Seleção Nacional sub-21: Triunfo de Portugal no primeiro teste particular com Angola

Nuno Santos orientou a equipa lusa no primeiro de dois jogos de preparação para o Campeonato do Mundo deste ano contra a seleção africana, na cidade da Maia; Segundo jogo está agendado para esta quinta-feira, às 17h30.

7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, Miguel Oliveira, João Gomes, Bernardo Pêgas e Nuno Queirós.

A Seleção Nacional sub-21 Masculina derrotou a congénere de Angola, esta terça-feira, no primeiro de dois jogos de cariz particular, que servem de preparação final para o Campeonato do Mundo da geração, que vai arrancar já no próximo dia 20 de junho, na Alemanha e Grécia. Sem o Selecionador Nacional, Carlos Martingo, presente neste último estágio da equipa lusa, foi Nuno Santos quem liderou as tropas neste primeiro duelo com Angola, que Portugal venceu por 29-35 e assim será no próximo, que esta agendado para esta quinta-feira, às 17h30, também no Pavilhão Municipal da Maia.

Recorde-se que as Seleções Nacional sub-21 de Portugal e Angola vão ambas marcar presença no IHF Men’s Junior U21 World Championship: a equipa das Quinas vai disputar o Grupo C, juntamente com Brasil, Kuwait e Costa Rica; enquanto que os africanos estão inseridos no Grupo D com Espanha, Ilhas Faroé e Japão.

No que diz respeito ao duelo lusófono desta terça-feira, o guarda-redes Diogo Rêma Marques foi protagonista nas duas primeira iniciativas angolanas e Portugal vencia por 2-3 aos 7 minutos. Nesse período inicial, a seleção africana sentiu dificuldades em encontrar sucesso no ataque mas a equipa das Quinas não aproveitou as sucessivas oportunidades para dilatar a vantagem e, por isso, a baixa eficácia era denominador comum. Aos nove minutos apareceu a primeira vantagem de dois golos para Portugal (2-4) a pouco depois os motores começaram a aquecer e uma inédita margem de cinco golos (5-10) fez com que aparecesse o primeiro time-out, pedido pelo selecionador angolano.

Seguiu-se um curto período de parada e resposta após a paragem até que, a nove minutos do intervalo, Portugal beneficiou de duas situações de superioridade numérica, praticamente seguidas, mas não aproveitou para colocar a vantagem em patamares mais elevados; Pelo contrário, os angolanos resistiram e já de igual para igual, encurtaram a margem para dois golos (12-14). O intervalo chegou pouco depois.

Intervalo: 14-17

Nuno Santos foi fazendo uma rotação nas opções durante a primeira parte e a segunda começou com Portugal a apresentar praticamente a mesma equipa que iniciou a partida, à exceção do guarda-redes Tiago Ferreira, e com um parcial de 0-2 (14-19). Angola perdeu força nas rápidas ações ofensivas que havia apresentado na primeira metade e permitiu um crescimento de Portugal, que apenas foi travado por um time-out angolano, quando o marcador já ditava 16-24, aos 40 minutos. Depois de ter atingido uma margem segura de oito golos, os atletas portugueses foram gerindo o ritmo do jogo e, apesar da vantagem ter oscilado, nunca esteve em risco e a vitória sorriu a Portugal.

Resultado Final: 29-35

Jogos de Preparação
Calendário
06.06.2023 – 17h30 – Angola x Portugal, 29-35 (14-17)
08.06.2023 – 17h30 – Portugal x Angola, andeboltv

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship vai decorrer entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia.

Patrocinadores Institucionais