EHF European Cup: Quatro formações lusas lutam na Europa

Colégio de Gaia Toyota, Madeira SAD, SIR 1º de Maio ADA CJB e SL Benfica ficarão a conhecer o seu destino na EHF European Cup este fim de semana.

A terceira maior prova europeia de clubes vê a Ronda 2 terminar este fim de semana e das cinco formações portuguesas que garantiram um lugar na competição, apenas quatro poderão seguir para a Ronda 3 – pois a ADA São Pedro do Sul viu a sua caminhada terminar no passado domingo depois de perder a eliminatória, pela margem mínima, frente ao Armada Praxis Yalikavaspor. Com a missão de seguir em representação da bandeira lusa nos palcos europeus seguem: Colégio de Gaia Toyota, Madeira SAD, SIR 1º de Maio ADA CJB e SL Benfica.

Colégio de Gaia Toyota x IBV Vestmannaeyjar

A primeira formação portuguesa a entrar em campo é o Colégio de Gaia Toyota, que vai receber os dois encontros da Ronda 2 da EHF European Cup no seu pavilhão e conta com transmissão em direto e exclusivo na andeboltv, esta sexta-feira pelas 19h30 e sábado pelas 18h00. As gaienses, que terminaram o Campeonato 1ª Divisão Feminina na quinta posição, alcançaram um lugar nos palcos europeus devido ao pedido de downgrade feito pelo SL Benfica – recusando o lugar na EHF European League – o que conferiu mais uma vaga europeia para Portugal, ocupada pela formação de Vila Nova de Gaia.

As gaienses, Campeãs Nacionais em 2016/2017 e 2018/2019, Vencedoras da Taça de Portugal nos mesmos anos e Vencedoras da Supertaça em 2019, pisaram pela última vez um palco europeu na época 2020/2021 – onde foram afastadas pelas espanholas do BM Remudas nos Dezasseis Avos de Final da EHF European Cup. Três anos depois, a formação orientada por Paula Marisa Castro tem um grande desafio, frente ao IBV da Islândia, que na última época participou na terceira maior competição europeia de clubes, de onde foi afastada pelo Madeira SAD, depois de um resultado acumulado de 52-47.

O Colégio de Gaia Toyota atingirá, esta sexta-feira, a marca dos 80 jogos europeus e segue motivado para alcançar a Ronda 3, apesar de todas as dificuldades que espera encontrar, segundo palavras da sua técnica: “Estamos um pouco na expectativa mas preparadas para tentarmos passar a eliminatória. O andebol islandês é próprio da grande região dos países nórdicos, donos de um andebol feminino dos melhores do mundo, tecnicamente evoluído e com apresentação de elevados argumentos físicos (altura, peso e envergadura), pelo que temos consciência das grandes dificuldades que iremos ter pela frente. Tentaremos fazer do apoio do nosso público, da onda de confiança que atravessamos com os resultados positivos que temos tido no Campeonato, da habitual dedicação das nossas jogadoras, aliados à coesão defensiva e às transições rápidas, armas para as ultrapassar o IBV. Além disso, vamos atingir nesta eliminatória o degrau dos 80 jogos europeus já realizados pelo clube na sua longa carreira na I Divisão Nacional, e gostaríamos de comemorar o feito com uma vitória que, para o longo esforço do nosso Clube estudantil, seria uma magnífica prenda.”

Poderá acompanhar os desafios das gaienses na Ronda 2 da EHF European Cup na íntegra na andeboltv ou em Vila Nova de Gaia esta sexta-feira pelas 19h30 e no sábado às 18h00.

SIR 1º de Maio ADA CJB x KHF Istogu

O SIR 1º de Maio ADA CJB, que terminou o Campeonato 1ª Divisão Feminina 2022/2023 na quarta posição, garantiu um lugar entre as melhores da Europa e, contrariamente às gaienses, vai disputar a Ronda 2 na totalidade fora de portas. O adversário é o KHF Istogu do Kosovo que, ao contrário das marinhenses, repete a participação do ano transato onde acabaram por ser afastadas pelo WHC Cair-Skopje na primeira eliminatória da competição.

Maria Pereira, uma das atletas mais experientes a envergar as cores do SIR 1º de Maio ADA CJB, lançou a eliminatória e afirmou que, apesar do pouco conhecimento sobre o adversário, a equipa está motivada e quer fazer um bom resultado em solo kosovar: “Jogar competições europeias é sempre algo diferente e motivante. Temos uma deslocação difícil, principalmente pela viagem e também por termos pouca informação sobre a equipa que vamos defrontar. Sabemos que têm algumas estrangeiras e que são as campeãs em título. Nós temos ambição de fazer um bom resultado. Vamos jogar a eliminatória no sábado e no domingo, por isso é decisivo entrarmos concentradas e não nos deixar levar pelo cansaço da viagem.”

Madeira SAD x MGA Fivers

O Madeira SAD, vice-Campeão Nacional e atual detentor da Taça FAP, segue para a terceira época consecutiva na EHF European Cup onde melhorar o registo da temporada anterior é objetivo das insulares. A formação orientada por António Florido desde 2020, terminou a sua prestação nos Quartos de Final da EHF European Cup 2022/2023 tendo sido afastada – pela margem mínima (51-50) no somatório dos dois encontros – pelo Atlético Guardés, orientado, na altura, por Ana Seabra, que contava no seu plantel com as internacionais Ana Carolina Silva, Patrícia Lima e Sandra Santiago.

O primeiro adversário desta época é o MGA Fivers da Áustria e o fator casa pode ser um pilar importante para que o Madeira SAD triunfe e siga para a Ronda 3. A formação austríaca regressa este ano aos palcos europeus, depois da última participação na EHF European Cup ter sido em 2008/2009.

O técnico madeirense, António Florido, afirma que a vontade do clube insular é igualar ou melhorar a prestação da época anterior – tendo sido a formação lusa a chegar mais longe na prova – e, para isso, é necessário ultrapassar a turma austríaca: “Vamos dar início à nossa participação nas competições europeias este ano, prova que queremos igualar ou melhorar a prestação do ano passado. Vamos defrontar uma equipa com uma transição ofensiva forte, com atletas bem constituídas fisicamente. A nossa equipa não está na máxima força, temos algumas atletas lesionadas, mas temos trabalhado bem, o grupo está coeso e queremos vencer. Jogar os dois jogos no Pavilhão do Funchal, com muito público será uma grande ajuda para passarmos esta eliminatória.”

Poderá acompanhar os jogos das insulares na Ronda 2 da EHF European Cup na íntegra na andeboltv ou no Funchal este sábado pelas 17h00 e no domingo igualmente às 17h00.

SC Witasek Ferlach x SL Benfica

As Campeãs Nacionais que abdicaram do direito de participação na EHF European League, garantido depois da conquista do título na época passada, figuram, por essa razão, pelo segundo ano consecutivo na EHF European Cup. A formação encarnada parte em vantagem para a Áustria, depois de ter vencido o SC Witasek Ferlach no jogo da primeira mão por 12 golos de diferença e está mais perto de garantir presença na Ronda 3. Na época transata, as Águias caíram nos Oitavos de Final da EHF European Cup frente ao Konyaalti BSK da Turquia, que se viria a sagrar Campeão.

Para encerrar a Ronda 2 em grande, João Florêncio – técnico das encarnadas – espera conseguir triunfar e deixa uma ressalva sobre a vantagem que levam para a Áustria: “Vamos jogar fora, num contexto desconhecido. O [SC Witasek] Ferlach é uma equipa forte, está em primeiro lugar no Campeonato austríaco. (…) Temos de tentar disputar o jogo, e depois sim, se chegarmos ao intervalo na frente, a eliminatória estará decidida, mas, até lá, não vamos descansar, porque é uma grande responsabilidade participarmos nesta competição e queremos muito passar à 3.ª Ronda.”

Para triunfar, o grupo das Águias tem três estratégias que João Florêncio explicou: “Temos o ‘rumo aos títulos’, que é a forma como jogamos. Depois temos uma forma mais audaz e agressiva de jogar, à qual chamamos ‘carrega, Benfica’, pois é uma forma de arriscar tudo. E temos também a forma de controlar o jogo. Só vamos entrar nesse modo se a vitória estiver completamente segura. Neste momento, está muito bem encaminhada, mas não está definida.”

EHF European Cup – Ronda 2
1.ª Mão
23.09.2023 – 15h00 – Armada Praxis Yalikavakspor x ADA São Pedro do Sul23-27 (14-13)
23.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x SC Witasek Ferlach, 41-29 (23-9)
29.09.2023 – 19h30 – Colégio de Gaia Toyota x IBV Vestmannaeyjar, andeboltv
30.09.2023 – 18h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x KHF Istogu
30.09.2023 – 18h00 – Madeira SAD x MGA Fivers, andeboltv
2.ª Mão
24.09.2023 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Armada Praxis Yalikavakspor, 25-30 (12-13)
30.09.2023 – 18h00 – SC Witasek Ferlach x SL Benfica
30.09.2023 – 18h00 – IBV Vestmannaeyjar x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
01.10.2023 – 17h00 – KHF Istogu x SIR 1º de Maio ADA CJB
01.10.2023 – 17h00 – MGA Fivers x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais