IHF World Championship 2023: Conheça as eleitas para a derradeira Missão Mundial contra a Roménia

PUB

José António Silva divulgou, esta quarta-feira, a lista final composta por 19 atletas convocadas para disputar o decisivo Play Off de acesso ao Campeonato do Mundo, frente à congénere romena, em abril.

Falta pouco menos de uma semana para a Seleção Nacional se reunir e começar a trabalhar com vista à tão ambicionada e inédita qualificação para o Campeonato do Mundo. Ultrapassada a primeira ronda de qualificação com distinção, em novembro passado, após duas vitórias claras frente ao Azerbaijão, em Paredes, o próximo e derradeiro adversário tem outro calibre, chama-se Roménia e a convocatória foi divulgada esta quarta-feira por José António Silva. O lote de atletas escolhidas pouco difere do grupo que esteve presente no Torneio Internacional da Batalha, em fevereiro e que contribuiu para um pleno de vitórias nos três jogos particulares que Portugal realizou, entre os quais contra a poderosa Espanha, que irá, certamente, perdurar no tempo.

Centradas agora as atenções para dois importantes compromissos “a doer”, a comitiva lusa irá estagiar na Maia entre os dias 3 e 5 de abril, antes da partida para a cidade de Pitesti, na Roménia, marcada para o dia 6 de abril. Por lá ficará até ao dia 9, um dia depois do jogo da primeira mão e a continuação do estágio e preparação para o segundo jogo será feita em Paredes, no Multiusos local, onde vai decorrer a derradeira partida.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para estágio e duplo confronto com a Roménia em Pitesti e Paredes (3 a 13 de abril)

O líder da Seleção Nacional volta a salientar a dificuldade em escolher a convocatória final, face ao generoso lote de atletas capazes de acrescentar compromisso e qualidade, mas garante que as 19 atletas que lutarão por colocar o nome de Portugal na história estão a 100%: “As jogadoras agora convocadas são aquelas que, neste momento, reúnem as melhores condições para competir, resultando esta escolha não só do trabalho que temos vindo a realizar nos estágios anteriores, mas também da observação e acompanhamento que promovemos de forma sistemática. São atletas que se encontram identificadas com o nosso modelo de jogo e com a abordagem à competição, já que nos poucos dias de trabalho que teremos, só haverá tempo para acertar detalhes da nossa estratégia para os jogos com a Roménia. Como tinha antecipado, foi necessário fazer escolhas muito difíceis e optámos pelas atletas que nos parecem em melhor forma desportiva.”

O experiente treinador e principal responsável pelo crescimento da equipa lusa nos últimos anos, acredita no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido quer no capítulo tático, quer no estudo e análise daquilo que a Roménia poderá colocar em prática. Tudo junto permite sonhar com um desfecho positivo no final da eliminatória: “Antecipando a eliminatória, encaramos estes jogos com enorme ambição, tendo trabalhado imenso na análise do nosso adversário e da nossa equipa para nos prepararmos bem. Sabemos que temos pela frente um adversário muito difícil, mas, assente no trabalho que temos vindo a desenvolver, na evolução que a equipa vem experimentando e também na determinação que estas atletas demonstram, acreditamos que podemos conquistar o nosso objetivo.”

O processo de pedido de acreditações para o jogo da segunda mão contra a seleção romena, em Paredes, já está aberto, e pode ser acedido AQUI.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, Canal 11
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia, Canal 11

No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro deste ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais