Campeonato 1ª Divisão Feminina: Calendário será regularizado nos próximos dias

PUB

Há quatro jogos em atraso que vão decorrer entre 25 e 27 de abril: ABC UMinho vai defrontar as duas equipas insulares, na Madeira; Colégio de Gaia Toyota recebe CA Leça e SIR 1º de Maio ADA CJB defronta ARC Alpendorada Heavy OJP.

O ABC UMinho vai viajar dentro de poucos dias para o Funchal, para disputar dois jogos em atraso frente a Madeira SAD e CS Madeira, de forma consecutiva, que são referentes às Rondas 13 e 14 – respetivamente – e vão decorrer a 26 e 27 de abril. Um dia antes, no feriado de 25 de abril, é a vez de SIR 1º de Maio ADA CJB e Colégio de Gaia Toyota jogarem em casa: a equipa da Marinha Grande frente a ARC Alpendorada Heavy OJP (14.ª jornada) e a formação de Vila Nova de Gaia diante do CA Leça (18.ª jornada). Finalizadas estas quatro partidas em atraso, o Campeonato 1ª Divisão Feminina ficará completamente regularizado, ficando os 12 emblemas que compõe a prova, com o mesmo número de jogos realizados à entrada para as três derradeiras jornadas desta edição da prova.

No ponto de vista do Madeira SAD, atual 2.º classificado, o duelo com o ABC UMinho é determinante para as contas finais da corrida pelo título. Uma vitória frente às bracarenses colocará a equipa de António Florido a apenas dois pontos do líder, SL Benfica, a três jornadas do fim. Para poder voltar a erguer o troféu de Campeão Nacional, conquistado pela última vez na época 2020/2021, a equipa insular sabe que está dependente de um eventual deslize do emblema da Luz e, também por essa razão, todos os jogos até ao fim têm uma importância redobrada.

Para o ABC UMinho, duas vitórias no Funchal seriam um cenário perfeito na luta pelo 4.º posto, isto porque os dois rivais diretos vão também jogar nos próximos dias. O atual 6.º lugar garante total segurança na tabela mas o emblema minhoto tem aspirações mais ambiciosas, mas é necessário fazer dois bons resultados para continuar a alimentar o sonho europeu. É também uma altura importante para as comandadas de Fernando Fernandes voltarem a ganhar confiança para a derradeira fase da temporada, uma vez que nos último cinco jogos do Campeonato 1ª Divisão Feminina, o ABC UMinho venceu apenas um.

Para além do Madeira SAD, o CS Madeira (10.º colocado) promete igualmente não facilitar a vida à equipa da cidade de Braga e tem aqui uma chance profundamente importante de deixar os lugares inferiores da tabela e sair de zona de descida. O momento atual do conjunto insular é o mais positivo desde o começo da época, com duas vitórias seguidas e um resultado positivo frente ao ABC UMinho trará um registo inédito para o CS Madeira, de três jogos sem perder de forma consecutiva, em todas as competições.

Já o SIR 1º de Maio ADA CJB tem agora uma oportunidade para consolidar a 4.ª posição, que ocupa atualmente, e um triunfo na receção ao ARC Alpendorada Heavy OJP fará com que a equipa da Marinha Grande ultrapasse a barreira dos 40 pontos e se aproxime ainda mais da ADA São Pedro do Sul, que está no último lugar do pódio. O SIR 1º de Maio ADA CJB atravessa um momento positivo e tem em vista o quarto triunfo consecutivo e 11.º na na prova.

O ARC Alpendorada Heavy OJP está, nesta altura, em 9.º lugar, que obriga à disputa de uma Liguilha para a permanência. Naturalmente, esse é um contexto que Alexandre Monteiro e a sua equipa querem evitar a todo o custo e o próximo desafio com o SIR 1º de Maio ADA CJB vai exigir total compromisso e esforço para que a equipa de Alpendorada possa estar mais perto do objetivo da manutenção direta. Em jogo está também um dado extra de motivação: o ARC Alpendorada Heavy OJP nunca venceu dois jogos seguidos desde o começo da temporada e pode alcançar este feito, no próximo dia 25 de abril.

Também o Colégio de Gaia Toyota aponta ao lugar mais alto possível, que nesta fase é o 4.º lugar, em termos matemáticos. Como tem sido recorrente, jornada após jornada, a luta pela posição mais próxima do pódio tem-se revelado emotiva e para não perder força nesse sentido, só a vitória interessa às gaienses, frente ao CA Leça, que procuram voltar à rota dos triunfos após duas derrotas seguidas.

Numa maratona diferente mas igualmente importante, o CA Leça não tem margem para errar se quiser manter-se no topo do andebol feminino na próxima temporada. Quando faltam quatro jogos à formação verde e cinza, é urgente dar continuidade à mais recente vitória, conquistada frente ao Alavarium Love Tiles, para que a equipa possa sair do penúltimo lugar (11.º) e continuar a ambicionar a manutenção. Esse triunfo muito festejado em casa, no passado dia 22 de abril, colocou um ponto final a uma série de seis derrotas seguidas e poderá ter sido o antídoto certo para devolver a confiança às atletas do CA Leça.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
13.ª Jornada
26.04.2023 – 19h30 – Madeira SAD x ABC UMinho, andeboltv

14.ª Jornada
25.04.2023 – 16h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
27.04.2023 – 19h30 – CS Madeira x ABC UMinho, andeboltv

18.ª Jornada
25.04.2023 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x CA Leça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais