Campeonato Placard Andebol 1: Sadinos e Minhotos protagonizam Jogo da Semana

PUB

Reta final da principal competição masculina em Portugal já está em marcha e o destaque maior da Ronda 24 estará em Setúbal, este sábado; Sporting CP recebe CF Os Belenenses; Líder FC Porto tem curta deslocação à Maia.

A três jornadas do fim do Campeonato Placard Andebol 1, a incerteza quanto ao emblema que irá sagrar-se Campeão Nacional é tremenda e, depois da troca na liderança, resultante da vitória do FC Porto no Clássico da ronda passada frente ao Sporting CP, os Dragões querem agora manter-se no topo a todo o custo e vão defrontar o ADA Maia Universidade da Maia, fora de portas, enquanto que a equipa leonina tem encontro marcado com o CF Os Belenenses, que chega a esta partida motivado pelo empate de há uma semana, diante do SL Benfica, que, assim, perdeu forças na busca pelo título. Mas a luta pelo 4.º lugar é também um dos principais motivos de destaque, com Águas Santas Milaneza e ABC UMinho separados apenas por um ponto (54/53) e, nesta 24.ª jornada, os maiatos têm uma oportunidade de consolidar essa mesma posição, ao terem – em teoria – uma tarefa menos exigente do que os minhotos, perseguidores diretos: o Águas Santas Milaneza recebe o GC Santo Tirso Retrotarget, último classificado e já condenado à descida; e o ABC UMinho vai até Setúbal defrontar o Vitória FC, atual 8.º colocado e já com a manutenção garantida. É precisamente no Jogo da Semana entre bracarenses e sadinos que centramos as principais atenções.

Na memória de ambos os emblemas ainda paira o resultado do jogo da primeira volta, no emblemático Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, com desfecho feliz para aos forasteiros: o Vitória FC venceu por 29-36, num duelo em que o alemão Jan Kleineidam assumiu o papel principal ao assinar 10 golos. No entanto, a presença na EHF European League na próxima temporada está perto de ser uma realidade para o ABC UMinho, que faz desse o principal objetivo da temporada e quer assegurá-o o mais rapidamente possível. Em perspetiva, o Pavilhão Antoine Velge irá ser palco de um confronto emotivo entre dois históricos do andebol nacional.

Luís Monteiro, treinador dos sadinos, salienta as principais qualidades do adversário mas diz que a equipa vai procurar repetir a exibição do duelo da primeira volta e voltar a triunfar: “O ABC UMinho apresenta um dos melhores ataques do campeonato, com mais de 30 golos por jogo. Baseia o seu jogo ofensivo na capacidade de finalização da sua primeira linha, com dois jogadores no top-5 dos melhores marcadores da prova. Para além da capacidade individual, apresenta um ataque organizado muito bem construído, com boa relação entre a primeira linha e o pivô, caraterística que faz parte do ADN do clube. Na defesa utiliza normalmente o sistema 5:1, muito forte nas situações de 1×1. Tendo o Vitória FC já garantido a permanência no Campeonato Placard Andebol 1, e com árbitros internacionais a orientar o jogo, acredito que podemos estabilizar o nosso nível exibicional. Vamos procurar fazer uma exibição ao nível do que aconteceu na primeira volta e que nos permitiu vencer no sempre difícil Pavilhão Flávio Sá Leite.”

Já Filipe Magalhães, treinador do ABC UMinho, reforça o curto caminho que falta para a equipa carimbar o passaporte europeu e garante concentração e seriedade por parte dos seus atletas: “Estamos a um passo de garantir os objetivos traçados para esta época, pelo que vamos encarar este jogo com a maior seriedade! Vamos entrar fortes e concentrados para levar de vencido o Vitória FC, que é tem uma equipa com muita qualidade, aguerrida e bem organizada, num pavilhão onde é sempre muito difícil vencer. Acima de tudo, prevejo um jogo bem disputado e um bom espetáculo de andebol.”

O Jogo da Semana está agendado para as 18h00 deste sábado, em Setúbal, e contará com transmissão em direto na andeboltv. À mesma hora realizam-se mais quatro jogos, entre os quais o embate entre Artística de Avanca Bioria e SL Benfica, que será transmitido em direto n’A Bola TV, enquanto que o a receção do Águas Santas Milaneza ao GC Santo Tirso Retrotarget é o único que tem início marcado para as 19h00. A Ronda 24 encerra este domingo, no Funchal, com o embate entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, às 15h00.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
24ª Jornada
20.05.2023 – 18h00 – Sporting CP x CF Os Belenenses, Sporting TV / andebol (diferido)
20.05.2023 – 18h00 – ADA Maia Universidade da Maia x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (em diferido)
20.05.2023 – 18h00 – Vitória FC x ABC UMinho, andeboltv
20.05.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
20.05.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x Académico de Viseu FC, andeboltv
20.05.2023 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
21.05.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv

Patrocinadores Institucionais