Seleção Nacional sub-21: Portugal apura-se para a final do torneio particular na Hungria

PUB

Comandados de Calos Martingo derrotaram a Eslovénia em Siófok, na estreia e vão agora defrontar a Espanha, que levou a melhor sobre a seleção da casa; Ambos os jogos decididos no desempate por livres de 7 metros.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Gabriel Cavalcanti, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pêgas e Nuno Queirós.

A geração de prata, agora sub-21, realizou esta sexta-feira o primeiro de dois jogos em solo húngaro, em mais um momento de preparação para o Campeonato do Mundo deste ano. Na estreia do torneio internacional de cariz particular, Portugal derrotou a Eslovénia mas precisou do desempate por livres de 7 metros para garantir um lugar na final. Tal como a Espanha, que nos mesmos moldes venceu a Hungria. Haverá agora espaço para uma reedição da final do M20 EHF Euro 2022, este sábado, às 17h00 (hora portuguesa) após o embate entre Hungria e Eslovénia a contar para o jogo de atribuição do 3º/4º lugar.

No primeiro ataque do jogo, Portugal beneficiou de um momento madrugador de superioridade numérica, aproveitado da melhor forma, com um parcial de 1-3. Alguns erros ofensivos impediram que a seleção vice-Campeã da Europa conseguisse cavar uma diferença mais avultada bem cedo e, em sentido contrário, foi a Eslovénia a passar pela primeira vez para a frente (5-4), mas não durou muito tempo. Portugal melhorou na defesa e concretizou no ataque, passando de novo para a liderança (6-7), com grande destaque para o ponta-esquerda Pedro Oliveira, autor de cinco dos sete golos lusos, já para lá dos primeiros 10 minutos.

Mais tarde, houve nova reviravolta (10-9) numa altura em que Portugal se encontrava em inferioridade. Diogo Rêma Marques, que se mostrou a um bom nível em momentos importantes da primeira parte, impediu que a Eslovénia chegasse a uns inéditos dois golos à maior e o ataque luso correspondeu, para consumar nova reviravolta (10-11).

Sensivelmente a meio da primeira metade, Carlos Martingo mudou praticamente todas as peças em jogo, mas Portugal continuou a mostrar segurança e alguma superioridade, apesar da diferença nunca ter atingido níveis superiores a dois golos. Nos últimos minutos, e já depois de ter alterado o sistema defensivo de 6:0 para 5:1, entre lideranças repartidas, a igualdade prevaleceu após a buzina para o descanso.

Intervalo: 16-16

A Eslovénia entrou melhor na segunda parte e alcançou uma vantagem inédita de três golos (23-20) que perdurou durante cerca de nove minutos, com muitas responsabilidades para o guarda-redes esloveno Ales Zemljic, que se estreou apenas no segundo tempo e que fechou a baliza. Portugal voltou à carga e com um parcial de 0-3 – com golos de João Gomes e Nuno Queirós – colocou tudo de novo na estaca zero, com o 5:1 defensivo a ter sucesso e a levar o selecionador contrário a pedir o primeiro time-out da segunda parte, já dentro dos últimos 15 minutos.

A confiança dos jogadores lusos cresceu e após a paragem, quatro golos marcados contra dois sofridos elevaram a Seleção Nacional para o patamar dos dois golos (25-27). A Eslovénia recusava-se a desistir e não só voltou ao empate (27-27) como, mais tarde, reclamou nova liderança (30-29), trazendo ainda mais emoção ao jogo.

A reta final foi, como se imagina, de nervos, e um livre de 7 metros convertido com sucesso pela Eslovénia no último lance do jogo, obrigou a que as decisões tivessem que ser levadas para o desempate por livres de 7 metros: Portugal foi exímio e eficaz, Diogo Rêma Marques foi herói com duas defesas e a festa fez-se em português.

Resultado Final: 33-35 (31-31 no final do tempo regulamentar)
Top Scorer: Pedro Oliveira – 11 golos

No final da partida, Carlos Martingo afirmou estar satisfeito com o trabalho que a equipa desenvolveu neste duelo e perspetiva mais um jogo intenso frente à ‘velha conhecida’ Espanha: “Foi um excelente jogo de andebol. Tentámos imprimir um jogo mais rápido do que normalmente fazemos, o que provocou um aumento do número de falhas técnicas, algo que normalmente fazemos pouco e hoje fizemos um pouco mais. Experimentámos dois sistemas defensivos e penso que o sistema defensivo 5:1 causou bastantes problemas à Eslovénia. O jogo acabou por ser decididos nos livres de 7 metros e fomos melhores. Acho que a vitória é justa. Estou muito contente com o trabalho que fizemos hoje. Amanhã temos mais um jogo com a Espanha, duas equipas que se conhecem muito bem e será mais um excelente jogo de andebol. Temos as mesmas expectativas e os mesmos objetivos que tivemos para hoje, para amanhã e, como é óbvio, tentar ganhar.”

Calendário
Jogo de Preparação
08.03.2023 – 18h00 – Portugal x Congo, 28-31 (13-15)
M2002 Tournament
10.03.2023 – 15h00 – Hungria x Espanha, 34-36 (20-17) após desempate por livres de 7 metros
10.03.2023 – 17h00 – Eslovénia x Portugal, 33-35 (16-16) após desempate por livres de 7 metros
3º/4º
11.03.2023 – 15h00 – Hungria x Eslovénia
Final
11.03.2023 – 17h00 – Espanha x Portugal

Patrocinadores Institucionais