Taça de Portugal: FC Porto está na Final Four após vencer ABC UMinho

PUB

Dragões juntam-se a Marítimo Madeira Andebol SAD e Póvoa AC Bodegão CCR nas equipas finalista; SL Benfica – Sporting CP decide última vaga.

O Pavilhão Flávio Sá Leite foi palco do embate entre ABC UMinho e FC Porto – um dos mais esperados desta sexta-feira – e foi mesmo a equipa de Filipe Magalhães a começar com bola, naquele que foi um ataque falhado para os minhotos e Diogo Branquinho acabou por concretizar o 0-1 para os azuis e brancos. Foram precisos cinco minutos para que Vinicios Carvalho assinasse o primeiro golo para os bracarenses, colocando o placar em 1-2 e José Paulo Silva, rapidamente, empatou a partida. Seguiram-se igualdades sucessivas no marcador até que, na conversão de um livre de 7 metros, Jack Thurin coloca o FC Porto com dois golos de vantagem (5-7) perto dos 15 minutos. Apesar dos três golos de vantagem que aconteceram mais tarde, o ABC conseguiu chegar, novamente, à margem mínima, colocando o marcador a 8-9 mas Sebastian Frandsen mostrou-se bastante inspirado e levou Filipe Magalhães a utilizar o seu primeiro time-out perto dos 19 minutos. A paragem no tempo de jogo acabou por não colher frutos, já que os cinco golos de vantagem não tardaram em aparecer (9-14) e, na reta final do primeiro tempo, a formação de Magnus Andersson ainda ampliou a diferença.

Intervalo: 13-18

Na segunda metade, o FC Porto conseguiu-se manter em vantagem até que, perto dos 40 minutos, o ABC UMinho conseguiu reduzir para dois golos de desvantagem (20-22), por duas ocasiões, levando Magnus Andersson a colocar o cartão verde na mesa. A paragem no tempo de jogo surtiu efeito e os azuis e brancos foram aumentando a vantagem no marcador, terminando o encontro com uma vitória esclarecedora, apesar da prestação de Vinicios Carvalho, que com 9 golos, foi o melhor marcador do jogo.

Resultado Final: 26-33

No Funchal, o Marítimo Madeira Andebol SAD recebeu o Boavista FC, e carimbou o acesso à Final Four, após vencer o Boavista FC, por 41-23, após ter saído para o descanso a liderar por cinco golos.

Na Póvoa de Varzim, foi um duelo de grandes emoções, entre Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e CF Os Belenenses, equilibrado durante grande parte do tempo regulamentar, com igualdades sucessivas, apesar de uma vantagem de dois golos da formação de Carlos Nunes durante o primeiro tempo, as formações recolheram aos balneários com uma igualdade a 16. Na segunda metade, a equipa orientada por Jorge Carvalho conseguiu chegar aos dois golos à maior (23-21) e, apesar desta vantagem, o timoneiro dos poveiros colocou mesmo o time-out na mesa. O desenrolar do jogo acabou por sorrir ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR que conseguiu ampliar a vantagem, fechando com uma vitória por 29-25 e acabou por se juntar a FC Porto e Marítimo Madeira Andebol SAD marcando presença na Final Four.

Calendário:
Quartos de Final
07.04.2023 – 15h00 – ABC UMinho x FC Porto, 26-33 (13-18)
07.04.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Boavista FC, 41-23 (20-15)
07.04.2023 – 15h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, 29-25 (16-16)
08.04.2023 – 16h30 – SL Benfica x Sporting CP, BTV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais