Taça de Portugal: Sorteio definiu Quartos de Final esta quarta-feira

PUB

CS Madeira vai medir forças com o CA Leça; ABC UMinho defrontará o SL Benfica; CDE Gil Eanes irá receber o Madeira SAD; Cister SA Acordo é a única equipa da II Divisão ainda em prova e vai jogar com a ADA São Pedro do Sul.

As oito equipas que se apuraram para os Quartos de Final da presente edição da Taça de Portugal ficaram a conhecer o seu destino nesta fase da prova, esta quarta-feira. O sorteio, que decorreu na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, ditou que CS Madeira, ABC UMinho, CDE Gil Eanes e Cister SA Acordo jogarão em casa. O CA Leça vai ter uma deslocação à Madeira, o SL Benfica – atual detentor do troféu – vai deslocar-se até à cidade de Braga, o Madeira SAD vai jogar no Algarve, enquanto que a ADA São Pedro do Sul terá uma deslocação até Alcobaça.

Depois de uma estreia de sonho na Prova Rainha, ao deixar pelo caminho o Colégio de Gaia Toyota, o CS Madeira deu continuidade ao bom momento na competição e eliminou o CJ Almeida Garrett, que valeu uma vaga nos Quartos de Final. Agora, a equipa insular vai voltar a ter pela frente uma equipa do Campeonato 1ª Divisão Feminina, o CA Leça, que chegou a esta fase depois de derrotar um dos clubes companheiros de divisão, o ARC Alpendorada Heavy OJP e o JAC Alcanena. Curiosamente, nesta altura da temporada, CS Madeira e CA Leça têm os mesmos 19 pontos e procuram ainda lugares de conforto na tabela.

O SL Benfica vai prosseguir a busca pela revalidação do troféu na cidade de Braga, frente ao ABC UMinho. As Campeãs Nacionais voltam, assim a encontrar um opositor da I Divisão, depois de terem deixado pelo caminho Académico FC Ribadouro e SIR 1º de Maio ADA CJB. Já as minhotas chegam a esta fase da Taça de Portugal depois de uma sólida vitória frente ao Alavarium Love Tiles, na ronda anterior e de um triunfo tranquilo diante do Clube Gandra Andebol, da divisão inferior. Na única vez que os dois emblemas se defrontaram esta temporada, o SL Benfica venceu de forma contundente, por 44-22.

No Algarve, o CDE Gil Eanes vai defrontar o Madeira SAD, clube que mais edições venceu da Taça de Portugal, num total de 19 ocasiões. A formação algarvia terá agora, pela primeira vez, um adversário da mesma divisão, uma vez que nas rondas passadas deixou pelo caminho ACD Monte e AA Didáxis A2D, ambos de patamres inferiores. O mesmo acontece com a equipa madeirense, que não teve dificuldades em eliminar SC Nun’Álvares e Juve Lis para chegar aos Quartos de Final.

A ADA São Pedro do Sul ficou a saber que vai medir forças com a única equipa da II Divisão ainda em prova, o Cister SA Acordo. Para a equipa que atualmente ocupa de forma isolada o 2.º lugar do Campeonato 1ª Divisão Feminina, este será mais um duelo onde irá assumir total favoritismo, da mesma forma que nas duas rondas anteriores, em que defrontou dois emblemas também das divisões inferiores: ND Santa Joana Maia e AC Vermoim. Quanto ao Cister SA Acordo o trajeto na Prova Rainha tem sido feliz e este será o desafio mais complicado para o emblema de Alcobaça, depois dos duelos vitoriosos contra SIM Porto Salvo e NAAL Passos Manuel.

A marcação de campos e horas terá que ser feita até ao dia 6 de março. Os 1/4 de Final da Taça de Portugal Feminina estão agendados para o dia 29 de abril.

Taça de Portugal Feminina
1/4 de Final
29.04.2023 – CS Madeira x CA Leça, andeboltv
29.04.2023 – ABC UMinho x SL Benfica, andeboltv
29.04.2023 – CDE Gil Eanes x Madeira SAD, andeboltv
29.04.2023 – Cister SA Acordo x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

Patrocinadores Institucionais