Campeonato 1ª Divisão Feminina: Líder Colégio de Gaia Toyota com teste de fogo no Funchal

Gaienses são a única equipa que ainda só venceu desde o início da competição e enfrentam o Madeira SAD, que também ainda não perdeu; SL Benfica recebe SIR 1º de Maio ADA CJB; Ronda 6 encerra com duelo entre Juve Lis e CJ Almeida Garrett.

A 6.ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina tem reservado um ‘sempre interessante’ duelo entre Madeira SAD e Colégio de Gaia Toyota, que dá o mote para o início de uma ronda envolta em grande expetativa. O CDE Gil Eanes (8.º – quatro jogos realizados) recebe o ARC Alpendorada Heavy OJP (10.º) que, em cinco partidas disputadas, perdeu todos e tenta reerguer-se nesta fase inicial da temporada; O ABC UMinho (2.º) que venceu três jogos em cinco realizados, não pretende sair dos lugares cimeiros e tem um duro teste frente à ADA São Pedro do Sul (5.º), que tem menos um jogo e apenas menos um ponto.

O Campeão Nacional, SL Benfica (3.º) vai receber o SIR 1º de Maio ADA CJB (6.º). As encarnadas têm menos um jogo e ainda não perderam, pelo que vêem com bons olhos uma subida na tabela em caso de vitória. A fechar a jornada, o a Juve Lis (9.º) que também perdeu os cinco jogos até agora disputados tem pela frente uma tarefa complicada frente ao CJ Almeida Garrett (4.º), a ‘equipa sensação’ do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que já venceu três jogos, perdeu apenas dois e das formações que já realizaram cinco jogos é aquela que apresenta a melhor defesa.

Madeira SAD – Colégio de Gaia Toyota

Sem precisar de introduções pomposas, este é um daqueles duelos que, independentemente dos momentos que cada uma das equipas apresente, será sempre acompanhado de uma carga emotiva elevada, face ao estatuto que Madeira SAD e Colégio de Gaia Toyota já solidificaram no panorama do andebol feminino em Portugal. Nesta fase do Campeonato 1ª Divisão Feminina, as Gaienses ocupam a liderança da tabela com um dos melhores arranques dos últimos anos: quatro vitórias em quatro jogos. Já as insulares, que são a única formação que tem apenas três jogos disputados até ao momento, estão no 7.º posto, com duas vitórias e um empate. Sem conhecer o amargo sabor da derrota e com o objetivo de o atrasar o máximo possível, ou mesmo evitá-lo, os dois emblemas vão medir forças no Funchal, este sábado, a partir das 16h15.

Em antevisão a um dos duelos mais esperados da temporada, António Florido, treinador do Madeira SAD garante que a vitória é o único desfecho que interessa às insulares. O apoio dos adeptos, a concentração e a competência poderão ser determinantes para que os três pontos fiquem no Funchal: “A nossa prioridade é a vitória. Estamos cientes da qualidade do Colégio de Gaia Toyota, mas a equipa está confiante, motivada e comprometida em vencer este jogo. O Colégio de Gaia Toyota é o líder do campeonato e a única equipa que ainda não perdeu pontos. Será um jogo com elevado grau de dificuldade, mas a minha equipa quer chegar rapidamente aos lugares cimeiros da classificação e, para isso, sabemos que temos que fazer um jogo muito competente em termos ofensivos para ultrapassar a defesa contrária e, a nível defensivo, a equipa terá que estar concentrada, com garra e muito combativa para anular as individualidades e o coletivo do adversário. Temos algumas atletas com problemas físicos, mas o grupo está unido e focado no objetivo delineado no início da época. Esperamos que o público seja o oitavo jogador da nossa equipa, enchendo o pavilhão.”

Do outro lado, a ponta-esquerda e internacional portuguesa, Carolina Monteiro, não esconde as crónicas dificuldades que cada equipa sente em jogar no Funchal contra um dos candidatos ao título e garante que, para poder concretizar o desejo de vencer, é necessário estar no nível máximo: “Sabemos de antemão que jogar na Madeira é sempre um teste difícil, mas temos trabalhado e analisado o nosso adversário de forma a estarmos preparadas da melhor maneira possível. Contra um forte candidato ao título, temos consciência que é fundamental apresentarmo-nos ao nosso melhor nível e evitar cometer erros nas fases mais fulcrais do jogo. Estamos numa boa fase, motivadas e confiantes em como podemos trazer os três pontos para casa e continuarmos a lutar pelos lugares cimeiros da tabela.”

A andeboltv transmite em direto todos os jogos da Ronda 6 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, incluíndo o Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, que tem início às 16h15.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 6ª Jornada
28.10.2023 – 16h15 – Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
28.10.2023 – 17h00 – CDE Gil Eanes x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
28.10.2023 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x ABC UMinho, andeboltv
28.10.2023 – 17h00 – SL Benfica x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
28.10.2023 – 17h15 – Juve Lis x CJ Almeida Garrett, andeboltv

Patrocinadores Institucionais