Seleção Nacional sub-19: Portugal sofre derrota com Espanha

Chegou ao fim o último momento de preparação dos comandados de Nuno Santos antes da partida para o IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023, que terá lugar na Croácia de 2 a 13 de agosto.

Os comandados de Nuno Santos seguem a preparação para o IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023 – que vai ter lugar na Croácia – e durante o fim-de-semana marcaram presença em terras espanholas para disputar um Torneio Triangular organizado pelo país vizinho. Depois de um estágio em Fafe, seguiu-se novo momento de preparação em Setúbal antes da comitiva lusa viajar para Ciudad Real – palco do Torneio Triangular – onde Portugal defrontou e somou uma derrota diante da Hungria e, este domingo, o adversário foi a Espanha.

7 inicial: Deniz Gunes, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Filipe Monteiro, José Ferreira e António Machado

Portugal entrou em jogo novamente com o sistema defensivo 5:1 – à semelhança do que havia acontecido no primeiro tempo de jogo com a Hungria – e, apesar do primeiro golo do encontro pertencer à seleção espanhola, os lusos reagiram com Nuno Oliveira a assinar a primeira vantagem dos comandados de Nuno Santos.

O jogo seguiu num ritmo acelerado, primeiro por parte dos espanhóis que conseguiram concretizar um parcial de 3-0 e reconquistar o comando do marcador; no entanto houve o volte face, com os lusos a tirar proveito da eficácia defensiva para concretizar quatro golos consecutivos. À passagem do minuto 11, Tiago Sousa assistiu Tomás Teixeira para a primeira vantagem de dois (6-8).

A Seleção de Espanha tirou proveito de um período de dupla superioridade numérica para igualar o encontro (10-10) mas, já com todos os elementos em campo, Nuno Oliveira devolveu a vantagem de dois a Portugal (12-14).

Dada a superioridade lusa nos primeiros 20 minutos, o técnico espanhol deu uso ao seu primeiro time-out. Apesar da paragem técnica e de novo período de superioridade numérica a favor dos espanhóis, a assertividade defensiva lusa permitiu aos portugueses alcançar nova maior vantagem (12-16).

Nos dez minutos finais da primeira parte, já com praticamente todos os jogadores lusos a terem dado o seu contributo, Portugal – à semelhança do que havia acontecido com a Hungria – alterou o seu sistema defensivo para 6:0. Os espanhóis conseguiram reduzir, fruto de alguns erros não forçados (16-17), o que levou Nuno Santos a levar o cartão verde à mesa. Em cima do apito final dos primeiros 30 minutos, Espanha conseguiu reclamar para si a liderança – que não acontecia desde o 6-5 – e saiu em vantagem para o descanso.

Intervalo: 19-18

Na entrada para o segundo tempo a formação espanhola recorreu ao 7×6 para tentar ultrapassar a defesa lusa, mas os portugueses – a defender 6:0 – foram tendo sucesso e, com cinco minutos decorridos do segundo tempo, Tiago Sousa devolveu a vantagem a Portugal (21-22).

Espanha respondeu de feição e reconquistou dois golos de vantagem (24-22) à passagem do minuto 40. Portugal ia acusando mais dificuldades para ultrapassar a defesa espanhola e viu a seleção do país vizinho alcançar, pela primeira vez, três golos à maior (27-24) à entrada dos últimos 15 minutos.

Os comandados de Nuno Santos seguiram com dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza e os espanhóis conseguiram concretizar vários golos em transição que rapidamente se refletiram numa diferença de sete (33-25), ainda com oito minutos por jogar. Até final, a Seleção Nacional de Espanha conseguiu gerir a vantagem conquistada e garantir o segundo triunfo do Torneio Triangular.

Resultado Final: 39-30

Nuno Santos, Selecionador Nacional, destacou a melhoria na performance dos seus jogadores – em termos temporais comparativamente ao jogo com a Hungria – mas também reforçou aquilo que os seus comandados têm que corrigir: “Jogámos bem na primeira parte, mas nos momentos chave não conseguimos ter o controlo do jogo: a cinco minutos do fim da primeira parte estamos a ganhar por três e vamos para o intervalo a perder por um. Na segunda parte também acho que entrámos razoavelmente bem, ainda conseguimos estar no jogo até aos 42/43 minutos e depois perdemos o controlo do jogo. Em 17/18 minutos criaram uma decalagem no resultado que tem muito a ver com entregas de bola através de erros não forçados da nossa parte. E depois na defesa, sofremos essencialmente golos de contra-ataque e dos 9 metros nestes minutos finais. Apesar de tudo, penso que conseguimos prolongar um bocadinho o nível de jogo em termos temporais, mas não deu.”

Portugal termina assim o seu último momento de preparação antes de seguir para o IHF Men’s Youth (U19) World Championship 2023, que tem lugar na Croácia de 2 a 13 de agosto. Portugal está inserido no Grupo A, onde terá como adversários a seleção anfitriã Croácia, Ruanda e Argélia, na Fase de Grupos.

Torneio Triangular
Calendário:
21.07.2023 – 19h00 – Espanha x Hungria, 31-28 (13-15)
22.07.2023 – 19h00 – Hungria x Portugal, 43-37 (22-19)
23.07.2023 – 19h00 – Espanha x Portugal, 39-30 (19-18)

Patrocinadores Institucionais