Campeonato Placard Andebol 1: Penúltima jornada tem Dérbi em Alvalade

PUB

Jogo da Semana opõe Leões e Águias no Pavilhão João Rocha e contas do título podem ficar decididas este sábado; ABC UMinho recebe Marítimo Madeira Andebol SAD em jogo determinante para as aspirações europeias de ambos.

Numa reta final da temporada emocionante, e quando faltam apenas duas jornadas para a despedida do Campeonato Placard Andebol 1, nada melhor do que um Dérbi da capital entre Sporting CP e SL Benfica (18h00), que surge como a principal atração da Ronda 25, para além da receção do FC Porto ao Vitória FC (15h00), por vários motivos. Ora, as contas são simples de se fazer: caso os Dragões derrotem os Sadinos e, mais tarde, os Leões não triunfarem no Dérbi, o título de Campeão Nacional será entregue ao FC Porto já este sábado; qualquer outro cenário que implique a vitória do Sporting CP frente ao SL Benfica, levará as decisões para a derradeira jornada, que acontece no próximo dia 3 de junho.

Nesta altura, o líder FC Porto é perseguido de perto pelo Sporting CP, que tem menos um ponto, enquanto que o SL Benfica encontra-se a quatro dos Dragões e a três do rival da capital. Os encarnados ‘não atiram a toalha ao chão’ na busca pela melhor classificação possível, que é o segundo lugar enquanto que os Leões vão lutar até ao último segundo pelo título de Campeão Nacional, que escapa desde a época 2017/2018. Para cada uma dos emblemas, vencer é obrigatório.

Em antevisão ao Dérbi, Ricardo Costa, treinador do Sporting CP, diz que a equipa quer presentear os seus adeptos com uma vitória no último jogo em casa esta época e que serão os pormenores a fazer a diferença: “Temos de fazer o nosso trabalho. [Chegar ao título] não depende exclusivamente de nós, mas no que depende queremos ganhar um jogo importante. É um dérbi, um jogo a que damos muito valor, e vai ser a última vez que os Sócios nos vão ver no Pavilhão João Rocha este ano. Queremo-nos despedir com uma vitória. (…) Jogo igualado, SL Benfica com uma equipa forte e variantes de ataque. São fortes no colectivo e no individual e vai ser um jogo resolvido nos detalhes. (…) Deixamos o apelo aos Sócios para estarem presentes. Sabem que podem contar com a nossa máxima entrega do primeiro ao último minuto para, se assim conseguirmos, lhes dedicar a vitória.”

Quanto ao SL Benfica, o líder encarnado, Chema Rodriguez, lamenta o facto da sua equipa não estar em posição de discutir o segundo lugar este sábado, mas salienta aquilo que é o objetivo do clube, que passa por ganhar todos os jogos: “As expetativas são as de sempre, vencer cada jogo e o próximo é frente ao Sporting CP. Infelizmente, neste jogo não podemos lutar pelo segundo lugar como gostaríamos, mas vamos dar o nosso melhor para ganhar e dar uma alegria aos nossos adeptos. Vai ser complicado, o Sporting CP tem um sistema de jogo bem definido, com atletas muitos rápidos e com capacidade de remate e finta e é sempre difícil defender atletas com estas valias, mas, se formos capazes de defender bem e de os travar, vamos também impor-lhes muitas dificuldades. Se forem eles a conseguir isso será mais difícil para nós, esperemos que a dinâmica seja favorável para nós. Como já disse anteriormente, somos o SL Benfica, temos de lutar para ganhar todas as partidas e é esse o nosso objetivo. Faltam dois jogos e queremos ganhá-los.”

O Dérbi arranca às 18h00, no Pavilhão João Rocha e contará com transmissão em direto na Sporting TV.

A Ronda 25 arrancou de forma antecipada na passada quarta-feira, em Santo Tirso e terminará este sábado. Entre os restantes jogos, destaca-se a receção do ABC UMinho ao Marítimo Madeira Andebol SAD, dois emblemas que sonham em participar nas competições europeias: em caso de vitória minhota, esse objetivo será alcançado a uma jornada do fim, e só um triunfo dos insulares poderá manter essa ambição viva até ao final.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
25ª Jornada
24.05.2023 – 21h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x FC Gaia Empril30-35 (13-17)
27.05.2023 – 15h00 – CF Os Belenenses x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
27.05.2023 – 15h00 – ABC UMinho x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
27.05.2023 – 15h00 – FC Porto x Vitória FC, Porto Canal / andeboltv (diferido)
27.05.2023 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Águas Santas Milaneza, andeboltv
27.05.2023 – 18h00 – Académico de Viseu FC x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
27.05.2023 – 18h00 – Sporting CP x SL Benfica, Sporting TV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais