Seleção Nacional sub-17: Portugal vence primeiro amigável com Suíça

PUB

Formação feminina, orientada por Sandra Fernandes levou de vencida a formação da Suíça por quatro golos de diferença, no primeiro de três embates a decorrer na cidade de Lagos.

Portugal jogou esta sexta-feira o primeiro de três amigáveis com a Suíça, em Lagos, com vista à preparação do Campeonato da Europa, que vai decorrer entre os dias 3 e 13 de agosto na capital de Montenegro, Podgorica, onde as portuguesas irão disputar o Grupo C e terão como oponentes a Dinamarca, a Noruega e os Países Baixos.

As comandadas de Sandra Fernandes entraram em força, com Maria Pinheiro a abrir o ativo, mas bastaram sete minutos para que Portugal alcançasse os cinco golos à maior, através de Giovana Moniz obrigando o técnico suíço a utilizar o primeiro time-out do encontro. A formação da Suíça reagiu bem à paragem técnica e aproximou no marcador (7-5), obrigando a que, desta vez, fosse a técnica lusa a parar o encontro.

Portugal regressou aos três golos de vantagem, mas as dificuldades em finalizar persistiam. Uma reação suíça, com três golos sem resposta, devolveu a igualdade ao marcador, a 10, com 22 minutos decorridos. Até ao descanso, nenhuma das formações foi capaz de abanar as redes adversárias e o marcador permaneceu inalterado.

Intervalo: 10-10

Bastaram 20 segundos da segunda parte para as portuguesas fazerem o que não conseguiam há mais de 10 minutos e, com isso, regressar à dianteira do marcador. Com cinco minutos decorridos no segundo tempo Mariana Rodrigues deu os dois golos de vantagem à formação lusa, através da marca de 7 metros. Portugal foi crescendo no encontro e, sensivelmente a meio da segunda parte Giovana Moniz colocou a diferença em três com o 17-14.

A toada seguiu lusa e o técnico suíço acabou por levar o cartão verde à mesa à entrada dos dez minutos finais mas uma falha técnica cometida no ataque seguinte deu a oportunidade a Portugal de regressar aos quatro golos de vantagem que Maria Pinheiro não desperdiçou (20-16). A Suíça ainda tentou reagir, com algumas mudanças no sistema defensivo, mas a armada lusa seguiu mais forte e fechou o triunfo com Joana Candeias a impedir um golo da marca de castigo máximo.

Resultado Final: 23-19

A melhor marcadora da seleção das quinas foi Giovana Moniz com seis golos e, do lado da Suíça, a mais inconformada foi Anouk Grüring com cinco.

Sobre este primeiro desafio, Sandra Fernandes destacou a qualidade do adversário e a importância destes momentos para a preparação do Campeonato da Europa a decorrer em agosto deste ano em terras montenegrinas: “A Suíça é uma equipa com uma evolução muito grande, nós acabámos por sair vitoriosas no jogo mas, apesar de ser importante vencer, não é o mais importante, o mais importante é mesmo conseguirmos preparar a equipa para o Campeonato da Europa. Uma palavra especial para as minhas jogadoras que tiveram uma agressividade e uma disponibilidade muito grande durante o jogo e isso deixa-me muito satisfeita, embora não tenhamos correspondido com aquilo que eu pretendia na totalidade.”

Sobre o desenrolar do encontro, a excelente entrada lusa e a reação da Suíça, a técnica portuguesa acrescentou: “Entrámos muito bem no encontro, mas foi perfeitamente natural a aproximação da Suíça e depois o jogo acabou por ser sempre equilibrado, aquele início de jogo não correspondia à realidade. Fomos sentindo muita dificuldade a atacar, não conseguíamos ultrapassar uma defesa que tem uma maior envergadura que a nossa. São jogadoras muito fortes, com uma defesa 6:0 muito agressiva e com o decorrer do encontro, o cansaço físico complicou os nossos processos ofensivos.”

Este sábado a Seleção Nacional sub-17 volta a defrontar a Suíça pelas 17h00, com transmissão em direto e exclusivo na andeboltv.

Fotografias: © Carlos Afonso / CM LAGOS

Calendário:
03.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça, 23-19 (10-10)
04.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça, andeboltv
05.03.2023 – 10h00 – Portugal x Suíça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais