As Supertaças de Andebol e Futsal Feminino foram, esta tarde, apresentadas em Castelo Branco, nos Paços do Concelho, em cerimónia conduzida por Leopoldo Rodrigues, Presidente do Município e que contou com a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Pedro Dias, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, assim como, Ildeu Correia, Presidente da Associação de Andebol de Castelo Branco.
Na intervenção inaugural, Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, mostrou-se bastante orgulhoso por receber no seu município esta prova no género feminino: “Será a segunda vez que este evento se realiza em territórios mais próximos de Espanha, a primeira edição teve lugar em Viseu, há dois anos, agora, esta mesma edição tem lugar aqui, em Castelo Branco, no Pavilhão Municipal. Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, lançou-nos o desafio para que este evento viesse a acontecer aqui e desde essa altura até ao presente temos vindo a trabalhar no sentido de concretizar este objetivo. Será um bom momento para a promoção do desporto, do andebol e futsal, e será um bom momento também no sentido de divulgarmos aquilo que é a prática do futsal e do andebol no feminino. Estas são, efetivamente finais, femininas e é com muito agrado que Castelo Branco aqui recebe as atletas, equipas técnicas, os simpatizantes e os associados dos clubes e intervenientes, e também todos aqueles que nos acompanham nomeadamente a comunicação social. Queria reiterar os agradecimentos à Federação de Andebol de Portugal e também à Federação Portuguesa de Futsal por esta parceria, por esta presença, e através da realização destas finais podermos também mostrar aquilo que Castelo Branco tem para oferecer.”
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, tomou a palavra de seguida, realçando três aspetos fundamentais na realização deste evento: “O primeiro é a valorização do desporto no Feminino, a Federação de Andebol de Portugal, certamente, como todos reconhecerão, tem feito aqui também um trabalho importante de valorização da participação e da presença da prática desportiva no feminino. Em segundo lugar, temos tentado tornar o país cada vez mais pequeno, levando excelente Andebol, quer feminino, quer masculino, a várias regiões do país; as crianças e os jovens de Castelo Branco ou de outra região qualquer devem ter a mesma igualdade de oportunidades para ver Andebol, para além de praticar, do que crianças em regiões maiores. Por último, este trabalho de parceria entre a Federação de Andebol de Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol, que já tem alguns anos, quer de partilha de eventos, quer de transmissões de andebol no Canal 11, quer na área da formação, é um conjunto de iniciativas que temos vindo a fazer conjuntamente em prol do desporto. Queria aqui deixar um agradecimento especial ao Presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que também agarrou com as duas mãos estes dois eventos porque Castelo Branco é uma cidade amiga do desporto.” – terminou.
Por fim, Pedro Dias, Diretor da Federação Portuguesa de Futsal, abordou a descentralização de eventos desportivos de grande nível e a parceria com a Federação de Andebol de Portugal: “Registei duas notas nas palavras de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, uma relacionada com a parceria e outra com a cooperação. São duas notas muito particulares e que pegam muito bem naquilo que tem sido o trabalho do município de Castelo Branco, quer com a nossa Associação de Futebol do Castelo Branco, quer com a Federação Portuguesa de Futebol. Um município muito ativo naquilo que são as questões relacionadas com os elementos desportivos, os eventos são uma parte visível, mas temos muitas outras coisas onde temos trabalhado. E, naturalmente, a Federação de Antebol de Portugal – que é um parceiro muito ativo da Federação Portuguesa de Futebol – somos instituições de utilidade pública que têm grande responsabilidade nos elementos desportivos. E, naturalmente, que estas iniciativas de organização de eventos desportivos conjuntos visam, entre outras questões, servir de veículos de promoção da prática desportiva. A sua realização em territórios de baixa densidade populacional tem sido uma prioridade da Federação Portuguesa de Futebol e dos seus parceiros, neste caso, a Federação de Andebol Portugal, temos tentado descentralizar a organização destes eventos desportivos, porque é muito importante para promovermos a prática desportiva noutros locais.”
De relembrar que as Supertaças Femininas de Andebol e Futsal têm lugar no dia 17 de setembro, pelas 11h00, com a realização da final do futsal entre SL Benfica e GCR Nun’Álvares e, pelas 16h00, terá lugar a final do andebol, entre SL Benfica e Madeira SAD, ambas no Pavilhão Municipal de Castelo Branco.
Cada pessoa poderá levantar 2 bilhetes para o jogo de Futsal e 2 bilhetes para o jogo de Andebol, nos seguintes pontos de distribuição:
AF Castelo Branco
Cruz Montalvão, nº.17 R/Chão Esq., 6000-050 Castelo Branco
Horário: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00| Segunda a sexta-feira
Cine-Teatro de Castelo Branco
Av. Gen. Humberto Delgado 99, 6000-081 Castelo Branco
Horário: 14h00 às 19h00 | Terça-feira a sábado
Casa do Benfica de Castelo Branco
Quinta Dr. Beirão 15 N.º 9 R/C Esq., Loja 2, 6000-140 Castelo Branco
Horário: 14h00 às 20h00 | Segunda-feira a sábado
Pavilhão Municipal de Castelo Branco
Dia 16.09.2023 das 09h00 às 12h00 e 14h30 às 18h00
Calendário
Supertaças Femininas de Andebol e Futsal
17.09.2023 – 11h00 – SL Benfica x GCR Nun’Álvares
17.09.2023 – 16h00 – SL Benfica x Madeira SAD