Seleção Nacional sub-21: Operação Mundial tem ainda mais um paragem na Maia

Novo estágio de cinco dias na cidade da Maia não constava no planeamento mas servirá para consolidar processos defensivos e contará com dois jogos particulares com a seleção de Angola.

A equipa técnica da Seleção Nacional sub-21 divulgou, esta terça-feira, a lista de convocados para o último momento de estágio a realizar na cidade da Maia, antes do Campeonato do Mundo deste ano. O staff liderado por Carlos Martingo optou por adicionar mais cinco dias de trabalho à preparação para aquela que será a última competição ao nível da formação para os atletas da geração vice-Campeã da Europa e em que os principais pontos a incidir serão os processos defensivos. Entre os dias 5 e 9 de junho, sem o Selecionador Nacional a bordo, mas com Nuno Santos a comandar os trabalhos, a Seleção Nacional sub-21 vai realizar sessões de treino bi-diárias no Pavilhão Municipal da Maia, bem como dois jogos de cariz particular com a congénere de Angola.

Conheça a convocatória da Seleção Nacional sub-21 Masculina para o estágio na Maia (05 a 09/06/2023)

Carlos Martingo, Selecionador Nacional sub-21 explica os contornos de mais um momento de trabalho, que não fazia parte dos planos inicialmente estipulados, mas que será importante, principalmente para a consolidação dos processos defensivos:

“Este estágio não estava previsto no planeamento, no entanto, devido ao escasso tempo de preparação optámos por realizá-lo. Por esse mesmo motivo – constrangimentos de calendário – quem estará a orientar a Seleção Nacional sub-21 Masculina na primeira fase será o coordenador Nuno Santos, com quem estamos em contacto direto e, como tal, perfeitamente sintonizados com o trabalho a executar. Também teremos algumas ausências na lista de habituais convocados devido aos compromissos nos respetivos clubes e uma baixa por lesão de Gabriel Cavalcanti, que irá falhar o Campeonato do Mundo. Este será um estágio de início de preparação para o Mundial 2023 onde os principais aspetos a tratar serão as tarefas defensivas e aproveitaremos também a presença da seleção angolana em solo nacional, [também presente no Campeonato do Mundo], para realizarmos dois jogos de treino com esta congénere.”

O objetivo da formação será sempre preparar os atletas para o futuro ao nível da Seleção Nacional A Masculina e fornecer-lhes ferramentas para que se integrem da melhor forma no trabalho da mesma, tal como é exemplo a presença recente de vários atletas das camadas jovens no EHF Euro 2024 Qualifiers. Martim Costa e Francisco Costa, que por mérito próprio já entraram nesse patamar tendo estado presentes no IHF World Championship 2023, estarão ausentes do próximo Campeonato do Mundo de sub-21. A Seleção Nacional sub-21, sem abdicar de ambição desportiva, continuará a visar potenciar jovens atletas para esta transição.

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship vai decorrer entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia.

Patrocinadores Institucionais