W17 EHF Euro 2023: Campanha lusa arranca esta quinta-feira

Seleção Nacional sub-17 tem encontro marcado com a Dinamarca, no primeiro desafio do Campeonato da Europa a decorrer em Podgorica, Montenegro, de 3 a 13 de agosto.

O arranque oficial do W17 EHF Euro 2023 está agendado para esta quinta-feira, que decorre em Podgorica, Montenegro, de 3 a 13 de agosto. A Seleção Nacional sub-17 está inserida no Grupo C juntamente com Dinamarca, Noruega e Países Baixos. Depois do último momento de preparação em São Pedro do Sul (17 a 22 de julho) as comandadas de Sandra Fernandes estão prontas para a derradeira competição. A técnica lusa tem boas memórias no leme de gerações sub-17, pois é Sandra Fernandes quem detém a melhor classificação portuguesa em Campeonatos da Europa, com o 4.º lugar conquistado em 2013.

A Dinamarca, primeiro adversário de Portugal nesta caminhada europeia (quinta-feira às 17h00), é uma seleção habituada a medalhas – desde 2005 conta com três ouros, uma prata e um bronze em Campeonatos da Europa, sendo que a última participação foi em 2019, onde as nórdicas terminaram na quarta posição, ao passo que Portugal foi 13.º. Curiosamente, o primeiro duelo do Europeu de 2019 foi entre Dinamarca e Portugal, tendo as lusas sorrido por 21-24.

Já a Noruega, que tem encontro marcado com a seleção das quinas na próxima sexta-feira às 19h15, soma duas medalhas de prata e um bronze em Campeonatos da Europa de sub-17, tendo ocupado a sexta posição na última edição. O último encontro entre lusas e norueguesas foi em 2021, com a vitória a pertencer às nórdicas (31-25).

Os Países Baixos – último adversário da Seleção Nacional sub-17 (domingo às 14h45) – é a seleção do Grupo C menos habituada às Fases Finais de Campeonatos da Europa, tendo vencido o EHF Championship em 2021 na Geórgia e, em 2019 – edição em que Portugal terminou em 13.º – as neerlandesas ocuparam a 15.ª e penúltima posição.

Sandra Fernandes, selecionadora nacional, aponta ao top-10 europeu mas prefere pensar jogo a jogo: “Apesar de o sorteio não nos ter sido muito favorável, vamos disputar este Europeu com a máxima ambição, tentando alcançar a melhor classificação possível. Não vale a pena fazer muita futurologia. Vamos pensar jogo a jogo, querendo sempre vencer, sabendo que pela frente teremos adversários muito fortes e que tem estado em diversos torneios de preparação, ao contrário da nossa equipa. Isso poderá ser um grande handicap, mas não vai servir de desculpa, para nos batermos da melhor forma possível, frente a seleções que por norma estão sempre entre as melhores classificadas. Vamos dar o máximo em cada jogo e as contas em termos de classificação, só se fazem no final. Claro que o sonho era ficar entre as 10 melhores equipas, sendo certo que será uma tarefa bem complicada. Sem uma pontinha de sorte, também nada se alcança. Vamos à luta com as armas que temos e com muita vontade de fazer bons jogos e surpreender.”

Sobre os adversários, a técnica lusa não poupou nos elogios e reforçou o desgaste que as suas comandadas vão enfrentar nos três encontros: “A Dinamarca venceu várias competições deste escalão. Este facto, fala por si só, sobre o trabalho feito nestas idades, onde já se pratica um andebol de excelente nível, sendo uma equipa forte fisicamente e bastante rápida. A Noruega está na linha da Dinamarca, sendo também um eterno candidato aos primeiros lugares nestas competições. É de igual modo uma equipa que pratica um andebol rápido e com bastante poderio físico. Os Países Baixos, são um conjunto equilibrado, com boas jogadoras em termos técnicos, e ao nível físico, são também poderosas. Serão três jogos muito desgastantes em termos físicos.”

W17 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, EHFtv
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, EHFtv
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, EHFtv

Patrocinadores Institucionais