Final Four da Taça de Portugal: SL Benfica repete presença na Final

CA Leça revelou-se um difícil obstáculo para as Bi-Campeãs Nacionais, que só chegaram à tranquilidade nos últimos cinco minutos do jogo; Final entre Madeira SAD e SL Benfica está agendada para este domingo, às 17h00.

O SL Benfica, atual detentor do troféu da Taça de Portugal, repetiu o feito alcançado na temporada passada e voltou a alcançar a Final da Prova Rainha, mas teve que suar para derrotar o CA Leça, que apesar de estar de malas feitas para a II Divisão, liderou o marcador durante mais tempo, tendo mesmo atingido a marca dos cinco golos de vantagem. A experiência e resiliência das Bi-Campeãs Nacionais acabaram por pesar no desfecho da segunda Meia Final. Assim foi o filme do jogo:

O golo inaugural pertenceu ao CA Leça, a resposta do SL Benfica chegou em dose dupla (1-2), mas após 10 minutos as dificuldades das Bi-Campeãs Nacionais começaram a ser cada vez mais evidentes e nesse momento o emblema de Leça da Palmeira já tinha agarrado uns inéditos dois golos à maior (8-6).

Perto dos 15 minutos, um 9-7 rapidamente se transformou em igualdade (9-9), mas o CA Leça, de Pedro Borges, não só não permitiu que as encarnadas consumassem a reviravolta, como mudou completamente o cenário e atingiu uns inéditos três golos à maior (12-9), nos três minutos seguintes. 

Perto dos 20 minutos, João Alexandre Florêncio pediu o primeiro time-out do jogo, quando o marcador registava 13-10, depois de vários ataques perdidos pela sua equipa, que ia demonstrando níveis de concentração bem abaixo do habitual. 22 minutos decorridos e nova vantagem inédita, desta vez de quatro golos, para o CA Leça (15-11) e, pouco depois, de cinco (16-11). O CA Leça respirava confiança e ía tirando o melhor partido dos erros das jogadoras do SL Benfica, que pecavam de forma sucessiva na finalização, com a guarda-redes Bárbara Ferreira também em evidência.

Na reta final da primeira parte, o emblema encarnado cresceu ligeiramente, apesar da eficácia continuar a ser escassa, e o intervalo chegou com dois golos a separar as duas equipas.

Intervalo: 17-15

O SL Benfica chegou da paragem mais determinado e assertivo e assinou dois golos sem resposta (17-17), voltando a colocar tudo empatado, mas a resposta do CA Leça deu-se nos mesmos moldes (19-17). Quando placar registava oito minutos após o recomeço, o treinador do SL Benfica levou o cartão verde à mesa (time-out) depois da equipa de Leça da Palmeira voltar a atingir o patamar dos três golos de diferença (21-18).

A paragem fez bem às encarnadas, que em poucos minutos reagiram com três golos sem oposição (21-21) e, desta feita, foi a vez do técnico do CA Leça pedir time-out. No reatar da partida, um ataque perdido pela equipa verde e cinza foi aproveitado por Ana Silva, que voltou a colocar o SL Benfica na dianteira (21-22), algo que já não acontecia desde os primeiros minutos da primeira parte. O CA Leça até conseguiu consumar de novo a reviravolta (23-22), mas o SL Benfica voltou à carga, chegando ao 23-25, aos 46 minutos, num dos poucos momentos em que a formação de Leça da Palmeira cometeu erros sucessivos no ataque.

A inédita margem de dois golos para a equipa Bi-Campeã Nacional foi anulada em cima dos 50 minutos, quando Francinete Carneiro assinou o 26-26, de livre de 7 metros.  Apesar da exibição de excelência da guarda-redes do CA Leça, Bárbara Ferreira, o SL Benfica foi mais assertivo nos últimos cinco minutos de jogo e garantiu a presença na Final da Taça de Portugal, pelo segundo ano consecutivo.

Resultado Final: 31-35

O jogo da Final, entre Madeira SAD e SL Benfica, irá decorrer no domingo, pelas 17h00, com transmissão em direto n’A Bola TV.

As acreditações para a Final Four estão abertas e podem ser feitas AQUI. Os bilhetes são gratuitos e podem ser adquiridos no Pavilhão Municipal da Maia.

Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
27.05.2023 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Madeira SAD18-18 (11-10) 20-21 após prolongamento 
27.05.2023 – 17h30 – CA Leça x SL Benfica31-35 (17-15)
Final
28.05.2023 – 17h00 – Madeira SAD x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais