EHF Euro 2024 Qualifiers: Tudo a postos para primeiro embate com a Macedónia do Norte

Heróis do Mar entram em campo, esta quinta-feira, às 18h00, no Pavilhão Boris Trajkovski, em Skopje, para o embate da ronda 3 de Qualificação para o Campeonato da Europa, com transmissão na RTP2.

A Seleção Nacional A Masculina já se encontra em Skopje, na capital da Macedónia do Norte, para o primeiro de um duplo embate com a congénere balcânica, que terá lugar esta quinta-feira, às 18h00, com transmissão na RTP2. A formação macedónia, que tem agora como treinador Kiril Lazarov – uma das maiores referências do andebol balcânico – encontra-se em renovação mas conta com Nikola Mitrevski, guardião do FC Porto e colega de equipa ou adversário de muitos atletas que compõe a Seleção Nacional. Portugal não encontra esta Seleção em competições oficiais deste 2013, pelo que este será, 10 anos depois, um embate historicamente bastante diferente.

Palavra do Jogo

Leonel Fernandes, ponta esquerda dos Heróis do Mar, abordou este primeiro embate com a congénere dos Balcãs: “A Macedónia do Norte é uma equipa com uma atitude muito competitiva, sabemos que se não cumprirmos a nossa parte com rigor e disciplina, principalmente aqui, com eles a jogarem em casa, temos a possibilidade de ter um jogo complicado ou até mesmo perder. Estamos preparados e vamos tentar ao máximo contrariar isso e fazer a nossa parte o melhor possível.”

Sobre o ambiente adverso, tradicionalmente, vivido nos jogos da Macedónia do Norte, especialmente em casa, o internacional português acredita que Portugal está cada vez mais preparado: “O público é muito intenso, o que acaba por fazer diferença no pavilhão, o que é ótimo para espetáculo e para a modalidade. Para nós, sendo a equipa de fora, pode ser uma arma – uma vantagem que a Macedónia tem – mas já sabemos lidar com isso e sabemos gerir as nossas emoções de maneira a que elas não nos prejudiquem e que não seja uma vantagem para eles.”

Leonel Fernandes abordou ainda a presença do seu colega de equipa, Nikola Mitrevski, nesta equipa: “Existe alguma responsabilidade acrescida, porque sendo colegas de equipa e tendo aqui mais colegas de equipa, como é óbvio, a relação e o conhecimento que temos uns em relação aos outros é diferente. Mas acho que vai ser interessante, é ótimo jogar contra ele e é um guarda redes incrível – vai ser muito bom, tenho a certeza.”

Táctica de Jogo

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, também lançou este encontro, com um objetivo em mente, a dupla vitória: “O objetivo primordial é podermos ficar em primeiro lugar no grupo, a pensar já na questão do sorteio do próximo Euro e, de certa forma, é para nós um privilégio estar a falar de sorteio para o próximo Euro, de pensarmos na possibilidade de aceder até a um Pré Olímpico. Penso que há coisa de 4 ou 5 anos jamais pensaríamos falar desta maneira, portanto, quer dizer que subimos um patamar, mas ao mesmo tempo isso também nos obriga a mais coisas. Este jogo, vai ser o primeiro dos dois que vamos ter com a Macedónia e, teoricamente, vai decidir quem é que vai ficar em primeiro lugar no grupo – sem menosprezar nem a Turquia nem o Luxemburgo. Portanto, serão dois jogos de altíssima rotação, sobretudo este jogo aqui, porque todos sabemos a intensidade com que têm que ser jogados, tendo em conta o contexto e o público. É preciso que nós consigamos melhorar muito bem a comunicação entre nós ou ter uma boa comunicação entre nós para depois aplicar em jogo aquilo que vamos planificar.”

Também sobre o ambiente intenso que será sentido no Boris Trajkovski, o técnico refere: “Temos uma pequena desvantagem, de fazermos o primeiro jogo com um menor número de treinos que o adversário, porque tivemos a viagem pela frente e, a maior parte dos jogadores, como sabem, da Macedónia do Norte jogam aqui, portanto foi mais fácil reunir e preparar este jogo para eles. No entanto, com o pouco tempo que temos, vamos tentar tratar que a comunicação seja mesmo eficaz, já à espera desse ambiente.”

Após os dois primeiros jogos – frente a Turquia e Luxemburgo – onde os lusos conquistaram duas vitórias esclarecedoras, é agora a vez de enfrentar a Macedónia do Norte, adversário que a turma das Quinas não encontra em competições oficiais desde 2013. Na Ronda 3 e 4, os Heróis do Mar irão encontrar a formação balcânica fora, no mítico Pavilhão Boris Trajkovski, em Skopje, no dia 9 de março, pelas 18h00 e, posteriormente, em casa, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no domingo, 12 de março, pelas 17h30. 

BILHETES JÁ À VENDA

Os bilhetes para o quarto encontro dos Heróis do Mar, rumo ao EHF Euro 2024, frente à Macedónia do Norte já estão à venda e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/41Bn6kD . O palco deste embate entre portugueses e balcânicos será o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 17h30, do dia 12 de março e tem o custo de 5€.

PEDIDO DE ACREDITAÇÃO

Os pedidos de acreditação devem ser feitos através do seguinte link https://forms.gle/8GhcdxM1z4VtZkEx9 até ao dia 11 de março.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 21–32 (5-14)
09.03.2023 – 18h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
12.03.2023 – 17h30 – Portugal x Macedónia do Norte, RTP2
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

GRUPO 1JVEDGOLOSDIFPTS
1. Portugal220076 : 48284
2. North Macedonia220074 : 51234
3. Luxembourg200245 : 70-250
4. Türkiye200254 : 80-260

Patrocinadores Institucionais