EHF Euro 2024 Qualifiers: Heróis do Mar renovados para as últimas duas jornadas

PUB

Paulo Pereira apresentou uma convocatória jovem com estreias absolutas para os duelos com Turquia e Luxemburgo, que encerram a qualificação, em que o apuramento já está garantido.

A duas jornadas do final dos Qualifiers do EHF Euro 2024, Portugal tem já o seu lugar reservado na grande competição que vai decorrer em janeiro do próximo ano, bem como o primeiro lugar do Grupo 1. Um cenário inquestionavelmente animador, que permite uma gestão diferente para encarar os dois últimos jogos, mas com o objetivo bem definido de alcançar o pleno de vitórias: “Vamos tratar de vencer na Turquia e em casa o Luxemburgo, esse é o nosso objetivo.” – é o que diz Paulo Pereira, no dia em que anuncia uma convocatória bastante diferente, recheada de jovens atletas que são presença habitual nas seleções jovens e, em alguns casos, preparam-se para se estrear pelos Heróis do Mar. O Águas Santas Milaneza é o clube mais representado na convocatória, com quatro jogadores, seguido de FC Gaia Empril, com três. O início do estágio está marcado para o próximo dia 24 de abril, dois dias antes do duelo com a seleção turca.

Conheça a convocatória dos Heróis do Mar para o Estágio e jogos finais dos Qualifiers contra Turquia e Luxemburgo (24 a 30/04/2023)

Se a mais recente qualificação para uma grande competição, a sexta consecutiva, neste caso concreto para um Campeonato da Europa, é já visto como algo normal, o mesmo não se pode dizer do facto de ter sido alcançada antes de terminar o processo de qualificação. Paulo Pereira realça esse feito simbólico, mas comprovativo da qualidade do trabalho da equipa lusa e vê com bons olhos a integração das ‘estrelas do futuro’ no seio dos Heróis do Mar: “Primeiro, penso que é a primeira vez em que temos um apuramento garantido a dois jogos de terminar a qualificação, com o primeiro lugar assegurado, podendo não ter que ganhar esses dois últimos jogos. Portanto, isso é de realçar. Mas tudo fizemos para podermos estar nestas circunstâncias, sobretudo no jogo na Macedónia do Norte. Até porque tem havido uma certa ‘sobrecarga’ naqueles atletas que têm estado sempre a competir de forma excecional por Portugal, desde a primeira hora. Estou a preparar os jogos da mesma forma, como preparei aqueles em que estamos obrigados a ganhar, portanto, não vamos facilitar nesse sentido.” – afirmou.

“Consigo visualizar este próximo estágio com atletas que poderão um dia ter uma oportunidade de representar a Seleção Nacional numa situação um pouco diferente. Temos vários jovens e, normalmente, eu ligo-lhes sempre antes da convocatória ser tornada pública – aliás, já falei com eles há mais de uma semana – e senti deste lado do telefone muito orgulho vindo deles em poderem ter esta oportunidade de jogar com a Turquia e depois em casa com o Luxemburgo. Da minha parte, vou com um ânimo especial para este estágio. Primeiro, porque vamos encontrar alguns atletas que nunca estiveram na Seleção Nacional A, e são vários. Alguns deles ainda não os conheço pessoalmente, o que para mim é um atrativo especial, poder encontrá-los e ajudá-los a crescer como tem acontecido com todos os atletas que temos convocado com mais regularidade. Oxalá que seja bonito e continue na linha do que temos vindo a fazer nos últimos anos.” – referiu ainda Paulo Pereira.

O líder da Seleção Nacional alerta para o facto de, particularmente o jogo com a Turquia, merecer uma atenção redobrada, uma vez que se para Portugal as contas do apuramento estão fechadas, há ainda uma chance para os turcos, que deixarão tudo em campo para o conseguir. Por essa razão, quer os atletas mais experientes, quer os mais jovens, terão que encarar com máxima seriedade os derradeiros jogos dos Qualifiers, como é já premissa dos Heróis do Mar: “A Turquia tem ainda a sua chance em aberto. Os turcos vão fazer tudo o que puderem para poder estar entre os terceiros melhores classificados. Eles ainda podem lá chegar. Portanto, vai ser um jogo importante para eles, mas também importante para nós, porque estes atletas que vão ser chamados agora, também vem com essa vontade de fazer bem as coisas. Sobretudo, é dar-lhes uma oportunidade para eles saberem e conhecerem o funcionamento dos Heróis do Mar. Fico muito contente.”

BILHETES & PEDIDO DE ACREDITAÇÃO

Os bilhetes para o sexto e último encontro dos Heróis do Mar no EHF Euro 2024 Qualifiers, frente ao Luxemburgo já estão à venda, tem o custo de 5€ e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/40nKiAO. O palco deste embate será o Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, pelas 17h00, do dia 30 de abril.

As acreditações para o jogo com a seleção luxemburguesa estão abertas: https://forms.gle/shbKnKsysLjCvKEy8

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 21–32 (5-14)
09.03.2023 – 18h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 23-29 (11-14)
12.03.2023 – 17h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 32-27 (15-11)
26.04.2023 – 16h00 – Turquia x Portugal, RTP2
30.04.2023 – 17h00 – Portugal x Luxemburgo, RTP2

GRUPO 1JVEDGOLOSDIFPTS
1. Portugal4400137 : 98398
2. Macedónia do Norte4202124 : 112124
3. Turquia4202115 : 129-144
4. Luxemburgo400494 : 131-370

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

Patrocinadores Institucionais