EHF European League: Águias despedem-se da Europa em Flensburg

PUB

SL Benfica caiu aos pés dos germânicos e terminou a sua prestação na segunda maior competição europeia de clubes na cidade que irá acolher a EHF Finals 2023.

7 inicial: Gustavo Capdeville, Arnaud Bingo, Leandro Semedo, Ander Izquierdo, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Paulo Moreno

Com a missão de corrigir a exibição da primeira volta, o SL Benfica entrou na Flens Arena com um sistema defensivo bastante profundo, com Leandro Semedo a assumir o papel de defesa mais avançado. No ataque, foi Demis Grigoras quem atribuiu a primeira vantagem aos encarnados mas Simon Jensen – pivô que se havia destacado no jogo na Luz – recolocou a igualdade. As águias iam conseguindo ultrapassar Benjamin Buric mas, na recuperação defensiva, iam sentindo alguma dificuldade em parar as rápidas transições do SG Flensburg-Handewitt. No entanto, os comandados de Chema Rodríguez chegaram pela primeira vez – em toda a eliminatória – aos dois golos de vantagem (3-5), através de Paulo Moreno, com oito minutos decorridos.

Apesar da boa entrada encarnada, os alemães foram encontrando o antídoto face à defesa lusa e, no ataque, iam surgindo algumas dificuldades que davam aos germânicos a oportunidade de concretizar em contra-ataque. A reviravolta surgiu pela mão de Gøran Johannessen e o ritmo de jogo seguiu favorável ao SG Flensburg-Handewitt. À passagem do minuto 15, Johan Hansen fez o 9-6 e, com o objetivo de reajustar o plano defensivo, Chema Rodríguez parou o encontro com 18 minutos decorridos e a mesma desvantagem no marcador (11-8).

Com maior assertividade no plano defensivo e, agora, a atacar com dois pivôs o jogo seguiu com maior equilíbrio e com o SL Benfica a reduzir uma diferença que havia sido de quatro (17-13), para apenas dois e até teve oportunidade para colocar a diferença na margem mínima, mas Benjamin Buric negou o golo a Arnaud Bingo. Antes da saída para o descanso, Aaron Mensing restabeleceu os três golos de vantagem para os germânicos.

Intervalo: 19-16

No regresso dos balneários foram precisos cinco minutos para que o primeiro golo surgisse e foi através do espanhol Ander Izquierdo, durante um período de inferioridade numérica em que, Johannes Golla aproveitou para responder de imediato na baliza vazia. Os encarnados chegaram à diferença mínima (20-19) através de Carlos Martins e, sensivelmente a meio do segundo tempo, Leandro Semedo estabeleceu a igualdade a 23, impulsionado por uma defesa vistosa de Sergey Hernandez.

Tirando proveito de um período de vantagem numérica, os comandados Maik Machulla conseguiram reconquistar os dois golos à maior. A diferença mínima voltou a acontecer, mas um momento menos eficaz dos encarnados permitiu ao SG Flensburg-Handewitt regressar aos três golos de vantagem (27-24) à entrada dos dez minutos finais.

Com menor concentração parte a parte, os erros começaram a surgir na Flens Arena e os germânicos conseguiram segurar a liderança e somar a segunda vitória, no segundo jogo relativo aos Oitavos de Final da EHF European League.

Resultado Final: 33-28
Top Player: Johannessen Gøran – 6 golos e 8 assistências

O SL Benfica, atual detentor do troféu europeu, despediu-se da prova na cidade de Flensburg, que irá acolher a EHF Finals Men 2023 nos dias 27 e 28 de maio.

EHF European League
Oitavos de Final
1ª Mão
21.03.2023 – 19h45 – SL Benfica x SG Flensburg-Handewitt, 26-39 (10-21)
2ª Mão
28.03.2023 – 17h45 – SG Flensburg-Handewitt x SL Benfica, 33-28 (19-16)

Patrocinadores Institucionais