Chegou a hora de todas as decisões e o Campeonato Placard Andebol 1 2022/2023 terá o seu final este sábado. Em cima da mesa estão ainda várias contas por fazer, desde logo, a mais importante, com FC Porto na melhor posição para revalidar o título de Campeão Nacional e a matemática é simples: um empate do FC Porto no terreno do Marítimo Madeira Andebol SAD é suficiente para que a festa se faça em tons de azul e branco, uma vez que os Dragões têm vantagem no confronto direto com o Sporting CP. Os Leões não pretendem desarmar mas, como o emblema da Invicta depende apenas de si próprio para atingir a glória, o máximo que os Leões podem fazer é vencer na deslocação ao campo do ADA Maia Universidade da Maia (transmissão em direto na A Bola TV) e esperar por uma surpresa na Madeira. Nesta altura, o FC Porto lidera o Campeonato Placard Andebol 1 com 72 pontos, mais um do que o Sporting CP e já ultrapassaram a barreira dos 900 golos na competição, assegurando o melhor ataque.
Em antevisão ao duelo entre Dragões e Insulares, o capitão portista, Daymaro Salina, está confiante de que o objetivo do título será alcançado mas pede máxima seriedade para defrontar o adversário que, a jogar em casa, dificulta ainda mais a tarefa: “Este é um daqueles jogos que se joga com o coração, pois queremos muito ganhar o campeonato. O melhor é que tudo depende de nós e penso que vamos conseguir o título. (…) O grupo está bem e confiante. O Marítimo é uma equipa cheia de bons jogadores e jogar na Madeira é sempre mais difícil, mas temos trabalhado bem, estamos preparados e focados para ir lá com a máxima seriedade e regressar a casa com a vitória. (…) Temos de entrar focados, pois todos sabemos que é o jogo do título e foi para isto que trabalhámos a época toda. Todo o grupo está bem e todos sabemos o que temos de fazer. Vamos com tudo. Temos de estar unidos do princípio ao fim.”
Do lado contrário, Paulo Fidalgo, treinador do Marítimo Madeira Andebol SAD – que se encontra na 7.ª posição com 50 pontos – espera que a sua equipa possa proporcionar um bom espetáculo dentro de campo e competir de igual para igual com os Campeões Nacionais: “Chegámos à última jornada do campeonato e existe ainda a indefinição de quem é que vai ser o Campeão Nacional. Aquilo que nós iremos fazer dentro de campo é honrar o nosso campeonato e a competitividade que existe no andebol português. Iremos tentar proporcionar um jogo competitivo, respeitando imenso a verdade desportiva e quer FC Porto, quer Sporting CP, merecem de nós a maior consideração. Por isso, iremos, de forma empenhada, procurar ter um bom espetáculo e que o Marítimo possa fazer um jogo positivo e ser competitivo perante uma equipa que tem outros argumentos e que precisa de fazer um bom resultado para ser Campeã Nacional. Aquilo que temos que fazer é simplesmente fazer um jogo nas nossas melhores capacidades.”
Tal como todos os jogos da 26.ª e última jornada, o duelo entre Marítimo Madeira Andebol SAD e FC Porto arranca às 18h00 e terá transmissão em direto no Porto Canal.
Outro dos jogos em destaque vai decorrer na cidade da Maia, em que o ABC UMinho – após ter garantido presença nas provas europeias da próxima temporada – quer encerrar a temporada em beleza e garantir o 4.º lugar e, para isso, basta à equipa minhota empatar no terreno do também já europeu Águas Santas Milaneza, face à vitória no jogo da primeira volta, em Braga (26-25). O jogo entre minhotos e maiatos contará com transmissão em direto na andeboltv.
No que toca à parte inferior da tabela, o GC Santo Tirso Retrotarget – que já não tem hipóteses de evitar a descida direta – vai despedir-se da I Divisão frente à Artística de Avanca Bioria, equipa que tem já um lugar reservado na Liguilha, para tentar manter-se no topo do andebol nacional. O Académico de Viseu FC tem como principal objetivo juntar-se aos avancanenses, para ter uma última oportunidade de garantir a manutenção e o cenário é o seguinte: a equipa de Viseu vai defrontar o SL Benfica e em caso de vitória ou empate na Luz, a presença na Liguilha ficará garantida; em caso de derrota frente aos encarnados, o Académico de Viseu FC terá que esperar que o ADA Maia Universidade da Maia não vença na receção ao Sporting CP. Para o emblema maiato, qualquer desfecho que não seja a conquista dos três pontos, significará a descida direta à II Divisão.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
26ª Jornada
03.06.2023 – 18h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
03.06.2023 – 18h00 – Vitória FC x CF Os Belenenses, andeboltv
03.06.2023 – 18h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido)
03.06.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
03.06.2023 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
03.06.2023 – 18h00 – SL Benfica x Académico de Viseu FC, BTV / andeboltv (diferido)
03.06.2023 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x ABC UMinho, andeboltv