EHF Euro 2024 Qualifiers: Convocatória final para os jogos com Países Baixos e Chéquia

São 18 atletas que vão iniciar a caminhada da Seleção Nacional rumo ao grande objetivo da qualificação para o Europeu do próximo ano; Jogos das Ronda 1 e 2 acontecem nos dias 12 e 15 de outubro, em Almere (Países Baixos) e Paredes.

Em contagem decrescente para o início do Women’s EHF Euro 2024 Qualifiers, os objetivos há muito que estão traçados: Portugal quer garantir presença no Campeonato da Europa, algo que só aconteceu uma única vez no longínquo ano de 2008, e a caminhada começa agora, com José António Silva a comandar a principal Seleção Nacional Feminina. Este domingo, o treinador de 58 anos tornou pública a convocatória final para os primeiros dois jogos dos Qualifiers, que vão acontecer durante a próxima semana. Terminada a primeira parte do estágio, que contemplou apenas atletas que atuam no Campeonato 1ª Divisão Feminina – e como já estava previsto – o grupo sofreu alterações e das 21 atletas inicialmente convocadas, permaneceram onze, a que se juntarão sete (ainda durante este domingo), que atuam no estrangeiro.

Portugal inicia a qualificação para o Campeonato da Europa do próximo no próximo dia 12 de outubro, frente à seleção dos Países Baixos, na cidade neerlandesa de Almere e, três dias mais tarde, diante da Chéquia, em Paredes.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para as Jornadas 1 e 2 do Women’s EHF Euro 2024 Qualifiers (08 a 15/10/2023)

José António Silva demonstra total confiança nas atletas que compõe a convocatória final e garante que não foi uma escolha fácil: “Terminámos ontem este pequeno período de cinco dias de trabalho e ficámos com a convocatória para os dois jogos definitivamente fechada. Como habitualmente, o empenho e dedicação das atletas tornam estas decisões muito difíceis, mas creio que foram feitas as melhores escolhas, tendo em vista a preparação da competição. Atendendo ao que pretendemos fazer nos jogos, ao momento de forma das atletas, aos equilíbrios que é necessário estabelecer na equipa e à condição física que elas apresentaram, acredito que juntámos um lote de atletas que darão uma boa resposta. O único aspeto que não correu tão bem como esperávamos foi um problema físico – que surgiu no último treino com a Neide Duarte – e que, numa primeira análise não parece grave, mas coloca-a fora de hipótese de recuperar em tempo útil para jogar.”

Face à indisponibilidade física de Neide Duarte e Anaïs Gouveia, a canhota Joana Garcês, do ABC UMinho, terá agora – e pela primeira vez, aos 22 anos – a oportunidade de se estrear pela Seleção Nacional A em jogos oficiais. Sandra Santiago e Maria Pereira, que se despediram da Seleção Nacional, são as principais ausências; por outro lado, Mariana Lopes, Constança Sequeira, Nádia Rodrigues e Luciana Rebelo estão de regresso às opções face à última eliminatória com a Roménia, a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo, na qual Portugal não foi feliz

Seguem-se agora três intensos dias de trabalho, dentro e fora do pavilhão, antes da partida para a cidade de Almere, marcada para a próxima quarta-feira, um dia antes do embate inaugural do Grupo 3, frente aos Países Baixos. José António Silva lamenta a falta de tempo de trabalho com o grupo final de atletas mas garante compromisso total no arranque da qualificação: “Agora temos que avaliar a forma como os atletas que jogam fora do país vão chegar e integrá-las rapidamente na equipa. Como sempre, esta é uma tarefa muito difícil visto que temos quatro treinos em apenas dois dias para relembrar o nosso modelo de jogo, avaliar as atletas e montar uma estratégia para os jogos. Como facilmente compreendem, precisávamos de mais tempo para treinar mas o calendário internacional obriga a esta gestão e só temos que aproveitar o pouco tempo disponível. Nesta fase da competição, espera-nos uma tarefa duríssima mas temos como objetivo confirmar a evolução que temos experimentado e faremos tudo o que está o nosso alcance para obter resultados positivos.”

Bilhetes para o Portugal x Chéquia já disponíveis!

Após o encontro com os Países Baixos, a comitiva irá regressar a Portugal e rumará à cidade de Paredes, local onde decorrerá o segundo estágio antes do duelo com a congénere da Chéquia. A entrada para o segundo jogo é gratuita, no entanto, é obrigatório adquirir bilhetes, que podem ser levantados na receção do Pavilhão Multiusos de Paredes, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 21h00.

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o segundo encontro do Grupo 3 dos EHF Euro 2024 Qualifiers, entre Portugal e Chéquia, marcado para o dia 15 de outubro, deverão ser feitas AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 3
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, RTP Play
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro do próximo ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã em título, Noruega.

Patrocinadores Institucionais