A Jornada 6, que arrancou na passada quarta-feira em Avanca com o SL Benfica a levar a melhor sobre a Artística de Avanca Bioria, viu esta terça-feira o FC Porto deslocar-se ao terreno do Águas Santas Milaneza onde, na época passada, os maiatos haviam sorrido e festejado a vitória frente aos Campeões Nacionais. Com a missão de fazer diferente, os agora comandados de Carlos Resende entraram a marcar, mas a resposta da turma de Ricardo Moreira foi sendo constante, com os ataques a serem mais efetivos que as defesas.
O capitão dos azuis e brancos, Daymaro Salina, bisou e concluiu um parcial de 0-3 – com o FC Porto a tirar proveito de um período de maior assertividade defensiva, com a ajuda de Nikola Mitrevski – dobrando o marcador (3-6) a favor dos Dragões. Manuel Lima quebrou o jejum de golos maiatos, mas António Areia ampliou a vantagem dos Campeões Nacionais (4-8). Alexandre Magalhães foi a jogo para dar boa conta de si mas, apesar das bolas paradas pelo guardião do Águas Santas Milaneza, no ataque, os alvinegros seguiram com dificuldades e viram Antonio Martínez dilatar a diferença para cinco (6-11) sensivelmente a meio do primeiro tempo.
Os cinco golos de diferença – novamente pontuados com o 7-12 de António Areia – não intimidaram a formação da Maia que concretizou um parcial de 4-1 em apenas cinco minutos, levando Carlos Resende a usar um time-out para tentar quebrar o crescimento da formação da casa. A diferença entre as equipas seguiu entre dois e três golos até que, após um período de superioridade numérica, Ricardo Moreira usou o cartão verde para delinear a redução para a margem mínima – que se verificou com a assinatura do central Manuel Lima. Antes da recolha para os balneários assistiram-se a dois belos momentos, com Pedro Cruz a descobrir Francisco Fontes no meio da defensiva portista e, do outro lado, Rui Silva assistiu Diogo Branquinho para um golo aéreo que fechou os primeiros trinta minutos, com as equipas a recolher separadas por dois golos.
Intervalo: 15-17
Gustavo Oliveira entrou no segundo tempo a marcar mas a resposta dos Dragões foi contundente, com três golos consecutivos (16-20), que se refletiu em nova vantagem de quatro – que não acontecia desde o 8-12. Volvidos cinco minutos surgiu nova investida maiata, com João Furtado e Miguel Baptista a festejarem três golos consecutivos que se traduziram em nova margem mínima (20-21).
Os comandados de Carlos Resende seguiram ligeiramente superiores, com Jakob Mikkelsen a assumir protagonismo no ataque dos azuis e brancos, mas o Águas Santas Milaneza seguia à procura da reviravolta no marcador. À passagem do minuto 42′, o técnico dos azuis e brancos levou o cartão verde à mesa mas, na consequência, Diogo Ribeiro levou a melhor e parou a tentativa de André Sousa conferindo aos maiatos a oportunidade de igualar o encontro. Uma falha técnica comprometeu e permitiu que Pedro Valdés devolvesse a vantagem de dois ao FC Porto (23-25).
À entrada para os quinze minutos finais, Diogo Rêma negou nova redução para a margem mínima a Pedro Cruz – num livre de 7 metros – e, no ataque, Jakob Mikkelsen voltou a ampliar (24-27). O FC Porto seguiu na dianteira mas, com o resultado em 26-28 e com dez minutos por jogar, Ricardo Moreira parou o encontro e os maiatos responderam de feição ao 7×6 azul e branco: três golos contra zero que se traduziram na primeira vantagem do Águas Santas Milaneza, 29-28.
A vantagem maiata foi desfeita por Daymaro Salina (30-31) mas Ricardo Moreira voltou a parar o encontro, a três minutos do apito final e levou João Furtado a concretizar o 31-31. Na resposta, imediata, Jakob Mikkelsen – melhor marcador do encontro com sete golos – deu novamente a vantagem aos Campeões Nacionais, que acabou por ser desfeita, novamente, por João Furtado. A três segundos do final, Carlos Resende ainda usou o seu último trunfo, mas o tempo revelou-se insuficiente para conquistar outro desfecho.
Resultado Final: 32-32
Esta quarta-feira há mais quatro jogos da Jornada 6 do Campeonato Placard Andebol 1 para acompanhar, com o Sporting CP – única equipa com registo 100% vitorioso em competição – a receber a formação do CF Os Belenenses, às 20h00. Uma hora mais tarde, é a vez do Marítimo Madeira Andebol SAD receber o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, do ABC UMinho medir forças com o Vitória SC e do FC Gaia Empril visitar o terreno do Vitória FC. Pode acompanhar todos os jogos do Campeonato Placard Andebol 1 em direto, ou em diferido, na andeboltv.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 6ª Jornada:
27.09.2023 – 21h00 – SL Benfica x Artística de Avanca Bioria, 38-23 (20-12)
03.10.2023 – 21h00 – Águas Santas Milaneza x FC Porto, 32-32 (15-17)
04.10.2023 – 20h00 – Sporting CP x CF Os Belenenses, Sporting TV / andeboltv (diferido às 21h30)
04.10.2023 – 21h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
04.10.2023 – 21h00 – ABC UMinho x Vitória SC, andeboltv
04.10.2023 – 21h00 – Vitória FC x FC Gaia Empril, andeboltv