Seleção Nacional sub-17: Portugal despede-se de Lagos com derrota no último embate com a Suíça

PUB

Formação orientada por Sandra Fernandes perdeu o último de três embates frente à Suíça, com vista na preparação do Campeonato da Europa 2023, que terá lugar em Podgorica, Montenegro.

No último desafio frente à seleção da Suíça em Lagos, depois de uma vitória no primeiro jogo e uma derrota no segundo, Portugal acabou por sair derrotado por 24-32.

Ao contrário do que havia acontecido nos dois primeiros encontros, em que uma das equipas entrou mais forte, este domingo o equilíbrio foi palavra de ordem desde o apito inicial, com as primeiras vantagens a pertencerem às portuguesas. Com dez minutos decorridos, as helvéticas alcançaram a igualdade no marcador e, instantes mais tarde, chegaram pela primeira vez à liderança (5-6).

O bom momento suíço seguiu e refletiu-se num parcial de 0-4, que obrigou Sandra Fernandes a parar o encontro sensivelmente a meio do primeiro tempo com o 6-10 no placard. Portugal voltou a crescer e Giovana Moniz devolveu a igualdade, antes da buzina para o descanso.

Intervalo: 14-14

As helvéticas entraram melhor no segundo tempo, concretizando um parcial de 0-3 (15-18) e, à passagem do minuto 12 alcançaram, pela primeira vez no encontro, quatro golos de vantagem (18-22), com Era Baumann a finalizar em ressalto, após um livre de 7 metros defendido por Joana Candeias.

Seguiu-se um período de vantagem numérica lusa, que as portuguesas aproveitaram para reduzir mas, novamente em igualdade numérica, a Suíça voltou a conquistar os quatro golos à maior. No entanto, a profundidade da defesa portuguesa permitiu duas conquistas de bola, refletidas em dois golos consecutivos (21-23) que levaram o técnico suíço a pedir um time-out com 18 minutos decorridos.

A paragem técnica surtiu o efeito pretendido, com a formação da Suíça a voltar a crescer no encontro e, com um parcial de 1-4, as helvéticas chegaram aos cinco golos de diferença, que levaram a que o tempo técnico desta vez fosse pedido por Sandra Fernandes, à entrada dos últimos cinco minutos de encontro.

Apesar das investidas lusas, alguma falta de eficácia ofensiva acabou por ditar o desfecho do encontro quando, do outro lado, a Suíça ia aproveitando todas as oportunidades para concretizar com sucesso, Lenka Simova assinou o trigésimo golo, que valeu a primeira vantagem de sete (23-30).

Resultado Final: 24-32

Miriam Martins e Era Baumann foram as melhores marcadoras do encontro, com sete golos cada.

Sandra Fernandes fez um balanço aos três jogos realizados em Lagos, deixando uma palavra de agradecimento à organização e tocando nalguns pontos que considera serem imperativos corrigir até ao Campeonato da Europa – 3 a 13 de agosto – para que Portugal se apresente na sua maior força: “Isto é o culminar de três jogos de preparação, que é sempre bom para a equipa visando o objetivo principal que é o Campeonato da Europa, acabámos por perder mais uma vez que não é positivo, embora não seja o mais relevante nestes momentos de preparação. Foi um estágio onde também aproveitámos para ver novas jogadoras. Quero felicitar as jogadoras pelo empenho e dedicação que tiveram no decorrer desta semana de estágio no Algarve, agradecer à organização – foram fantásticos em tudo. Quanto ao nosso grupo, temos que rever algumas situações de jogo, que me preocupam, principalmente em termos ofensivos. Acabámos por revelar uma ineficácia muito grande não só na finalização mas também na criação das melhores situações de finalização e penso que este é o nosso maior problema, neste momento. Ainda estamos longe do Campeonato da Europa, temos tempo para trabalhar e corrigir para que estejamos na melhor forma em agosto.”

Lagos foi a cidade que recebeu os três amigáveis com a Suíça, com vista à preparação do Campeonato da Europa, que vai decorrer entre os dias 3 e 13 de agosto na capital de Montenegro, Podgorica, onde as portuguesas irão disputar o Grupo C e terão como oponentes a Dinamarca, a Noruega e os Países Baixos.

Fotografias: © Mário Moreira

Calendário:
03.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça, 23-19 (10-10)
04.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça20-22 (9-8)
05.03.2023 – 10h00 – Portugal x Suíça24-32 (14-14)

Patrocinadores Institucionais