EHF BH EURO 2023: Hungria e Alemanha sagram-se Campeãs na Nazaré

Formação magiar e germânica venceram edição de 2023, do Campeonato da Europa, que teve lugar na Nazaré.

Men’s Final

Na primeira final do dia – que opôs Hungria e Alemanha – foram os germânicos a adiantarem-se no marcador mas os equilíbrios acabaram por ser sucessivos até ao 4-4. Por esta altura, os alemães conquistaram, pela primeira vez, quatro pontos de vantagem (4-8), mas Andras John devolveu o empate ao marcador. Após nova igualdade a 10 golos, os magiares conseguiram a cambalhota no marcador e passaram a liderar por 16-10; a Alemanha ainda conseguiu reduzir para dois (18-16) mas já em cima dos segundos finais, dando a vitória do primeiro set aos húngaros.

Set 1: 20-16

Na segunda metade, a Hungria adiantou-se no marcador com um parcial de 6-2 mas, Lars Zelser conseguiu deixar tudo empatado a oito. Seguiram-se empates sucessivos, até que os magiares voltaram a disparar no marcador, criando quatro pontos de vantagem, por Patrik Vizes, e seguraram a vantagem até ao final, conquistando assim a medalha de ouro pela primeira vez na história.

Set 2: 20-18
Resultado Final: 2-0

Women’s Final

No encontro que valia a medalha de ouro – entre Alemanha e Países Baixos – foram as neerlandesas a adiantarem-se no marcador mas seguiram-se empates sucessivos até aos oito pontos. De seguida, Belen Gettwart deu quatro pontos de vantagem às germânicas e, apesar das tentativas de aproximação, o empate só acabou por surgir perto dos 7 minutos, a 12. Voltaram-se a seguir momentos de igualdades sucessivas até que a formação oriunda dos Países Baixos disparou para quatro pontos de vantagem e as germânicas não conseguiram recuperar, com a vitória do primeiro set a pertencer às neerlandesas.

Set 1: 18-20

Na segunda metade, os empates voltaram a ser sucessivos na entrada do jogo, mas Josien van den Hoek acabou por dar quatro pontos de vantagem aos Países Baixos (4-8). Os Países Baixos conseguiram manter a liderança até à passagem dos seis minutos, altura em que Belen Gettwart colocou as germânicas no comando (12-10). As alemãs conseguiram disparar no marcador e criar uma vantagem bastante confortável que lhes permitiu levar o encontro a shoot-out.

Set 2: 20-14

O shoot-out começou em igualdade até que os Países Baixos falharam a oportunidade, por duas ocasiões, e acabaram por dar o título à Alemanha, que se sagrou Bi-Campeã Europeia.

Shoot-out: 7-4
Resultado Final:
2-1

Na cerimónia de entrega de prémios, Mário Bernardes, da Comissão de Andebol de Praia e Juliana Sousa, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal entregaram os prémios de Fair Play à Suíça (Masculino) e Hungria (Feminino). O prémio de Melhor Guarda Redes foi entregue por Marek Goralczyk, da Comissão de Andebol de Praia e Manuel Sequeira, da Câmara Municipal da Nazaré, a Moritz Eberg (Alemanha) e Ditta Vind (Dinamarca). Já o melhor defensor foi entregue por Marco Trespidi, da Comissão de Andebol de Praia da EHF e Juliana Sousa, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal aos dois portugueses, Francisco Santos e Catarina Oliveira. Já o prémio de melhores marcadores, foi entre por Jiri Opava, da Comissão de Andebol de Praia da EHF e Manuel Sequeira, da Câmara Municipal da Nazaré aos espanhóis, Luis Jesus (135 pontos) e Maria Portero (136 pontos). O MVP foi entregue por Gabriel Horváth, Chairman do Andebol de Praia da EHF e Juliana Sousa, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, a Gabriel Conceição e a Asun Batista de Espanha.

As medalhas de bronze foram entregues por Jiri Opava, Membro da Comissão de Andebol de Praia da EHF, Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Marek Goralczyk, Membro da Comissão de Andebol de Praia da EHF, e Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, a Dinamarca (M) e Espanha (F).

A prata foi entregue por Marco Trespidi, Membro da Comissão de Andebol de Praia da EHF, José Manuel Araújo, Secretário Geral do Comité Olímpico de Portugal, Mário Bernardes e Juliana Sousa a Alemanha (M) e Países Baixos (F).

Já as medalhas de ouro foram entregues por Gabriel Horváth, Walter Chicharro, Martin Hausleitner, Secretário Geral da Federação Europeia de Andebol e Pedro Sequeira, e os representantes máximos da EHF entregaram os troféus a Hungria (M) e Alemanha (F).

Patrocinadores Institucionais