Torneio Internacional da Batalha: Portugal leva a melhor no duelo ibérico

PUB

Resgito imaculado no torneio e uma histórica e resiliente vitória da Seleção Nacional frente à Espanha, no último dia de competição.

7 inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Maria Unjanque, Mihaela Minciuna, Maria Pereira, Patrícia Rodrigues e Bebiana Sabino.

Foi com uma vitória que vai perdurar no tempo, que a Seleção Nacional se despediu do Torneio Internacional da Batalha e concluiu, assim, mais um momento de preparação para o duplo confronto com a Roménia, do próximo mês de abril, referente ao Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo deste ano. O feito histórico traduzido numa vitória frente à Espanha, que já não acontecia desde 1994 – também num jogo amigável, no Funchal -, alcançada este domingo coloca a Seleção Nacional no melhor patamar possível em termos motivacionais, para encarar o derradeiro obstáculo no caminho para o Mundial.

Três trocas face ao segundo duelo contra Cabo Verde, com Isabel Góis, Bebiana Sabino e Maria Unjanque a regressarem à titularidade. Uma entrada em jogo pouca inspirada por parte de Portugal fez com que a Espanha concretizasse um parcial de 0-2, mas com a ajuda de Isabel Góis, o empate apareceu aos sete minutos, através de um live de 7 metros convertido pela capitã, Bebiana Sabino, melhor marcadora portuguesa na primeira parte.

A defesa agressiva da equipa lusa impulsionou Portugal para a primeira vantagem no encontro (4-3), aos 10 minutos, beneficiando ainda de um primeiro período de superioridade numérica… mas tudo mudou de seguida. Espanha resistiu, já de igual para igual, assinou um parcial de 0-2, voltou à liderança (4-5) e em situação de dupla vantagem numérica, chegou ao 4-6, em cima dos 15 minutos.

À entrada para os últimos 10 minutos da primeira metade, a seleção do país vizinho vencia por 4-8, naquela que era a maior diferença registada até então, tirando o melhor partido da coesão defensiva e da eficácia no ataque. Mas uma reta final competente de Portugal, com um relevante parcial de 5-2, traduziu-se numa recuperação eficaz o que fez com que as duas equipas ficassem apenas separadas por um golo, aquando do soar da buzina para o descanso.

Intervalo: 9-10

Em sentido contrário face ao que tinha sucedido no início do jogo, a entrada de Portugal na segunda metade revelou-se avassaladora, com competência em todos os processos e foi traduzida num parcial de 6-2, finalizado por Carmen Figueiredo, em superioridade numérica, elevando a diferença para patamares nunca vistos: de três golos (15-12), com 40 minutos jogados.

O time-out pedido pelo selecionador espanhol nessa altura não surtiu efeito e o ataque contrário não apresentava a mesma eficácia do que na primeira metade. A juntar à inspiração da recém entrada Jéssica Ferreira entre os postes, a margem cresceu favoravelmente, com cada golo português a levar o pavilhão à loucura (16-12). 

Com uma defesa subida, as atletas espanholas estavam a tentar condicionar as ações ofensivas de Portugal, que atravessou vários minutos consecutivos com menos uma atleta em campo, a meio da segunda parte, e a diferença mínima voltou a surgir, aos 22 minutos (17-16).

Com trinta segundos para jogar e com o marcador em 20-19, José António Silva preparou o último ataque da Seleção Nacional em time-out, a execução não foi feliz mas Jéssica Ferreira fechou a baliza na derradeira investida espanhola. Bebiana Sabino foi a melhor marcadora de Portugal no encontro, com seis golos marcados.

Resultado final: 20-19

Uma aposta vencedora do município da Batalha

Pelo terceiro dia consecutivo, o Pavilhão Municipal da Batalha esteve completamente cheio para apoiar a Seleção Nacional. No segundo dia, João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, esteve presente e Miguel Laranjeiro marcou presença no duelo ibérico deste domingo, bem como Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raul Miguel de Castro, que não tem dúvidas de que esta foi uma aposta de sucesso por parte da autarquia local:

“Isto é o retomar de uma iniciativa que se iniciou há 30 anos, durante 6 anos consecutivos, fez-se Torneios Internacionais da Batalha e, portanto, já havia aí uma atitude consolidada por parte das entidades que colaboravam com o município, aliando-se à Federação e a Associação, e, portanto, eu não tinha dúvidas que as pessoas iam aderir. Para mim, uma surpresa agradável, é haver muitos espanhóis aqui, que vêm acompanhar, ou porque têm atletas que são da família, ou amigos, enfim. Virem até à batalha, também é positivo para a economia local. Notou-se um crescente de aumento em termos de alojamentos nas unidades que nós já contactámos. E, portanto, é tudo isso que nos leva a dizer que a aposta está ganha e temos que pensar e olhar bem para o futuro para tornar a fazer mais iniciativas que possam trazer pessoas até à Batalha. Isso vai permitir que os nossos jovens atletas – e aqui uma palavra para o Clube de Andebol da Batalha – que naturalmente teve aqui um papel importante, muitos dos nossos atletas puderam ver atletas de alta competição e é sempre agradável ver e aprender, como também a interação que foi feita aqui com o Agrupamento de Escolas da Batalha.”

Torneio Internacional da Batalha
Calendário
03.03.2023 – 18h00 – Espanha x Cabo Verde, 35-11 (15-8)
03.03.2023 – 20h30 – Portugal x Itália, 27-22 (17-13)
04.03.2023 – 15h30 – Itália x Espanha22-35 (11-18)
04.03.2023 – 18h00 – Cabo Verde x Portugal17-33 (9-15)
05.03.2023 – 15h30 – Itália x Cabo Verde, 36-28 (16-14)
05.03.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha, 20-19 (9-10)

Patrocinadores Institucionais