Seleção Nacional sub-19: Derrota na abertura do Torneio 4 Nações em solo francês

Comandadas de José António Silva defrontaram a Espanha no jogo inaugural do torneio de preparação para o W19 EHF Euro 2023, em Meudon-la-Forêt, e perderam por 31-27; Alemanha será o próximo adversário.

No jogo de estreia no Torneio 4 Nações, que junta as Seleções Nacionais sub-19 de Portugal, França, Alemanha e Espanha em Meudon-la-Forêt, a equipa lusa perdeu frente à formação do país vizinho por 31-27. O torneio, que decorre até ao dia 24 de junho, serve de preparação para o W19 EHF Euro 2023, que esta agendado para os dias 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. O próximo desafio de Portugal é já esta sexta-feira, diante da Alemanha e o duelo de encerramento será frente à organizadora, França, ambos às 17h30 – hora portuguesa. O evento não conta com transmissão em direto.

No duelo ibérico, Portugal até esteve a vencer por uma curta margem na primeira metade, mas sentiu algumas dificuldades no ataque durante a maior parte do tempo e concretizou uma quantidade elevada de faltas técnicas, que perturbou a eficácia lusa, frente a uma seleção espanhola que raramente optava por correr riscos. Ao nível defensivo, a Seleção Nacional sub-19 apresentou um nível satisfatório, pese embora alguns golos sofridos de contra-ataque. Os primeiros 30 minutos foram, no entanto, equilibrados e ao intervalo, a Espanha vencia por 16-14.

Na segunda parte, e depois de ter retificado alguns detalhes, Portugal chegou ao empate aos 52 minutos mas, nunca conseguiu estabilizar o seu jogo e, na sequência de alguns momentos de pouca eficácia, acabou por permitir que a Espanha alargasse a margem até ao soar da buzina. Resultado final: 31-27. Todas as jogadoras portuguesas foram a jogo e o destaque maior recaiu em Naíde Gonçalves e Sofia Ferreira, ambas com sete golos marcados e ainda para a guardiã Matilde Rosa, autora de seis defesas.

José António Silva desvalorizou o resultado final e refere que Portugal assumiu riscos, no sentido de melhorar e consolidar os processos do jogo coletivo: “Cumprimos aquilo que tínhamos definido, dando tempo de jogo a todas as atletas, ensaiámos algumas soluções que precisam de ser aprimoradas porque, de facto, não conseguimos ter uma boa prestação em termos ofensivos. Vamos continuar a tentar consolidar o nosso modelo de jogo, criar a nossa identidade, mesmo assumindo alguns riscos. Nas sequência dessa ideia, sabemos que, em determinadas fases de jogo, as coisas podem não nos correr bem no que diz respeito ao resultado final, mas estamos aqui para aprender, para melhorar os nossos processos e, fundamentalmente, dar oportunidade a todas as atletas e testá-las em campo para percebermos aquilo que elas nos podem dar. Desse ponto de vista cumprimos os objetivos de todos, infelizmente não conseguimos fazer um bom jogo, particularmente do ponto de vista ofensivo, com muitos erros no ataque e isso comprometeu o desfecho do jogo, que, não sendo esse o objetivo prioritário, é sempre um objetivo.”

Esta sexta-feira é a vez de Portugal defrontar a Alemanha, às 17h30 – hora portuguesa. Sobre este próximo desafio em solo francês, o Selecionador Nacional sub-19 salienta o poderio físico que caracteriza a jogadora alemã, e que é transversal a outras seleções europeias: “Apesar de termos nesta geração uma equipa bastante alta, face àquilo que é hábito em Portugal, quando comparamos as três seleções aqui presentes, ficamos a perceber que ainda temos que investir muito em jogadoras com outro porte físico e, fundamentalmente, no trabalho da condição física, que ainda ficamos muito atrás destas equipas. Em relação ao jogo com a Alemanha, vamos ter um jogo difícil porque elas são muito altas e pesadas e vamos certamente sentir dificuldades, diferentes das que sentimos hoje, mas vamos continuar fiéis àquilo que são os nossos objetivos: criar a nossa identidade de jogo, manter a possibilidade de toda a gente jogar e, naturalmente, lutar pelo resultado, como é óbvio.”

Torneio 4 Nações – Meudon-la-Forêt
Calendário:
22.06.2023 – 17h30 – Espanha x Portugal, 31-27 (16-14)
23.06.2023 – 17h30 – Portugal x Alemanha
24.06.2023 – 17h30 – Portugal x França

Patrocinadores Institucionais