O Município de Vila Real preparou, à semelhança de anos anteriores, um programa diversificado de atividades para celebrar o 98º aniversário de elevação de Vila Real a cidade. O ponto alto das celebrações foi a Sessão Solene que decorreu na tarde desta quinta-feira, no Teatro Municipal, e que visa atribuir distinções honoríficas a Cidadãos, Empresas e Instituições que, de alguma forma, são credores desse gesto de reconhecimento por parte da cidade. Leonel Fernandes, ponta-esquerda de 25 anos, internacional por Portugal com passagens por todas as seleções jovens e já com 33 internacionalizações pela Seleção Nacional A, recebeu a medalha de Mérito Municipal, grau de Prata.
Na Sessão Solene estiveram ainda presentes João Gaspar, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real e Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
Leonel Fernandes nasceu em Vila Real a 12 de março de 1998 e iniciou-se cedo no Andebol com 9 anos, no ADA Maia ISMAI. Aos 11 anos já havia tido a primeira chamada à Seleção Regional do Porto. Ao longo do seu percurso, o internacional português esteve presente no 4.º lugar conquistado no Campeonato da Europa de sub-18 em 2019 e, no ano seguinte, repetiu a classificação ao serviço dos sub-19 no Campeonato do Mundo. Enquanto sénior, Leonel Fernandes estreou-se na Seleção Nacional A em 2020, pela qual já disputou um Europeu (2022), um Mundial (2021) e o histórico Torneio pré-Olímpico, sendo já presença recorrente entre os Heróis do Mar nas grandes competições.
A nível de clubes, o jovem de 25 anos já conta no seu palmares com quatro Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, todos os troféus conquistados ao serviço do FC Porto. Ainda com a camisola dos Dragões, o ponta-esquerda conta também com a medalha de bronze da EHF Cup – atual EHF European League – conquistada em 2018/19 em Kiel.
Fotografia © Nuno Costa