Taça FAP: Madeira SAD vence edição inaugural

PUB

Madeirenses ergueram o troféu após derrotarem o SL Benfica na final, por 29-27.

O Pavilhão Municipal da Maia recebeu o embate entre Madeira SAD e SL Benfica, na final da edição inuagural da Taça da Federação de Andebol de Portugal, que iniciou com dois golos da formação de João Alexandre Florêncio, que chegou mesmo ao 2-0. No entanto, de imediato a equipa madeirense conseguiu empatar a partida a 2 golos e, com cinco minutos volvidos, a turma lisboeta encontrava-se, novamente, com dois golos de vantagem (2-4). As comandadas de António Florido conseguiram chegar à margem mínima por diversas ocasiões, uma das quais aos 10 minutos (4-5), no entanto, com três minutos volvidos, o empate acabou por ressurgir e o Madeira SAD passou mesmo para o comando, pela primeira vez no encontro (6-5). A meio do primeiro tempo, nova alternância no marcador, favorável às encarnadas e o equlíbrio passou a ser uma constante até que aos 20 minutos, o SL Benfica conquistou dois golos de vantagem, o que levou a um pedido de time-out, por parte de António Florido. Os três golos de vantagem acabaram por surgir, apesar de nova tentativa de redução, que resultaram apenas em dois golos de diferença, os mesmos com os quais as equipas saíram para o descanso.

Intervalo: 13-15

Na entrada para a segunda metade, foi a formação de João Alexandre Florêncio que começou a marcar, por duas ocasiões, e a resposta madeirense tardou em acontecer e a vantagem de quatro golos mostrou-se rápida de obter (14-18), no entanto, com o desenrolar do encontro, o Madeira SAD acabou por reduzir para dois golos (16-18). Aos 44 minutos, a margem mínima acabou por surgir, com um golo de desvantagem, e o empate acabou mesmo por acontecer, a 19 golos, levando João Alexandre Florêncio a colocar o seu cartão verde na mesa. A paragem no tempo de jogo acabou por não surtir efeito e o Madeira SAD passou mesmo para a liderança, embora de pouca duração, já que as encarnadas empataram de seguida e provocaram nova alternância no marcador, quando faltavam menos de 10 minutos para o final do encontro. Com outros cinco minutos volvidos, as madeirenses voltaram a colocar tudo empatado e passaram para a liderança novamente (24-23), na reta final, os dois golos de vantagem surgiram favoravelmente à insulares (27-25) levando a novo time-out da equipa da Luz. O Madeira SAD conseguiu segurar a vantagem até ao final e acabou por erguer o troféu.

Resultado Final: 29-27

Na entrega de prémios estiveram presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto e Juventude da CM da Maia, Olga Freire, Presidente da Junta Cidade da Maia e Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto.

Final 4
Meias-Finais
15.04.2023 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Madeira SAD, 19-29 (9-13)
15.04.2023 – 17h30 – SL Benfica x Alavarium Love Tiles, 37-23 (17-11)
Final 
16.04.2023 – 17h00 – Madeira SAD x SL Benfica, 29-27 (13-15)

Patrocinadores Institucionais