Campeonato 1ª Divisão Feminina: SIR 1º de Maio segue na quarta posição

PUB

Marinhenses venceram ARC Alpendorada Heavy OJP e Colégio de Gaia Toyota levou a melhor na receção ao CA Leça; ABC UMinho com dupla jornada frente às formações insulares na próxima quarta e quinta-feira.

SIR 1º de Maio ADA CJB e ARC Alpendorada Heavy OJP encerraram a Ronda 14 do Campeonato 1ª Divisão Feminina na tarde deste feriado, 25 de abril, na Marinha Grande. Foi Sara Brás a estabelecer a primeira vantagem do encontro, levando a melhor – por duas ocasiões – da marca do castigo máximo (0-2). O primeiro golo das comandadas de Filipe Oliveira só apareceu perto dos cinco minutos de encontro – com a assinatura de Maria Pereira – e, mais tarde, tirando partido de um período de vantagem numérica, concluíram um parcial de 3-0, conquistando pela primeira vez a liderança do marcador.

À passagem do minuto 16, Leonor Gonçalves deu nova vantagem às de Marco de Canaveses e o técnico do SIR 1º de Maio ADA CJB deu uso ao seu primeiro time-out. Quem reagiu melhor à paragem técnica foi a formação do ARC Alpendorada Heavy OJP, que voltou a agarrar os dois golos à maior, por duas ocasiões (4-6 e 5-7), com Rita Guimarães em bom plano entre os postes. Surgiu nova igualdade (7-7) e seguiram-se cinco minutos sem qualquer golo, destacando-se as prestações defensivas em prol dos momentos ofensivos durante toda a primeira parte. As visitantes ainda voltaram a liderar, mas foram as marinhenses a sair na frente para o descanso.

Intervalo: 9-8

Joana Espinha abriu o ativo para uma entrada “a todo o gás” da formação marinhense, que se refletiu num parcial de 6-1, em pouco mais de dez minutos, que nem um time-out pedido por Alexandre Monteiro quebrou. Depois do 15-10, a formação de Alpendorada foi reagindo e conseguiu reduzir para três bolas de diferença, mas nova investida por parte do SIR 1º de Maio ADA CJB refletiu-se em nova vantagem de cinco (19-14).

As comandadas de Alexandre Monteiro voltaram a reagir e conseguiram reduzir para apenas dois golos de diferença, com Filipa Soares a colocar o seu nome na lista de marcadoras, assinando na baliza vazia, mas a vitória acabou por não fugir às marinhenses, que seguem na quarta posição do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Apesar da derrota, o ARC Alpendorada Heavy OJP somou um precioso ponto que resultou na troca direta de posição com o Alavarium Love Tiles, estando fora das posições de despromoção.

Resultado Final: 21-19

Mais tarde, foi a vez de Colégio de Gaia Toyota regressar aos triunfos e somar os três pontos na receção ao CA Leça, em jogo relativo à 18ª Jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Nos primeiros 30 minutos de encontro, maioritariamente liderados pelas gaienses, as de Leça da Palmeira mantiveram-se sempre na discussão do resultado e, depois de estarem a perder por três (14-11), as comandadas de Pedro Borges reagiram à paragem técnica e recolheram aos balneários com uma igualdade a 14. O CA Leça entrou a liderar na segunda parte, mas o bom momento de Maria Sousa ia dificultando as aspirações das visitantes. No entanto, a formação verde cinza não baixou os braços e voltou a crescer no encontro, assistindo-se a 60 minutos de incerteza quanto ao resultado final. Com o marcador a registar uma igualdade a 27 e apenas alguns segundos por jogar, Paula Marisa Castro delineou o último ataque, que acabou por terminar com um golo de Bebiana Sabino, que valeu o triunfo das gaienses que seguem na luta pelo quarto posto do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Ainda esta semana, o ABC UMinho joga no Funchal frente a Madeira SAD e CS Madeira, esta quarta e quinta-feira, respetivamente. Jogos que pode acompanhar em direto e exclusivo na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
13.ª Jornada
26.04.2023 – 19h30 – Madeira SAD x ABC UMinho, andeboltv

14.ª Jornada
25.04.2023 – 16h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP, 21-19 (9-8)
27.04.2023 – 19h30 – CS Madeira x ABC UMinho, andeboltv

18.ª Jornada
25.04.2023 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x CA Leça, 28-27 (14-14)

Patrocinadores Institucionais