IHF World Championship 2023: Portugal despede-se da caminhada rumo ao Mundial

PUB

Seleção Nacional discutiu o jogo contra a Roménia, em Paredes, mas acabou por sofrer nova derrota – com contornos bem diferentes – e disse adeus ao sonho difícil de chegar ao Campeonato do Mundo deste ano.

7 inicial: Isabel Góis, Carmen Figueiredo, Sandra Santiago, Patrícia Lima, Beatriz Sousa, Patrícia Rodrigues e Bebiana Sabino.

À ponta-esquerda Carolina Monteiro, ainda indisponível devido a lesão, juntaram-se Maria Pereira e Ana Ursu, na lista de ausências para o jogo da segunda mão, desta quarta-feira. Portugal entrou em campo com maior agressividade defensiva face ao jogo da primeira mão, mas teve uma primeira exclusão logo aos três minutos, no entanto, sem erros nesse período (2-2). Pouco depois, foi a vez das lusas disputarem dois minutos em vantagem numérica, mas a liderança continuou a pertencer às romenas que, em cima dos 10 minutos, chegaram a uma inédita margem de três golos (2-5), na sequência de uma baixa eficácia ofensiva portuguesa. Seguiram-se minutos atribulados, com poucos golos de parte a parte e em que a inspiração de Isabel Góis contrastava com os remates desperdiçados no ataque de Portugal que, aos 16 minutos, viria a sofrer o 3-7, seguido do primeiro pedido de time-out, por parte de José António Silva.

No seguimento da paragem e com o sistema 7×6 já em ação – o período mais conturbado da Seleção Nacional no jogo até então, permitiu que a Roménia assinasse um parcial de 0-3 e chegasse a uma diferença inédita de sete golos (3-10). Portugal cresceu no jogo, melhorou a eficácia e respondeu com quatro golos consecutivos (7-10), o último dos quais aos 25 minutos, com um time-out romeno pelo meio. Até ao intervalo, o desnível no marcador voltou a agravar-se ligeiramente e Portugal saiu para os balneários com cinco golos de desvantagem no jogo e 20 no total da eliminatória.

Intervalo: 8-13

Os primeiros minutos após o recomeço trouxeram um equilíbrio visto poucas vezes durante a partida, com ações de golo/contra-golo e aos 37’ o placar registava 12-16. Quando o cronómetro marcava 43 minutos, a Roménia vencia por 15-22 e regressava à maior diferença da partida, de sete golos, aproveitando os erros no ataque português para dilatar a margem em ataque rápido. Mas a resposta da Seleção Nacional chegou sob a forma de parcial de 3-0, o que levou ao time-out romeno, com pouco menos de 15 minutos para jogar em Paredes (18-22). O cenário voltou a inverter-se pouco depois, já com as principais referências defensivas da Roménia em campo, e os sete golos voltaram a surgir (19-26). Bem perto do fim, uma última aproximação lusa, que esbarrou nos três golos (24-27), deu mais justiça a um jogo mais bem conseguido por parte da Seleção Nacional, que diz adeus à caminhada rumo ao Mundial.

Resultado Final: 24-28
MVP & Top Scorer: Sandra Santiago – 6 golos / 7 remates (86% de eficácia)

José António Silva, timoneiro desta formação, realçou que Portugal não era o favorito a passar esta eliminatória: “Primeiro, algo que é óbvio desde o início, nós não éramos favoritos e veio-se a comprovar que ainda nos falta algum caminho para percorrer, para lutar contra equipas com esta qualidade. São jogadoras muito experientes, profissionais a maior parte delas e, portanto, sabíamos que ia ser uma eliminatória muito difícil. Depois, como é óbvio, há que considerar que a Roménia sentiu que teria a eliminatória controlada, jogou como jogou na Roménia e, portanto, terá dado mais tempo de descanso a uma ou outra atleta, mas não é significativo, creio eu.”

Mas abordou também a qualidade demonstrada pela Seleção Nacional e a aposta no futuro: “Nós estivemos bastante melhor, mais tranquilos, se calhar impulsionados também pelo fator casa, como é evidente. É pena termos falhado algumas situações em termos de organização, principalmente ofensiva e, como é óbvio, também a nossa finalização. Temos um longo caminho para percorrer, mas eu creio que estamos no bom caminho. Há aqui algumas apostas de risco, jogadoras que reúnem, no meu entendimento, as características físicas e antropométricas para jogar a este nível, mas que são muito jovens, algumas estão fora dos seus lugares habituais e isso paga-se, mas é um investimento no futuro que eu creio que em breve dará frutos.”

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
08.04.2023 – 15h00 – Roménia x Portugal, 35-20 (19-12)
12.04.2023 – 20h15 – Portugal x Roménia24-28 (8-13)

O IHF World Championship 2023 vai decorrer entre 30 de novembro e 17 de dezembro deste ano, numa organização conjunta de Dinamarca, Noruega e Suécia.

Patrocinadores Institucionais