por Antóino Areia frente ao companheiro de equipa, Nikola Mitrevski, um do responsáveis por manter a Macedónia do Norte na luta pela vitória.

O guarda-redes Gustavo Capdeville, que não jogou no último Mundial devido a lesão, entrou para defender dois livres de 7 metros consecutivos, que foram correspondidos no ataque e em cima dos 20 minutos, a diferença era de quatro golos (4-8), com Kiril Lazarov a pedir o primeiro time-out do encontro. 

Se 2/3 da primeira parte foram desenrolados a um ritmo lento, o último período antes do intervalo teve mais velocidade e momentos de inspiração de parte a parte. A seleção macedónia conseguiu reduzir, primeiro até aos dois golos (7-9) e aos 23 minutos, em novo momento de superioridade, até à margem mínima (8-9), algo que já não acontecia desde o 4-5. Com Miguel Martins, Fábio Magalhães e Martim Costa na primeira linha para os últimos cinco minutos, Portugal agarrou três golos importantes para recolher aos balneários de forma mais confortável.

Intervalo: 11-14

Com as duas trocas defesa-ataque a manterem-se para Portugal, foi a Macedónia a entrar melhor na segunda parte, com um parcial de 3-1, nos três minutos após o recomeço (14-15), que teve uma resposta lusa criteriosa, traduzida em três golos sem resposta (14-18).

No entanto, a baixa eficácia lusa, particularmente dos pivôs, permitiu à Macedónia do Norte voltar a sonhar ao chegar até ao empate (19-19), aos 44 minutos e no minuto seguinte, aconteceu o pior dos cenários: Filip Kuzmanovski assinou o 20-19 e colocou a seleção dos Balcãs na frente pela segunda vez no jogo, depois do 1-0. Paulo Pereira viu-se forçado a pedir time-out na tentativa de voltar a dar ânimo aos Heróis do Mar para darem a volta às contas nos últimos 15 minutos.

A paragem fez bem a Portugal e a vantagem contrária foi anulada, após um parcial de 0-4, com dois dos golos a serem marcados por António Areia, que já ultrapassou os 250 golos ao serviço da Seleção Nacional e que mostrou uma eficácia tremenda neste duelo (20-23). A Macedónia do Norte esteve cerca de 10 minutos sem marcar, perdeu força e viu-se a perder de novo por quatro golos (21-25), a pouco mais de cinco minutos para o fim.

Já com a vitória praticamente fechada, houve ainda tempo para Portugal alcançar uma inédita margem de cinco (22-27) e depois de seis golos, verificada no resultado final. Agora em 1.º lugar isolado do Grupo 1, a Seleção Nacional irá centrar todas as atenções no segundo duelo seguido com a Macedónia do Norte, este domingo, em solo luso, que pode confirmar a presença de Portugal no próximo Europeu, em caso de triunfo.

Resultado Final: 23-29
MVP & Top Scorer: António Areia – 10 golos (100% de eficácia)

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, abordou esta vitória fora de portas: “Foi extremamente positivo esse momento [em que a Macedónia passou para a frente], foi crucial, conseguimos manter as emoções intactas, apenas uma questão de pormenores, alguns detalhes, que resultaram no momento menos bom. Mas, depois, se formos buscar todos os momentos do jogo, acho que fomos claramente superiores, quer na defesa, quer no ataque. Na transição não tanto, porque quando começámos a jogar o 7×6 também deixámos de fazê-lo. Acho que os atletas, tirando um ou outro detalhe, seguiram o plano de jogo. Há sempre uma coisa ou outra em que se pode melhorar e estamos a falar de três vitórias em três jogos, ainda por cima duas delas fora de casa. Estamos cada vez mais perto de mais um apuramento e de poder fazer história pelo andebol nacional.”

BILHETES JÁ À VENDA

Os bilhetes para o quarto encontro dos Heróis do Mar, rumo ao EHF Euro 2024, frente à Macedónia do Norte já estão à venda e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/41Bn6kD . O palco deste embate entre portugueses e balcânicos será o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 17h30, do dia 12 de março e tem o custo de 5€.

PEDIDO DE ACREDITAÇÃO

Os pedidos de acreditação devem ser feitos através do seguinte link https://forms.gle/8GhcdxM1z4VtZkEx9 até ao dia 11 de março.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 21–32 (5-14)
09.03.2023 – 18h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 23-29 (11-14)
12.03.2023 – 17h30 – Portugal x Macedónia do Norte, RTP2
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais