Campeonato Placard Andebol 1: Clássico das decisões no Dragão Arena

PUB

Embate entre FC Porto e Sporting CP do próximo sábado é o grande destaque da Ronda 23 e pode ter influência nas contas do título; SL Benfica recebe o CF Os Belenenses; Jornada arranca em Santo Tirso, esta sexta-feira.

A quatro jornadas do fim da edição 2022/2023 do Campeonato Placard Andebol 1, as atenções centram-se na parte mais cimeira da tabela, em que o líder, Sporting CP, vai deslocar-se à Cidade Invicta para defrontar o Campeão Nacional e atual segundo classificado, FC Porto, num jogo que é visto como decisivo para as contas finais da prova. Separados por apenas um ponto, e ainda por se jogar um dérbi lisboeta (entre Sporting CP e SL Benfica) agendado para o final do mês de maio, Dragões e Leões lutam pelo mesmo objetivo e só a vitória interessa a ambos os candidatos, sendo que um triunfo leonino aumentará a distância entre os dois para três pontos, enquanto que se o FC Porto festejar diante dos seus adeptos, o Campeonato Placard Andebol 1 ficará a conhecer novo líder.

Três dias depois de FC Porto e Sporting CP ficarem a saber que vão defrontar-se nas Meias Finais da Taça de Portugal, as duas equipas aguardam ansiosamente pelo segundo duelo da temporada entre os dois emblemas: a 27 de novembro, a contar para a 10.ª jornada, houve empate a 29 golos no Pavilhão João Rocha. Após esse jogo, os comandados de Ricardo Costa perderam pontos apenas mais uma vez – duas rondas depois frente ao SL Benfica (27-27), enquanto que a formação azul e branca conta ainda com uma derrota solitária em Águas Santas, na jornada inaugural do campeonato.

Emoção e intensidade são duas palavras que se espera que preencham o Clássico deste sábado no Dragão Arena, que é visto como decisivo, segundo Daymaro Salina, pivô e capitão do FC Porto: “Este é um jogo de título e, se queremos alcançar os nossos objetivos, temos que ganhar. Não pode ser de outra forma. (…) A semana de trabalho tem sido boa e temo-nos preparado bem. O grupo está confiante, como sempre. Cada jogo é para ganhar, mas agora é um clássico e é um jogo que precisamos de ganhar para ficarmos mais perto do nosso principal objetivo. (…) O Sporting tem uma equipa que joga rápido, mas nós também, por isso acredito que vai ser um jogo rápido, com muitas transições. Se calhar não vai ser um jogo muito técnico, pois é um clássico e os clássicos jogam-se mais com o coração.”

Do lado leonino, Ricardo Costa, técnico verde branco assume a ambição de conquistar uma vitória em terreno muito difícil: “Estamos bem e focados num jogo importante para os dois lados, disputado num campo difícil onde poucos conseguem ganhar. Temos a ambição e o desejo, é legítimo acreditar que podemos ganhar. Ao longo destes dois anos, temos feito sempre jogos equilibrados com o FC Porto e este não será diferente. É mais um duelo em que nenhuma das equipas pode jogar mal, porque se não perde. O FC Porto sabe disso e nós também. Temos de estar ao máximo nível, concentrados exclusivamente no que se passa em campo. Se fizermos isso, estaremos mais perto de vencer. O mais importante de tudo somos nós, a nossa resposta e o que somos capazes de fazer. Independentemente do rival, temos confiança no que fazemos e é a isso que nos agarramos.”

A partir das 18h00 deste sábado, a buzina vai soar para o início do Clássico no Dragão Arena, que terá transmissão em direto no Porto Canal e em diferido na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
23ª Jornada
12.05.2023 – 21h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
13.05.2023 – 13h00 – SL Benfica x CF Os Belenenses, BTV / A Bola TV / andeboltv (diferido)
13.05.2023 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Vitória FC, andeboltv
13.05.2023 – 17h00 – ABC UMinho x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
13.05.2023 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, Porto Canal / Sporting TV / andeboltv (diferido)
13.05.2023 – 18h00 – Académico de Viseu FC x Águas Santas Milaneza, andeboltv
13.05.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x FC Gaia Empril, andeboltv

Patrocinadores Institucionais