Supertaça Ibérica Feminina 2023: SL Benfica disputará medalha de bronze com Madeira SAD

Formação encarnada foi afastada na meia-final frente ao Super Amara Bera Bera e o terceiro lugar será 100% português.

A segunda meia-final do dia – entre Super Amara Bera Bera e SL Benfica – terminou com uma final da primeira edição da Supercopa Ibérica totalmente espanhola, já que no outro encontro do dia, também o Madeira SAD saiu derrotado frente ao Costa del Sol Málaga.

Augusto Silva, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal esteve presente na cerimónia protocolar de boas-vindas à nova competição, organizada pela Federação de Andebol de Portugal e pela Real Federación Española de Balonmano, que acontece no País Basco.

A segunda meia-final do dia começou com ataques falhados de parte a parte até que as espanholas inauguraram o marcador com um parcial de dois golos, pela mão de Lyndie Tchaptchet até que Ana Bolzan marcou para as portuguesas, quebrando um ciclo de dificuldades no ataque. Após largos minutos onde as guarda-redes das duas formações brilharam, seguiram-se empates sucessivos, sem que nenhuma equipa conseguisse disparar no marcador, e à passagem dos 15 minutos o mesmo marcava 5-5. Mihaela Minciuna deu a primeira vantagem às portuguesas, forçando o time-out por parte do técnico espanhol, Imanol Arruti, mas quem saiu melhor foi a formação encarnada, que passou para dois golos de diferença. O segundo classificado da Liga Guerreras Iberdrola 2022/2023 – Super Amara Bera Bera – conseguiu reduzir e chegou mesmo ao empate pela mão de Marie Louis, obrigando João Florêncio a levar o cartão verde à mesa. As espanholas acabaram por passar para o comando e com três golos à maior (13-10) foram mantendo o controlo do encontro até à recolha aos balneários.

Intervalo: 17-14

Na entrada para a segunda metade, foram as espanholas a começar a marcar, dilatando a vantagem para quatro golos (18-14) e, posteriormente, para cinco; O SL Benfica ainda mostrou sinais de retoma reduzindo, por diversas ocasiões para três golos, mas acabou por não ter argumentos para reverter o rumo do encontro, até que Ana Bolzan impulsionada pela guardiã Isabela Ferrarin, reduziu para três golos de diferença (31-28). Houve ainda direito a time-out mas quem saiu melhor do mesmo foram as espanholas que acabaram por marcar. Viktoriya Borshchenko foi a melhor marcadora, do encontro que deixou o SL Benfica fora da final, com 7 golos.

Resultado Final: 33-28

Pode consultar os boletins dos jogos da I Supertaça Ibérica Feminina, AQUI.

I Supertaça Ibérica Feminina 2023
Calendário (hora portuguesa):
08.09.2023 – 17h00 – Costa del Sol Málaga x Madeira SAD, 30-27 (15-15)
08.09.2023 – 19h00 – SL Benfica x Super Amara Bera Bera, 33-28 (17-14)
09.09.2023 – 17h30 – Madeira SAD x SL Benfica, andeboltv
09.09.2023 – 20h00 – Costa del Sol Málaga x Super Amara Bera Bera, andeboltv

Patrocinadores Institucionais