EHF Euro 2024 Qualifiers: Primeiro estágio decorre em Leiria com atletas que jogam em Portugal

Convocatória alargada divulgada esta quinta-feira por José António Silva contempla 21 nomes de atletas que atuam na maior prova nacional de clubes; Países Baixos e Chéquia são os primeiros adversários no presente mês de outubro.

A presença histórica no Campeonato da Europa do próximo ano é o grande objetivo da Seleção Nacional A Feminina que, a partir do próximo dia 3 de outubro, começa uma nova era. Países Baixos, Chéquia e Finlândia lutam pelo mesmo objetivo no Grupo 3 dos Qualifiers mas apenas duas seleções vão seguir em frente (mais os quatro melhores terceiros). Esta quinta-feira, José António Silva divulgou a lista alargada de atletas convocadas para o primeiro estágio da nova época 2023/24, que vai decorrer em Leiria – de 3 a 8 de outubro – e que conta apenas com nomes que figuram no Campeonato 1ª Divisão Feminina, algo que tem vindo a ser prática corrente. Entre as convocadas, destacam-se várias jovens promessas do nosso andebol que brilharam, por exemplo, ao mais alto nível no Europeu de sub-19 deste ano, no qual Portugal alcançou a melhor classificação de sempre: o 4.º lugar, na Roménia. Para muitas atletas, este será o primeiro contacto com a Seleção Nacional A Feminina.

Após cinco dias de trabalho, o líder máximo da Seleção Nacional terá a difícil tarefa de excluir vários nomes da convocatória para permitir a entrada de atletas mais consagradas que atuam no estrangeiro e que são já peças fundamentais no seio da Seleção Nacional. A convocatória final para atacar os primeiros jogos do Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers será será tornada pública após o final deste primeiro estágio.

Portugal inicia a qualificação para o Europeu do próximo no próximo dia 12 de outubro, frente à seleção dos Países Baixos, na cidade neerlandesa de Almere e, três dias mais tarde, diante da Chéquia, em Paredes.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para o Estágio em Leiria (03/10 a 08/10)

José António Silva começa por explicar os contornos da primeira fase de preparação para os dois jogos iniciais da qualificação: “Vamos começar a disputar o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 e o nosso trabalho de campo vai começar na próxima semana. Como habitualmente, é sempre muito difícil preparar a equipa, já que as atletas que jogam fora do país têm jogos no fim-de-semana de 7 e 8 e por isso, antes da competição, temos apenas dois dias de treino com a equipa completa. Para contornar um pouco essa dificuldade, vamos iniciar o estágio mais cedo com as atletas que estão no nosso campeonato. O objectivo fundamental para esta primeira semana (3 a 7 de outubro), passa por criar uma estrutura base da equipa na qual as atletas que chegam a partir do dia 8 se integrarão. Paralelamente vamos dar continuidade ao trabalho com as mais jovens promovendo a sua integração na equipa e observar outras para que eventualmente venham a ser consideradas como opção. Esta semana de trabalho é, assim, muito importante para a preparação dos jogos de apuramento que se perspectivam muito difíceis.”

Em jeito de análise aos primeiros adversários que Portugal vai defrontar, o Selecionador Nacional salienta a experiência contrária e revela que esta confiante que, no final, a evolução da equipa vai dar frutos: “De facto, Países Baixos e República Checa são adversários de valor e que têm muita experiência ao nível das melhores competições, o que as coloca em vantagem relativamente à nossa equipa. Estão em momentos diferentes, já que os Países Baixos continuam a ser uma equipa que aspira aos lugares cimeiros do andebol, enquanto a República Checa está numa fase de crescendo como o comprovam os últimos jogos que fizeram. Pela nossa parte, fizemos o nosso ‘trabalho de casa’ e estamos ansiosos por começar o trabalho de campo. Acreditamos que podemos fazer evoluir a equipa e em breve esperamos obter resultados positivos deste trabalho. Para isso temos contado com a dedicação das atletas e a colaboração de todos. Esperamos poder contar com o apoio de toda a comunidade do andebol, para que possamos concretizar com resultados ainda mais positivos a evolução que temos vindo a demonstrar.”

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 3
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, RTP2
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro do próximo ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã em título, Noruega.

Patrocinadores Institucionais