W17 EHF Euro 2023: Roménia e Macedónia do Norte são os próximos adversários

Seleção Nacional sub-17 tem agora o 9.º lugar como melhor classificação possível e os próximos dois duelos serão decisivos para as lusas ficarem mais perto do novo objetivo; Duelo com as romenas agendado para as 14h45 desta terça-feira – hora portuguesa.

Após falhada a passagem ao Main Round do Campeonato da Europa, apesar do triunfo diante dos Países Baixos na última jornada do Grupo C, há agora novos objetivos para a Seleção Nacional sub-17 Feminina, que passam pela conquista do 9.º lugar, a melhor classificação possível nesta altura da competição. Seguem-se dois duelos com a Roménia e Macedónia do Norte, referentes ao Grupo IV do Intermediate Round, em que caso a equipa lusa consiga ser feliz, entrará na disputa final do 9-12 lugares.

Sandra Fernandes, líder da formação das Quinas, garante que a primeira vitória na prova deu ânimo às atletas para encarar os próximos desafios com máxima seriedade e confiança para triunfar: “Infelizmente não conseguimos o apuramento para o Main Round, apesar de termos vencido os Países Baixos. Mas o triunfo alcançado deu-nos mais alento para os próximos jogos, transmitindo também confiança no trabalho que temos vindo desenvolver. Sabemos que esta competição não será fácil, mas acreditamos que é possível vencer nas próximas partidas.”

O Grupo IV do Intermediate Round é composto por Roménia e Noruega (ambas com 2 pontos arrecadados), Portugal e Macedónia do Norte, que partem com zero pontos. As seleções que terminarem nas duas primeiras posições do grupo passarão à fase da disputa pelo 9-12 lugares, juntamente com as congéneres que fizerem o mesmo no Grupo III: Chéquia, Suécia, Suiça e Islândia.

A Selecionadora Nacional antevê dois desafios de extrema dificuldade mas deixa a garantia de que ninguém vai virar a cara à luta: “Uma vez mais, na Ronda Intermédia, vamos defrontar uma equipa que esteve à beira da qualificação para o grupo dos oito primeiros classificados, como foi o caso da Roménia que, por norma, disputa os lugares cimeiros dos Europeus. A equipa romena é constituída por jogadoras muito altas e boas rematadoras. Teremos de travar duelos onde no peso e na estatura, ficamos nitidamente aquém. A Macedónia do Norte é um opositor que também não será fácil. Teremos de estar no nosso melhor para poder alcançar dois triunfos. Não vamos baixar os braços e vamos à luta como temos vindo a fazer até agora. Teremos que estar muito concentradas ao nível defensivo. Ofensivamente, teremos que criar desequilíbrios que nos permitam ter boas situações de remate.”

Os jogos com a Roménia e a Macedónia do Norte estão agendados para terça-feira e quarta-feira, respetivamente. O primeiro tem apito inicial marcado para as 14h45 e o segundo, para as 12h15 (horas portuguesas).

Calendário – W17 EHF Euro 2023
Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, 27-31 (13-16)
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, 22-21 (9-14)
Intermediate Round – Grupo IV
08.08.2023 – 14h45 – Roménia x Portugal, EHFtv
09.08.2023 – 12h30 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFtv

O W17 EHF Euro 2023 decorre em Montenegro, de 3 a 13 de agosto, e as transmissões decorrerão através da EHFtv.

Patrocinadores Institucionais