W17 EHF Euro 2023: Portugal volta a conhecer o sabor da derrota

Comandadas de Sandra Fernandes deram uma boa réplica mas acabaram por capitular frente à Noruega.

A Seleção Nacional sub-17 Feminina voltou a sair derrotada no Campeonato da Europa, que decorre de de 3 a 13 de agosto, em Podgorica, no Montenegro, após não ter conseguido vencer o outro conjunto nórdico do grupo no dia anterior. Formação de Sandra Fernandes continua assim na última posição do Grupo e precisa de uma combinação de resultados favorável para chegar ao Main Round. Portugal volta a entrar em campo no domingo, para enfrentar o conjunto neerlandês, pelas 14h45, com transmissão na EHFtv.

7 Inicial: Joana Candeias, Giovana Moniz, Clementine Silva, Miriam Martins, Maria Cortes, Mariana Rodrigues e Maria Pinto

No SC Moraca, em Podgorica – Montenegro, foi a Noruega a inaugurar o marcador mas seguiram-se igualdades sucessivas até aos dois golos. Por esta altura, as nórdicas conseguiram dois golos à maior (2-4), mas Miriam Martins acabou por encostar. Com 10 minutos volvidos, Maria Cortes tinha conseguido restabelecer o empate a 5 golos mas, Line Strand-Larsen voltou a reclamar para as nórdicas o comando da partida. De seguida, em seis minutos, as norueguesas conseguiram chegar aos três golos à maior (6-9), levando Sandra Fernandes a utilizar o seu primeiro time-out. Giovana Moniz conseguiu marcar na reentrada mas o encontro seguiu em parada e resposta e as norueguesas foram mantendo os três golos de vantagem. No entanto, perto do final da primeira metade, Ada Alstad consegue colocar a diferença em quatro mas, reduzida ao cair do pano, novamente por Giovana Moniz.

Intervalo: 13-16

Na entrada para o segundo tempo, Elina Kostenko conseguiu encostar o resultado a dois (14-16) mas as norueguesas responderam em dobro, com Mali Halldorsson a colocar a vantagem em quatro golos à maior. Portugal voltou a recuperar a diferença e, à passagem dos 40 minutos, Maria Pinto conseguiu mesmo chegar à margem mínima (21-22) mas o conjunto nórdico respondeu em dose dupla e voltou a fugir no marcador. As comandadas de Sandra Fernandes mostravam-se irredutíveis na procura de um resultado positivo e Maria Pinto voltou a encostar à margem mínima (24-25), com apenas oito minutos volvidos. No entanto, na reta final do encontro, a Noruega mostrou mais ímpeto e acabou por vencer o encontro, que se traduziu na segunda derrota consecutiva para a Seleção Nacional, nesta edição do Campeonato da Europa, apesar do contributo de Giovana Moniz, com nove golos neste encontro.

Resultado Final: 27-31
MVP & Top Scorer: Giovana Moniz – 9 golos (75% de eficácia)

Sandra Fernandes, treinadora da Seleção Nacional de sub-17, analisou este embate com a Noruega: “Não conseguimos começar bem a partida, à semelhança do primeiro jogo. A pouco e pouco fomo-nos libertando da ansiedade e melhorando ao nível ofensivo e defensivo, infelizmente, não conseguimos marcar em algumas situações decisivas. Lutámos sempre, criando dificuldades ao ataque da Noruega, mas sempre que estivemos perto no marcador para poder empatar ou passar para a frente, não conseguimos dar esse passo. Parabéns às minhas jogadoras pelo empenho, que foi fantástico mas não o suficiente. Esta partida já é passado. Vamos ter um dia de descanso e preparar o encontro frente aos Países Baixos, que tal como prevíamos, é uma seleção com argumentos e que está na luta pelo acesso aos lugares cimeiros. Uma palavra de agradecimento aos muitos apoiantes portugueses que estiveram no pavilhão!”

Portugal volta a entrar em campo, este domingo, frente aos Países Baixos e precisa de uma combinação favorável para passar à próxima fase, pode acompanhar este embate na EHFtv, pelas 14h45.

W17 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, 27-31 (13-16)
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, EHFtv

Patrocinadores Institucionais