Encontro Nacional de Minis: Viana do Castelo despede-se de 700 atletas

Chegou ao fim o evento que contou com a participação de 32 clubes que coloriram as ruas da Cidade Europeia do Desporto durante quatro dias.

Viana do Castelo despediu-se dos 700 atletas que coloriram a Cidade Europeia do Desporto de 29 de junho a 2 de julho. No dia de encerramento, houve ainda espaço para 32 jogos realizados nos quatro pavilhões que foram palco do Encontro Nacional Masculino e Feminino de Minis, Bambis e Manitas: Pavilhão do Atlântico, Pavilhão David Freitas, Pavilhão do Seminário e Pavilhão de Monserrate.

Num evento onde não existe competição e onde o mais importante é os mais jovens desfrutarem da modalidade que escolheram, prevaleceram todos os momentos de convívio e entretenimento entre todos os envolvidos. Na Cerimónia de Encerramento foram distinguidos dois clubes pelo Fair Play, com um dos prémios a seguir para o Clube de Andebol de São Félix da Marinha entregue pela mão de Duarte Jorge Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Afife, e a segunda distinção acabou por ficar no município local, com o prémio a pertencer à Associação Desportiva Afifense, entregue pela mão do Presidente do clube, Carlos Sampaio.

Todos os clubes e equipas presentes receberam o seu prémio de participação e se despediram de Viana do Castelo com a alegria que caracterizou o evento durante os quatro dias. Os prémios foram entregues por Ricardo Rego, Vereador para o Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, por Bernardo Novo, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, por Manuel Moreira, Presidente da Associação de Andebol de Braga, por Duarte Jorge Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Afife e por Carlos Sampaio, Presidente da Associação Desportiva Afifense.

Ricardo Rego – Vereador para o Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo – não poupou nos elogios e destacou a importância para a Cidade Europeia do Desporto receber o Encontro Nacional de Minis: “Foi uma experiência muito positiva. Agradecer à Federação de Andebol de Portugal por acreditar em Viana e nos desafiar, porque superou todas as expectativas até do Município pela dinâmica, pela alegria em competição. Portanto estamos disponíveis para colaborar com a Federação de Andebol de Portugal naquilo que é a dinamização da modalidade aqui no Concelho em todas as iniciativas como esta.”

Já Bernardo Novo – Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal – salientou a importância deste tipo de eventos, principalmente para promover a paixão destes jovens pela nossa modalidade: “É muito importante sobretudo promover a vontade de continuarem na modalidade. Acho que tivemos quatro dias fantásticos, com muito envolvimento dos clubes, dos dirigentes, dos treinadores, dos pais – hoje tivemos uma bancada repleta de pais que vieram ver os seus filhos. Para nós é importante que eles [atletas] queiram voltar na próxima temporada e continuar a praticar andebol. É por isto que organizamos este tipo de eventos, muito mais do que pela vertente competitiva, a vertente da experiência e da motivação.”

Patrocinadores Institucionais