25.º Torneio Internacional de Viseu: SL Benfica e FC Porto perdem na estreia

Encarnados perderam com o Telekom Veszprém HC, por 23-37, no jogo inaugural no Pavilhão Cidade de Viseu; Dragões arrancaram também com uma derrota diante do Bjerringbro-Silkeborg Håndbold, por 28-40; Sporting CP estreia-se este sábado.

Esta sexta-feira, marcou o arranque oficial do 25.º Torneio Internacional de Viseu – Feira de S. Mateus ’23, que concentra naquela região a elite do andebol nacional, bem como alguns emblemas consagrados do panorama internacional. SL Benfica e FC Porto foram a jogo no dia inaugural e ambos sofreram uma derrota, frente aos húngaros do Telekom Veszprém HC e aos dinamarqueses do Bjerringbro-Silkeborg Håndbold, respetivamente. Este sábado, Águias e Dragões voltam a entrar em campo, no dia em que o Sporting CP fará a sua estreia na competição, tal como o emblema espanhol do BM Torrelavega.

O segundo dia vai abrir com um duelo de Andebol em Cadeira de Rodas entre Portugal e Espanha, referente ao II Troféu Internacional Vida, naquele que será o primeiro de dois duelos ibéricos presentes nesta prova. A transmissão ficará a cargo do Porto Canal, no sábado, e da andeboltv, no domingo.

SL Benfica x Telekom Veszprém HC

Encarnados e húngaros protagonizaram o jogo inaugural do torneio, no Pavilhão Cidade de Viseu e o início de jogo foi bastante equilibrado, com as duas equipas separadas pela margem mínima durante cerca de nove minutos, altura em que o Telekom Veszprém HC conseguiu ganhar mais conforto e concretizou um parcial de 0-4, para chegar a uns inéditos quatro golos de vantagem (3-7), aos 11 minutos. Perto dos 20 minutos, o crónico campeão da Hungria, orientado pela antiga lenda dos 40×20, o sérvio Momir Ilić, dilatou a margem para seis golos (6-12), depois de mais um período de parada e resposta. Até ao intervalo, o SL Benfica ainda viu a distância ser aumentada para oito golos.

Intervalo: 12-20

Os respetivos reforços para a nova época das duas equipas foram a jogo e o novo treinador encarnado, o espanhol Jota González, de 51 anos, apostou no sistema 7×6 no arranque da segunda metade, mas a organização defensiva do Telekom Veszprém HC condicionava a recuperação do SL Benfica, que aos 34 minutos perdia por 10 golos (13-23). O jogo estabilizou, com a vantagem húngara a sofrer pequenas oscilações mas sem nunca ser posta em causa até que na reta final, o SL Benfica voltou a permitir que o adversário alcançasse patamares inéditos e fechasse as contas com uma triunfo contundente.

O próximo compromisso do SL Benfica em Viseu será esta sexta-feira, às 17h30, frente aos espanhóis do BM Torrelavega (transmissão em direto na BTV e na andeboltv), logo após o jogo entre o Telekom Veszprém HC e o FC Porto, que arranca às 15h30 e que poderá ser acompanhado em direto no Porto Canal.

Resultado Final: 23-37

FC Porto x Bjerringbro-Silkeborg Håndbold

No segundo e último jogo do dia, o Campeão Nacional media forças com o 3.º classificado da última edição do campeonato dinamarquês, e liderou até aos seis minutos, até que o Bjerringbro-Silkeborg Håndbold consumou a reviravolta (2-3) e atingiu pela primeira vez a dianteira. Decorridos 10 minutos e os afora comandados de Carlos Resende, viram-se a perder por dois golos (4-6), apesar do jovem guarda-redes Francisco Fontes ter mostrado serviço. Pouco depois, o empate até voltou a surgir mas com uma defesa pouco agressiva, o FC Porto concedeu um parcial de 0-3, que permitiu ao Bjerringbro-Silkeborg Håndbold atingir três golos de vantagem (6-9), com as responsabilidades a recaírem também no experiente guardião Johan Sjöstrand.

Os Dragões apostatam num sistema defensivo mais profundo para tentar travar a fluidez no ataque contrário, mas a formação nórdica mostrava um nível superior, com poucos erros cometidos ofensivamente e foi conseguindo dilatar a vantagem de forma gradual, até aos oito golos, que prevaleceram ao intervalo.

Intervalo: 13-21

Já na segunda metade, o emblema dinamarquês precisou de sete minutos para atingir a vantagem redonda de 10 golos (17-27) e continuava a mostrar capacidade de adaptação face às dificuldades que os atletas do FC Porto íam tentando colocar na busca pela recuperação, que não se avizinhava fácil. A juntar ao sucesso ofensivo e defensivo, um dos principais fatores que contribuíram para o domínio do Bjerringbro-Silkeborg Håndbold passava pela baliza, uma vez que o jovem Mikkel Løvkvist, deu continuidade à exibição de luxo protagonizada pelo veterano Johan Sjöstrand, nos segundos trinta minutos. Carlos Resende lançou caras novas na etapa complementar, ao passo que o emblema da Dinamarca manteve-se fiel às opções iniciais até perto do final.

Segue-se o Telekom Veszprém HC no caminho do FC Porto em Viseu, para o jogo de despedida, ao passo que o Bjerringbro-Silkeborg Håndbold vai defrontar o Sporting CP, este sábado, às 19h30 (transmissão em direto na Speoting CP e na andeboltv), na estreia da equipa leonina no torneio.

Resultado Final: 28-40

25º Torneio Internacional de Viseu
Calendário:
18.08.2023 – 19h00 – SL Benfica x Telekom Veszprém HC23-37 (12-20)
18.08.2023 – 21h00 – FC Porto x Bjerringbro-Silkeborg Håndbold28-40 (13-21) 
19.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha (ACR), Porto Canal
19.08.2023 – 15h30 – Telekom Veszprém HC x FC Porto, Porto Canal
19.08.2023 – 17h30 – SL Benfica x BM Torrelavega, BTV / andeboltv
19.08.2023 – 19h30 – Bjerringbro-Silkeborg Håndbold x Sporting CP, Sporting TV / andeboltv
20.08.2023 – 14h00 – Portugal x Espanha (ACR), andeboltv
20.08.2023 – 15h30 – BM Torrelavega x Sporting CP, Sporting TV / andeboltv

Patrocinadores Institucionais